Não consigo afinar um GX21!!! `RESOLVIDO´

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: gligoco, mach, pixelman, Abib, gbatistela, Pimpolho

Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Não consigo afinar um GX21!!! `RESOLVIDO´

Mensagem por Serpadu »

Amigos, é o seguinte, meu inferno ta rodando super gordo, mesmo assim o motor chegou a 138º (de acordo com o termometro on board).

Quando acelero as vezes até engasga e morre, sai muita fumaça mesmo. Andei 5 minutos e fui ver o maximo q o motor chegou e marcou 138º.

Ja tentei afinar 1/4 de volta, andou mais, só quem em uma esticada chegou a 150º.

Agora tenho medo de andar por ai e f**er com o motor!

Eu achava que a junta não vedava direito e ia pouco combustivel pro motor, ai acabava ficando fino demais (mesmo saindo um bocado de fumaça), ai troquei a junta e o problema persiste.

Ah, o combustivel é o`donnell 20%, o galão é novo...

Agradeço a ajuda de todos...
Editado pela última vez por Serpadu em 28 Jan 2012, 14:09, em um total de 1 vez.
lfvtavares
Piloto Sport
Piloto Sport

Re: Não consigo afinar um GX21!!!

Mensagem por lfvtavares »

amigo, deixe a baixa com 4 voltas e a alta com 2,5. o meu sempre funciona com esse setup, agora se tiver algum vazamento no escape ou no carburador tem que achar.
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

Com certesa não tem vazamentos, ja olhei tudo, inclusive troquei o-ring do carburador...

O meu auto esta com 3,5 voltas na alta e 3 na baixa. Acho que se colocar 4 na baixa pode ajudar, mas se diminuir pra 2,5 na alta, vai ferver o motor, pois vai ficar fino d+!

Amanhã vou tentar acertar a baixa com 4 voltas...
lfvtavares
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por lfvtavares »

faz o teste aí e diz se funcionou. qual vela vc ta usando?
Rickejoe

Mensagem por Rickejoe »

Então o meu tava rodando gordo tambem , não rodei nem 15 vezes eu abaxei a de alta ele esquentou demais e travou o pistão na camisa , quebrando a biela , to com uma vontade de por ele pra andar mais as peças vem dos EUA e demora ainda , mais custou a metade do preço compensa de um lado só a demora q n compensa rsrsrsrs , Abraços .......
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

lfvtavares escreveu:faz o teste aí e diz se funcionou. qual vela vc ta usando?

É uma vela fria da novarossi.
heavy
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por heavy »

Serpadu escreveu:

Se você puder colocar um vídeo do carro andando pode ser mais fácil para te ajudar.
Será que o motor realmente está quente ou o termômetro que não é confiável?
Faz o teste de colocar uma gota de água no cabeçote e vê quanto tempo demora para evaporar, pois esses termômetros on board não são nada confiáveis.

Eu nunca regulei este motor, então não sei qual o número de voltas ideal no carburador, mas 3,5 voltas na alta e 3 na baixa me parece ruim, tenta aumentar para umas 4 voltas(ou mais dependendo do desempenho) e diminuir as voltas na agulha de baixa.

Como é o clima na sua cidade?
Se for o caso você pode tentar usar uma vela média para fazer o teste.

Dá uma pesquisada na internet ou no manual do motor a configuração de fábrica do carburador para partir dai a fazer o ajuste fino, assim fica mais fácil, independente do motor, pois começar a carburação sem um pré ajuste é realmente difícil.
Imagem
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

heavy escreveu:
Serpadu escreveu:

Se você puder colocar um vídeo do carro andando pode ser mais fácil para te ajudar. Video fica meio dificil, to sem camera,´só o celular, que é um lixo!!!
Será que o motor realmente está quente ou o termômetro que não é confiável? O termometro on board é um Traxxas, no meu turnigy infravermelho o maximio que registrei foi 129º
Faz o teste de colocar uma gota de água no cabeçote e vê quanto tempo demora para evaporar, pois esses termômetros on board não são nada confiáveis. Ok, vou tentar!

Eu nunca regulei este motor, então não sei qual o número de voltas ideal no carburador, mas 3,5 voltas na alta e 3 na baixa me parece ruim, tenta aumentar para umas 4 voltas(ou mais dependendo do desempenho) e diminuir as voltas na agulha de baixa. A regulagem padrão é 2,5 voltas na alta e a baixa 0,5mm pra dentro. Só fala isso!!! Se com 3,5 ta esquentado demais, se colocar 2,5 na alta o motor vai facil a 160º

Como é o clima na sua cidade? Aqui é litoral, ta muito quente mesmo, acho q aqui ta entre 30~38º
Se for o caso você pode tentar usar uma vela média para fazer o teste.

Dá uma pesquisada na internet ou no manual do motor a configuração de fábrica do carburador para partir dai a fazer o ajuste fino, assim fica mais fácil, independente do motor, pois começar a carburação sem um pré ajuste é realmente difícil. Ja comentei acima!
EduardoNX4
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por EduardoNX4 »

Serpadu.

