Mamba, Tekin ou outro??
Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach, Pimpolho
Mamba, Tekin ou outro??
Amigos,
Estou comprando um Losi 8ight-e e estou na duvida de que kit comprar;
Opção 1: Tekin RX8/Redline T8 1/8th Scale Buggy Brushless ESC/Motor Combo (2050kV)
Opção 2: Castle Creations Mamba Monster 1/8th Scale Brushless Car Package (2200kV)
Se alguém poder me ajudar nesta escolha, me explicando a diferença, pros e contras, fico muito grato, pois este é o primeiro carro que não é RTR que estou comprando...
Qualquer informação é super bem vinda...
Obrigado.
Estou comprando um Losi 8ight-e e estou na duvida de que kit comprar;
Opção 1: Tekin RX8/Redline T8 1/8th Scale Buggy Brushless ESC/Motor Combo (2050kV)
Opção 2: Castle Creations Mamba Monster 1/8th Scale Brushless Car Package (2200kV)
Se alguém poder me ajudar nesta escolha, me explicando a diferença, pros e contras, fico muito grato, pois este é o primeiro carro que não é RTR que estou comprando...
Qualquer informação é super bem vinda...
Obrigado.
- cardoso789
- Piloto Master

Re: Mamba, Tekin ou outro??
Mas e ai, vc comprou qual? Esta gostando? Deu problema?cardoso789 escreveu:http://www.rcmasters.com.br//viewtopic.php?t=39633&start=0
- cardoso789
- Piloto Master

Tekin, ainda não usei estou esperando o mike me enviarjacobson escreveu:Mas e ai, vc comprou qual? Esta gostando? Deu problema?cardoso789 escreveu:http://www.rcmasters.com.br//viewtopic.php?t=39633&start=0
Relax, Take It Easy
- mach
- Moderador

- Contato:
Tekin leva pequena vantagem por ser sensored, não dá aqueles coices do mamba..
Tekin é muito mais TOP! O Mamba (em todas as versões) são ótimos motores, mas não são de competição, a impressão que dá é que eles foram feito para os bashers...
Já o Tekin é um motor e ESC para competições. Aconselho a pegar o de 1900kv, é o mais usado nos USA. Devido ao timming dinâmico, ele se torna equivalente ao de 2200kv, com vantágens. Será meu proximo combo no RC8Be!
Já o Tekin é um motor e ESC para competições. Aconselho a pegar o de 1900kv, é o mais usado nos USA. Devido ao timming dinâmico, ele se torna equivalente ao de 2200kv, com vantágens. Será meu proximo combo no RC8Be!
- Rmartins
- Piloto Master

o hobbywing tbm é sensored e é para competição
Tive um e amei o combo !
Tive um e amei o combo !
-
German
- Piloto Racer

