Soluções para citroen xsara das bancas.

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach

magaiver
Piloto Racer
Piloto Racer

Soluções para citroen xsara das bancas.

Mensagem por magaiver »

Bom pessoal, a alguns dias vim tentando cadastrar no forum mais devido ao problema do servidor de email nao recebia o email para confirmação de cadastro, hoje consegui fazer meu cadastro, e aproveito para me apresentar.

Meu nome é felipe tenho 30 anos e sou aficionado por eletronica mecanica e informatica, técnologia em geral, trabalho com informatica, mais minha paixão é mecanica , já tive um voyage turbo que eu mesmo montei todo o motor até a injeção eletronica, e estou montando agora um santana turbo com uma injeção programavel DIY chamada megasquirt, vc monta a injeção toda em casa, placa, transistores, capacitores... enfim monta tudo em casa depois faz o acerto pelo computador.

Sou daqueles que quando ouve um ronco de motor forte vai correndo no portão pra ver o que é, ou que tem um orgasmo quando vê um motor com um ronco forte e bonito acelerando na sua frente, além de claro ser um tremendo magaiver, que inventa desde gambiarras que prefiro chamar de (recurso técnico alternativo), até invenções malucas.

Como muitas das pessoas vem parar no hobby do automodelismo atraves de carros montados ou com preços mais acessíveis comigo nao foi diferente, vi um citroen xsara das bancas abandonado no estoque da loja de um amigo, montado e que nunca tinha rodado e ele resolveu me fazer um valor simbolico , logo pensei, sempre quis ter um automodelo essa é a minha oportunidade de ter meu proprio modelo para futucar, e resgatei o carrinho, ele me aconselhou a conferir toda a montagem do carrinho já que nao sabia quem montou, fiquei muito feliz com a noticia pois eu estava comprando o carro mais pra mexer e saber como funciona do que propriamente para andar, levei pra casa e então começou minha maratona.

Desmontei o carro todo e remontei sem qualquer dificuldade ou duvida, já com alguma habilidade em mecanica tanto automotiva quanto não (apesar de eu nao ser mecanico) e já tinha montado e desmontado um motor de aeromodelo para um amigo, então não foi grande novidade pra mim a parte do motor a não ser a embreagem , sino e recoil que não está presente no aero, logo ao bater o olho no sino percebi que o material (acho que é antimônio) apesar de ser novo parecia está podre querendo esfarelar pois tinha rachaduras nos dentes, e o carro nunca tinha rodado na vida, alinhei o pinhão com a coroa e percebi que além do alinhamento lateral , o frontal estava um pouco fora que na minha opinião também é muito importante e critico pois faz com que a engrenagem do sino não ocupasse toda a engrenagem da coroa sendo assim a area de atrito seria menor e o risco de moer a engrenagem seria maior, como o chassi só tem rasgo para os lados, o montante do motor nao poderia se mover para frente, verifiquei em qual posição os parafusos do montante no rasgo do chassi deixava o sino mais justo com as engrenagens da coroa(lateralemnte) não usei o esquema de passar um papel entre as engrenagens pois já tenho um certo feeling com enrenagens, aparti do momento que ajustei o sino com a coroa, verifiquei em que parte do rasgo os parafusos do montante estavão, e com uma lima fininha fui fazendo uma arrebarba em direção a frente do motor limei cerca de 1mm na reta dos 4 parafusos do montante , com isso cheguei o motor e sino 1mm para frente que ocupou toda a area da engrenagem da coroa, PERFEITO !

Dei a partida no meu carrinho engordei a mistura e deixei trabalhar na lenta dando uma leves acelerados do tipo querendo andar até acabar com 1 tanque, depois de esfriar gastei mais 2 tanques no mesmo esquema, no quarto tanque já comecei a andar com o motor gordinho dando leves aceleradas, no setimo tanque dando algumas abusadas com picos de aceleradas para limpar o motor gordo em alta e sentir o rpm subir bunito, eis que o sino explode, sim isso mesmo o sino explodiu na parte onde as sapatas de embreagem encostam, achei que os dentes iriam esfarelar primeiro, mais o material e tão fdp que a parte onde encosta as sapatas simplesmente estorou , as sapatas de embreagem e a mola que as unem voaram lonje e se deformaram com o impacto que foram arremessadas, sobrou somente as duas engrenagens que foi separada as forças do resto do sino.

Confesso que fiquei com vontade de chorar com tamanho desapontamento por aquele tragico momento que terminou com tanta emoção e alegria que eu nao tinha com um "brinquedo" desde criança, apartir dai começou a dor de cabeça de todo mundo que tem um citroen xsara das bancas, eis a pica das galaxias , pois pra arranjar peças dele só em jupter o que dira o sino e as sapatas de embreagem , foi então que comecei minha intensa pesquisa para arrumar um sino facil de ser encontrado, barato, e que pudesse ser adaptado.