Eu tenho um motor igual o seu no meu Inferno Neo que comprei recentemente.

Provavelmente e a agulha de baixa, faz o seguinte, descoche a agulha, a cabeça da agulha tem que ficar 1 mm fora do corpo do carburador, a partir dai faz o ajuste fino.

E a agulha de alta deixe com 3 voltas.

Eu deixo essa agulha assim, meu GX-21 fica perfeito, fica por volta dos 100° e o bichinho esta gritando bonito, e esta com uma marcha lenta que da gosto ver e não embrulha de jeito nenhum.

Eu gostei muito desse motor, se um dia eu estourar o meu eu compro outro igual.
Editado pela última vez por EduardoNX4 em 27 Jan 2012, 10:30, em um total de 2 vezes.
Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....
EduardoNX4
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Para regular essa agulha é so usar o Fuso de um paquimetro, ou um calibre de laminhas ou algum material que tenha a espessura de 1mm.

Esprimente essa regulagem, acho que seu motor vai ficar um "relogio".
Editado pela última vez por EduardoNX4 em 27 Jan 2012, 10:05, em um total de 1 vez.
MarceloAires
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por MarceloAires »

verifique o segunite:

- se a mangueira que vai da pipa pro tanque não está furada/rasgada.
- se o seu motor está com a taxa correta (entre 0.60mm e 0.75mm).
- veja a temperatura com outro termômetro, pra efeito de comparação.
EduardoNX4
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Outra coisinha.

Você ja verificou o oring que fica entre o carburador e o bloco?

Pode ser que esteja danificado e dando entrada falsa de ar, e tambem a vedação do back-plate atraz do recoil e tambem o eixo que vai no recoil.
heavy
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por heavy »

Faz assim: coloca as agulhas na configuração original que você citou, dá umas pequenas aceleradas e fica de olho na temperatura pelo termômetro infravermelho, se chegar aos 120ºC e o motor ainda não estiver em sua máxima aceleração então abre 1/8 de volta na agulha de alta e dá mais uma volta com o carro, depois mede a temperatura, vá fazendo este mesmo procedimento até o motor não passar dos 120ºC.
Após isso é a hora da agulha de baixa, se o carro estiver muito acelerado então dá uma fechada(1/8 de volta), sempre que fechar ou abrir as agulhas tem que dar uma volta com o carro para limpar o motor, faz isso até o carro ficar com uma boa lenta.

Não se esqueça que a a agulha de baixa também pode influenciar bastante na temperatura.

A abertura no cone do carburador(visível após tirar o filtro de ar) tem que ficar com aproximadamente 1mm (a espessura do arame de um clipes de papel).

O procedimento realmente é demorado e exige paciência, mas depois que se aprende a regular o carburador ai fica mais fácil.

Se mesmo assim a temperatura continuar alta então será preciso partir para outras hipóteses:

1-Motor está internamente oxidado e/ou carbonizado, será preciso desmonta-lo e fazer uma revisão.

2-Pode ser o combustível, tem que ver com o antigo dono do carro qual marca e porcentagem que ele usava.

3-Carburador sujo e parcialmente entupido, dificultando a passagem de combustível, será preciso desmonta-lo para uma limpeza.

OBS:
De preferencia para usar o termômetro infravermelho, mas não se esqueça de ajustar a emissividade de acordo com seu tipo de cabeçote (se é anodizado ou não), pois isso dá uma grande diferença na temperatura medida, e nunca confie plenamente no termômetro, eu já peguei 5 termômetros de colegas lá onde eu andava e fiz a medição do meu motor , todos deram resultados diferentes, ou seja, é apenas para ter uma base, a unica coisa que garante uma boa lubrificação do motor é ver a quantidade de fumaça ao longo da reta e o som do motor, se mesmo assim restarem dúvidas então coloca uma gota de aguá em cima do cabeçote, se evaporar imediatamente então está muito quente.
Imagem
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

Amigos, obrigado pelas dicas.

Deixei a agulha de baixa aproximadamente 1mm pra fora, como o Eduardo (meu chará) falou.

A agulha de alta esta com 3,5 voltas. Daqui a pouco vou testar e levarei meu termometro infravermelho junto.

Só restou uma duvida. Meu cabeçote é anodizado sim, azul. A emissividade ta 0,95, que é padrão. Esta certo?
heavy
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por heavy »

Serpadu escreveu:Amigos, obrigado pelas dicas.

Deixei a agulha de baixa aproximadamente 1mm pra fora, como o Eduardo (meu chará) falou.

A agulha de alta esta com 3,5 voltas. Daqui a pouco vou testar e levarei meu termometro infravermelho junto.

Só restou uma duvida. Meu cabeçote é anodizado sim, azul. A emissividade ta 0,95, que é padrão. Esta certo?
Para alumínio anodizado o correto é usar 77E.
Imagem
Responder

Voltar para “Motor”