Se vc vai competir e quer um equipamento top, pegue o tekin. Tem mais ajustes e corrente superior (210A).
Agora eu acho q é interessante saber como cada um funciona pra decidir o q comprar.
Não sou fodão em speed's, muito menos em redação mas vou tentar explicar.
O esc sensored usa os sensores pra saber a hora certa de dar o giro no motor, o q deixa o funcionamento do motor perfeito, sem trancos. Mas isso gera um trabalho a mais pro esc sensored pois ele fica monitorando constantemente os sensores do motor pra saber a hora certa de dar o giro. Isso vai ficando cada vez mais difícil de ser feito a medida q o giro do motor aumenta. Por isso os esc's sensored's têm um certo limite com relação a rotação do motor. Por exemplo, vc não pode pegar um tekin com motor 2650 e colocar 6s pq o motor vai atingir um giro muito alto, os sensores estarão passando muito rápido e como ele dá o giro no motor de acordo com os sensores, o trabalho fica muito pesado pro esc, e ele pode ir pro brejo. Costumo pensar num exemplo q não é o ideal mas, de certa forma, se encaixa pra explicar o funcionamento dos esc's. Imagine vc girando o pneu de uma bicicleta com as duas mãos. No início, vc utiliza as duas mãos dando pequenos intervalos entre uma puxada e outra. Depois q o pneu está com mais giro, vc começa a dar puxadas com intervalos maiores pois se vc continuar dando puxadas com pequeno intervalo vai se cansar mais rápido e ainda vai se enrolar todo. É o q acontece com os esc's sensoreds, eles têm q dar a puxada no motor cada vez mais rápido já q eles têm lugares definidos pra dar puxada. O sensorless não tem lugar definido, assim ele pode dar a puxada em qq parte do motor e com intervalo maior entre uma puxada e outra qdo estão em alto giro.
Portanto, nesse aspecto o mamba é bom, vc pode pegar um 2650 e meter 6s nele q o esc não vai abrir o bico(só o motor, rsrs). Tem vídeo de gente q já chegou a quase 200km/h usando 4s num daqueles mamba 1/10 antigos. Não dá pra fazer isso com os sensored 1/10, pelo menos ainda não. Não sei no caso do mamba monster mas os mambas 1/10 atuais têm uma função muito interessante qdo é usado com motores sensored. Ele inicia o motor usando os sensores e depois trabalha sem os sensores, ou seja, é a união ideal entre o q há de melhor de cada sistema.
Eu uso mamba mas ainda vou ter um tekin...todo mundo fala q é top...
Não sei se deu pra entender alguma coisa...
valeu
Agora eu acho q é interessante saber como cada um funciona pra decidir o q comprar.
O esc sensored usa os sensores pra saber a hora certa de dar o giro no motor, o q deixa o funcionamento do motor perfeito, sem trancos. Mas isso gera um trabalho a mais pro esc sensored pois ele fica monitorando constantemente os sensores do motor pra saber a hora certa de dar o giro. Isso vai ficando cada vez mais difícil de ser feito a medida q o giro do motor aumenta. Por isso os esc's sensored's têm um certo limite com relação a rotação do motor. Por exemplo, vc não pode pegar um tekin com motor 2650 e colocar 6s pq o motor vai atingir um giro muito alto, os sensores estarão passando muito rápido e como ele dá o giro no motor de acordo com os sensores, o trabalho fica muito pesado pro esc, e ele pode ir pro brejo. Costumo pensar num exemplo q não é o ideal mas, de certa forma, se encaixa pra explicar o funcionamento dos esc's. Imagine vc girando o pneu de uma bicicleta com as duas mãos. No início, vc utiliza as duas mãos dando pequenos intervalos entre uma puxada e outra. Depois q o pneu está com mais giro, vc começa a dar puxadas com intervalos maiores pois se vc continuar dando puxadas com pequeno intervalo vai se cansar mais rápido e ainda vai se enrolar todo. É o q acontece com os esc's sensoreds, eles têm q dar a puxada no motor cada vez mais rápido já q eles têm lugares definidos pra dar puxada. O sensorless não tem lugar definido, assim ele pode dar a puxada em qq parte do motor e com intervalo maior entre uma puxada e outra qdo estão em alto giro.
Portanto, nesse aspecto o mamba é bom, vc pode pegar um 2650 e meter 6s nele q o esc não vai abrir o bico(só o motor, rsrs). Tem vídeo de gente q já chegou a quase 200km/h usando 4s num daqueles mamba 1/10 antigos. Não dá pra fazer isso com os sensored 1/10, pelo menos ainda não. Não sei no caso do mamba monster mas os mambas 1/10 atuais têm uma função muito interessante qdo é usado com motores sensored. Ele inicia o motor usando os sensores e depois trabalha sem os sensores, ou seja, é a união ideal entre o q há de melhor de cada sistema.
Não sei se deu pra entender alguma coisa...
valeu
- cardoso789
- Piloto Master

Deu pra entender bastante, mais acho que o tekin é melhor, porque dependendo da pessoa se quer andar de boa e não forte vai de tekin porque é um combo tranquilo sem trancos e muita velocidade que é como eu eu não curto velocidade, andando de 4s eu me divirto bastante
Relax, Take It Easy
O Tekim é feito pra competição, onde não se pode usar mais de 4S...
Mamba vai bem com 6S porwue ele é feito pra Bashers!!
Se for competir ou andar em pista, o Tekim é melhor.
Se for só pra acelerar em qualquer lugar sem fins de competição, vai de mamba.
Mamba vai bem com 6S porwue ele é feito pra Bashers!!
Se for competir ou andar em pista, o Tekim é melhor.
Se for só pra acelerar em qualquer lugar sem fins de competição, vai de mamba.
- cardoso789
- Piloto Master

Eu não ando em pistas, mais vou andar como se fosse um bashers ando tranquilo com 4s
Relax, Take It Easy
- mach
- Moderador