O sino e as sapatas que comprei para fazer os testes foi do REDCAT / HSP / HIMOTO / AMAX / EXCEED E OUTROS. codigo do sino 02023 e da sapata de embreagem 02048, acredito que as coroas assim como outras peças do redcat hsp himoto etc.. funcionem no xsara.

As sapatas de embreagem encaixaram perfeitamente no volante que tem os dois pinos (flywheel) sem qualquer adaptação, foi só colocar.

O pinhão(sino) apesar de ser 16/21 dentes e o original 15/20 , foi como eu imaginei encaixou perfeitamente nas engrenagens das coroas original do carro primeira e segunda, porque o sino é maior na proporção igual em relação ao original, se ele tem um dente a mais do que o original na primeira marcha(15 dentes o original, 16 dentes o novo) na segunda marcha também tem que ter um dente a mais,(20 dentes no original e 21 dentes no novo) se fosse diferente o numero de dentes da primeira e segunda em relação a original poderia não encaixar, como o pinhão encaixou certo com os dentes da coroa, o proximo passo foi comprar 1 rolamento de 10x5mm por 3mm de largura e colocar dentro do sino, e outro rolamento de 10x5mm por 4mm de largura e colocar por fora do sino, e como a profundidade da area onde encosta a sapata de embreagem no sino e ligeiramente maior que a original, eu tive que retirar 3mm (vem com 26mm) assim ela nao encostou mais no volante, fiz isso numa microretifica em casa, prendi o sino num torninho e fui desbastando até tirar um anél de 3mm, assim a profundidade do sino ficou com 23mm , montei no lugar e pronto nem precisei mexer no montante para mudar o motor de posição encaixou perfeitamente com o mesmo alinhamento do pinhão original, rodei com o carro afinei a mistura rodei cavalo de pau dei borrachão etc, o pinhão e coroa nem marca de desgaste tem. o pinhao pode ser encontrado por 25 cruzeiros no mercado livre e as sapatas de embreagem tb 25 merreis, o sino só no olho da pra ver que é um material tipo um aço incomparavelmente melhor que o original.

Quem tiver mais dicas deste carro assim como peças de reposição alternativa favor ir postando no topico para enriquecer os recursos para este carrinho que esta ficando escasso ! logo quando estava amaciando o motor perdi a mola esfera e parafuso do acionador da segunda marcha, se alguem puder postar a solução detalhada da medida de parafuso, mola de esqueiro, esfera , pedacinho de metal para fazer de batente onde pega o acionador da segunda etc.. será bem vindo, apesar de ter lido isso no topico de trasmições nao colquei aqui porausa dos criditos do autor, e tb não sei se minha postagem esta no lugar certo, e desculpem pelo imenso post!
Gasolina para lavar as peças, alcool para as bebidas e nitrometano para as corridas.!
diegoscussiato
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Soluções para citroen xsara das bancas.

Mensagem por diegoscussiato »

olha so amigo eu tenho o monster da thunder tiger q saiu...digo p vc ate hj ele ta firme e forte...dando cacete mesmo...so troquei pecas de suspençao ate hj...
eu tenho um contado que vende as peças originais...
procure no google...
oharamodelismo é um blog..que tem todas as peças e fotos pra vc pedir p ele...ele e de sao paulo sempre compro alguma coisa com ele...
vc sabe que o carro nao é profissional...mas tbem nao é descartavel...as vezes vc pego um peça com defeito mesmo...

no pc que to usando agora eu nao tenho o link...
robskw
Piloto
Piloto

Mensagem por robskw »

Sim peças encontra todas, e ate Pode substituir.

Sei bem disso pois tenho 2 SSK e o xsara é o SSR

todas peças sao iguais, só muda que o suporte do amortecedor é mais baixo e de plastico.

Montei minha SSK com 2 Motores que nao vendo é minha reliquia e tenho uma Original.

sao problematicas, quebra facil nao aguenta porrada.

mas se precisar de peça é so entrar em contato por MP
GZMR
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por GZMR »

E aí Felipe !!
Tudo bom ??? Cara ... tmb sou novo aqui no Fórum ... e tenho uma história parecida com a sua !!!
Sempre tive R/C elétricos. Meu 1ª Nitro foi um SSR tmb ! Aliás, tenho ele até hoje ... rodei cerca de 4 tanques com ele !
Comprei de um amigo uns 40 fascículos (se não me engano, foram 48) por um preço simbólico até, pq ele foi morar fora do país. Os outros (não me lembro quantos foram, comprei na mesma banca q ele pegava ! O bacana foi juntar aquele monte de saquinhos de peças e montar um auto !
Bem legal !
Aqui algumas fotos das bolhas q eu mesmo pintei ! A Dodge Ram, despachei hoje para o Denis (Alphaville). Hoje, só tenho a Spektro (laranja).
Abração.
Geceler Elvis.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
GZMR
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por GZMR »

Ah ... estas aqui, tmb foram pintadas por mim ! Toyota Celica (me inspirei na BMW de um dos games NFS) e uma BMW ! Tmb, já vendi as duas !!!