- Contato:
Concordo em partes, vamos lá.German escreveu:Se vc vai competir e quer um equipamento top, pegue o tekin. Tem mais ajustes e corrente superior (210A).
Não sei se deu pra entender alguma coisa...![]()
valeu
A especificação do Tekin RX8 diz que não há limite para motores, e aí?!German escreveu: "O esc sensored usa os sensores pra saber a hora certa de dar o giro no motor, o q deixa o funcionamento do motor perfeito, sem trancos. Mas isso gera um trabalho a mais pro esc sensored pois ele fica monitorando constantemente os sensores do motor pra saber a hora certa de dar o giro. Isso vai ficando cada vez mais difícil de ser feito a medida q o giro do motor aumenta. Por isso os esc's sensored's têm um certo limite com relação a rotação do motor. Por exemplo, vc não pode pegar um tekin com motor 2650 e colocar 6s pq o motor vai atingir um giro muito alto, os sensores estarão passando muito rápido e como ele dá o giro no motor de acordo com os sensores, o trabalho fica muito pesado pro esc, e ele pode ir pro brejo. "
Posso então botar um motor sensored de 10000KV com 3S e ele não terá o que reclamar, isso dará mais de 120000 rpm no eixo do motor, e aí?!
Motor Limit Brushless Mode: No Limit
Motor Limit Brushed Fwd Only Mode: No Limit
Motor Limit Brushed Fwd/Rev Mode: No Limit
ok, isso a tecnologia Dual Drive Mode do Tekin faz (D2 Mode)German escreveu: Portanto, nesse aspecto o mamba é bom, vc pode pegar um 2650 e meter 6s nele q o esc não vai abrir o bico(só o motor, rsrs). Tem vídeo de gente q já chegou a quase 200km/h usando 4s num daqueles mamba 1/10 antigos. Não dá pra fazer isso com os sensored 1/10, pelo menos ainda não. Não sei no caso do mamba monster mas os mambas 1/10 atuais têm uma função muito interessante qdo é usado com motores sensored. Ele inicia o motor usando os sensores e depois trabalha sem os sensores, ou seja, é a união ideal entre o q há de melhor de cada sistema.
D2 is Tekin's hybrid sensoreless / sensored drive technology, fusing the reliabiltiy of sensored with the efficiency of sensorless. D2 provides perfect starts and smooth low rpm operation while allowing for dynamic timing adjustments and running efficiency at higher rpms.
Então ele tb não teria q reclamar ou torrar por "excesso de RPM"
E aproveitando o Mamba Monster não tem esse recurso visto no Mamba Pro 1/10 ou Tekin RX8 1/8, obviamente por não ser sensorado ainda..
Retirei as informações com base em http://teamtekin.com/rx8.html
- guilcm123
- Piloto Advanced

Tanto tekin quanto os castle são ótimos.
Gosto mais do Tekin, pelos seguintes motivos:
1 - É mais suave e menos "arisco". Melhor controle na pista, especialmente com pistas de baixo "grip". Mas tem muito torque em todas as rotações...
2 - É "sensored", mas também trabalha com motores não sensoreados, ou continua funcionando caso você tenha algum problema com o cabo ou os sensores do motor.
3 - Existe melhor disponibilidade de peças e manuteção, ainda que seja nos EUA...
Considero o MMM melhor se você quer fazer bashing, ou um carro que se comporte como o nome diz... um "monstro"...
Ambos são bons combos, vai também de qual o seu uso pretendido e também de questões de escolha pessoal...
Gosto mais do Tekin, pelos seguintes motivos:
1 - É mais suave e menos "arisco". Melhor controle na pista, especialmente com pistas de baixo "grip". Mas tem muito torque em todas as rotações...
2 - É "sensored", mas também trabalha com motores não sensoreados, ou continua funcionando caso você tenha algum problema com o cabo ou os sensores do motor.
3 - Existe melhor disponibilidade de peças e manuteção, ainda que seja nos EUA...
Considero o MMM melhor se você quer fazer bashing, ou um carro que se comporte como o nome diz... um "monstro"...
Ambos são bons combos, vai também de qual o seu uso pretendido e também de questões de escolha pessoal...
Mugen MBX-6 ECO
pessoal, meu esc da blur queimou e vou comprar outro ESC...
a principio iria comprar um HK 150A, mas surgiu uma oportunidade de pegar um esc TEKIN RX8 por 400+ frete...
o HK ia sair por 290 com cartão de progamação + frete
vale apena pegar o tekin? ou pegar o hk mesmo? como configura o tekin?
irei usar com 2 baterias da speed power de 2s com 55c, e 2 de 3s com 20-30c...
o uso seria bashing e corrida na terra fofa, brincar bastante (costumo dar muito pau nos carros)
se eu pegar o tekin ,tenho em mente trocar o motor MM 2200kv por um da Tekin 2050kv (acho que é isso)
qual seria melhor pro meu uso? abraço
a principio iria comprar um HK 150A, mas surgiu uma oportunidade de pegar um esc TEKIN RX8 por 400+ frete...
o uso seria bashing e corrida na terra fofa, brincar bastante (costumo dar muito pau nos carros)
se eu pegar o tekin ,tenho em mente trocar o motor MM 2200kv por um da Tekin 2050kv (acho que é isso)
- guilcm123
- Piloto Advanced

O Tekin RX8 é um excelente ESC. Muito mais confiável que os Hobbiking, além de ter um melhor desempenho.khallyl escreveu:pessoal, meu esc da blur queimou e vou comprar outro ESC...
Acho que vale o investimento, especialmente porque você pensa em pegar também um motor melhor mais à frente. Os motores TEkin tem a vantagem de serem sensoreados, proporcionando uma resposta mais suave e um melhor controle de potência.
Quanto ao motor... Você irá usar com as baterias em paralelo (fazendo 4s e 6s)? Verifique no site da Tekin qual motor fica melhor com essa configuração. Para Buggys 1/8, com 4s, se usam entre 1700 e 2200 Kv, dependendo do carro e da pista.
O ESC Tekin tem algumas opções básicas (que já são bem interessantes) pelo próprio ESC, e outras avançadas que podem ser feitas usando a interface "Hotwire", conectando ao PC. O Hotwire custa na ordem de US$ 40,00.
Mugen MBX-6 ECO