Imagem
Imagem
E como Coleciono Hot Wheels ... fiz uma graça ... hehehehe !!!
Imagem

Imagem

Esta aqui, SPEKTRO, é a única q tenho hoje !
Imagem
Imagem
Imagem
heavy
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por heavy »

GZMR ficou legal essa bolha do Toyota Celica, eu tambem sou colecionador de Hot Wheels, Johnny Lightning, etc, a maioria na escala 1:64, já estou com aproximadamente 6000 carros.

Dá uma olhada em alguns aqui:
http://www.rcmasters.com.br//viewtopic. ... 4&start=45
Imagem
GZMR
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por GZMR »

heavy escreveu:GZMR ficou legal essa bolha do Toyota Celica, eu tambem sou colecionador de Hot Wheels, Johnny Lightning, etc, a maioria na escala 1:64, já estou com aproximadamente 6000 carros.

Dá uma olhada em alguns aqui:
http://www.rcmasters.com.br//viewtopic. ... 4&start=45
Wow Heavy !
Cara ... PARABÉNS pela COLEÇÃO !!! Só mini TOP ... Convenção ... INCRÍVEL !!! Bem ... antes, eu achava que tinha Coleção ... depois q vi suas minis ... tenho certeza q tenho "Umas Minis" ... rsrsrsrsrsrs !!! Show mesmo !!!
É claro q a minha preferida é o Dearm Cadillac Caddy Elvis Presley Cosmetics ... aliás, tmb tenho o meu !!!
Bem ... muito bacana conhecer mais um Colecionador !
Vc frequenta o HWC ??? Sou o ELVIS de lá ... depois me passa seu nick de lá !!!
Ah, aqui algumas minis minhas preferidas.
Abração e prazer em conhecer vc !!!
Geceler Elvis.

Alguns dos meus CLASSICS:
Imagem
GZMR
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por GZMR »

Como eu acredito q aqui não é o local apropriado, depois posto mais algumas fotos no tópico certo !!!
Abração Heavy !!!
Elvis.
gligoco
Moderador
Moderador

Mensagem por gligoco »

Eu também tenho uma coleçãozinha de hotwheels aqui ahahha.. Eu participava do hwc mas faz tempo que eu não entro lá... Minha coleção infelizmente ta bem desorganizada ultimamente... Mas agora nas férias eu pretendo organizar tudo de novo nas prateleiras e nos porta blisters, dai sim eu tiro uma foto e coloco lá no topico ahaha..

Abs
Gabriel
VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"
heavy
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por heavy »

GZMR escreveu:Como eu acredito q aqui não é o local apropriado, depois posto mais algumas fotos no tópico certo !!!
Abração Heavy !!!
Elvis.

Bom, eu não participo mais desses foruns, quem postava lá no HWC era meu pai, nosso nick era familia_silva.
Agente fazia parte da diretoria do CPCVM, mas pela ambição de alguns o clube acabou, depois meu pai criou o ACMINIS, que tambem acabou.

Agente não participa mais desses grupos pois o pessoal só pensa em ganhar vantagem, quando só se participa do forum beleza, mas quando você passa a conhecer as pessoas se percebe que a amizade não vale nada, mas sim o interece de vender e ganhar em cima dos outros, tudo que envolve dinheiro dá nisso, os caras compram um carro por X e te vendem por 5X, se tornou um comercio, forum só o RCmasters onde o pessoal é mais tranquilo.
Hoje em dia agente continua a coleção particular comprando no ebay, as vezes vou em alguns encontros.

Esse não é o lugar certo para isso, coloca suas fotos lá no outro tópico pra gente ver sua coleção.
Imagem
GZMR
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por GZMR »

gligoco escreveu:Eu também tenho uma coleçãozinha de hotwheels aqui ahahha.. Eu participava do hwc mas faz tempo que eu não entro lá... Minha coleção infelizmente ta bem desorganizada ultimamente... Mas agora nas férias eu pretendo organizar tudo de novo nas prateleiras e nos porta blisters, dai sim eu tiro uma foto e coloco lá no topico ahaha..

Abs
Gabriel
E aí Gabriel !!!
Prazer em conhecer mais um Colecionador aqui no RCMasters !!!
Eu sou novo aqui ... mas estou no HWC desde 2006 !!!
Cara ... dá uma organizada na sua Coleção e posta as fotos pra gente dar uma olhada !!!
Abração !!!
Geceler ELVIS
GZMR
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por GZMR »

heavy escreveu:
GZMR escreveu:Como eu acredito q aqui não é o local apropriado, depois posto mais algumas fotos no tópico certo !!!
Abração Heavy !!!
Elvis.

Bom, eu não participo mais desses foruns, quem postava lá no HWC era meu pai, nosso nick era familia_silva.
Agente fazia parte da diretoria do CPCVM, mas pela ambição de alguns o clube acabou, depois meu pai criou o ACMINIS, que tambem acabou.

Agente não participa mais desses grupos pois o pessoal só pensa em ganhar vantagem, quando só se participa do forum beleza, mas quando você passa a conhecer as pessoas se percebe que a amizade não vale nada, mas sim o interece de vender e ganhar em cima dos outros, tudo que envolve dinheiro dá nisso, os caras compram um carro por X e te vendem por 5X, se tornou um comercio, forum só o RCmasters onde o pessoal é mais tranquilo.
Hoje em dia agente continua a coleção particular comprando no ebay, as vezes vou em alguns encontros.

Esse não é o lugar certo para isso, coloca suas fotos lá no outro tópico pra gente ver sua coleção.
familia_silva ???!!! Claro q conheço vcs !!! Aliás, conheço mais o nick q vcs que vcs pessoalmente !!!
Pois é ... eu não frequento mais os Encontros ... aliás, pra falar a verdade, às vezes passo na Semaan naqueles Sábados ... mas passo rapidinho !!!
Vc tem toda razão ... tds os Encontros se transformaram em "Feira de Negócios" !!! No começo (2005), eu achava muito legal ... conheci muita gente bacana (hoje, meus amigos), como o Neo (meu amigão meeeeesmo), Luiz Vieira (este, tmb é meu amigão e pilota um LOSI 8IGHT 2.0, se não me engano), Over, Nuno (brother tmb), Jeferson Doidinho (tmb um cara q gosto muito), TWheels ... enfim ...
O problema é q, com o passar do tempo, viram q a diversão ... a amizade ... não rendiam $$$$ !!! Então, começaram a avacalhar !!! |Tmb não vou mais aos Encontros, por falta de tempo e por falta de vontade mesmo ... não estou disposto a ver o pessoal só contando $$$ !!! Sem contar q ninguém quer trocar nada ... só vender !!!
Compro minhas minis no eBay tmb ... muito mais barato e sem stresse !!!
Cara ... assim q tiver tempo, vou procurar umas fotos e posto no local certo !!!
Abração e parabéns pela Coleção !!!
Geceler ELVIS
robskw
Piloto
Piloto

Mensagem por robskw »

GZMR escreveu:E aí Felipe !!
Tudo bom ??? Cara ... tmb sou novo aqui no Fórum ... e tenho uma história parecida com a sua !!!
Sempre tive R/C elétricos. Meu 1ª Nitro foi um SSR tmb ! Aliás, tenho ele até hoje ... rodei cerca de 4 tanques com ele !
Comprei de um amigo uns 40 fascículos (se não me engano, foram 48) por um preço simbólico até, pq ele foi morar fora do país. Os outros (não me lembro quantos foram, comprei na mesma banca q ele pegava ! O bacana foi juntar aquele monte de saquinhos de peças e montar um auto !
Bem legal !
Aqui algumas fotos das bolhas q eu mesmo pintei ! A Dodge Ram, despachei hoje para o Denis (Alphaville). Hoje, só tenho a Spektro (laranja).
Abração.
Geceler Elvis.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Verdade, de fato era muito bacana montar das bancas, tirar do plastico ler o fasiculo hehehe.
mas era grana atoa, porem eu casei com o SSR SSK nao tem jeito, nao tenho coragem de vender os meus.

Bacana a bolha de vocês
MRS13
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por MRS13 »

Caso alguem tenha interesse tenho 1 bolha para esse carro.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... bancas-_JM
Baja 5SC, FG SportsLine 08
WiLLiaMABADIA

Mensagem por WiLLiaMABADIA »

magayver posta umas fotos do menino ai kkk eu procurei na net pelos codigos e acho que vc fez uma grande descoberta :) eu to com 1 aqui e comprei essas pecas novas ( sino, caixa de cambio restaurada e outra reserva, rolamentos ) enfim qcho ue fiz besteira e joguei uma grana no lixo kk, posta fotos dele ai como ficou... to curioso :)
Responder

Voltar para “Outros”