Savage XS Flux

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: mach, pixelman, Abib, gbatistela, Pimpolho

jeffram
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Re: Savage XS Flux (lançamento)

Mensagem por jeffram »

Playmaster escreveu:jeffram, tive a mesmo dificuldade que a sua, fique frio.

Só toma cuidado para não estragar a cabeça dos parafusos ao desmontar, eu estraguei uns 3. Como disse anteriormente, não sei se não pressionei firmemente a chave para soltar os parafusos e os mesmo detonaram a cabeça, tome cuidado.

Para chegar no pinhão do motor, pegue o manual e procure pela instrução "Motor and Center Gearbox Maintenance". Deve estar na página 24 se seu manual for igual ao meu.

Desmonte as peças como indicado pelo manual, única coisa que não vai precisar desmontar é o servo (a caixinha de comando de direção), ela vc pode deixar no lugar, o resto tem q desmontar igual explicado no manual (ESC e tudo mais...) após retirar o motor (instrução 2 do guia) vc vai chegar facilmente no pinhão através da instrução 3. A instrução 3 eu tirei print e fiz algumas observações pra vc saber o que realmente tem q fazer, seu passo 3 do manual deve ser idêntico a figura abaixo:

Imagem

O pinhão é exatamente este parafusinho indicado pela seta laranja. Pra quem já rodou com a Savage e ele soltou, antes de prender novamente, verifique se a cabeça do pinhão não está danificada, se estiver não vai adiantar passar trava rosca e apertar pq ele vai escapar novamente. No kit da savage vem mais 2 pinhaozinho pra reposição.
Valeu pelas dicas Playmaster! O edimendes hj me ajudou pacas pelo msn o cara é nota 1000. Valeu edimendes! Enfim fiz todo esse procedimento e resultado: Sem sucesso :(
Agora ela ameaça tracionar mas ainda assim não sai do lugar... Motor e ESC perfeitos. Tudo nos conformes e nada da menina andar... Chateado mesmo, sabia que RC ia ser trabalhoso, mas achei que a Savage aguentasse um pouco mais de 5 minutos sem soltar ou quebrar nada. Enfim, amanhã é ralar em cima dela novamente, fazer o que não é mesmo.
Playmaster

Mensagem por Playmaster »

jeffram, esse pinhão é foda! Ele solta mesmo!

Eu sei como vc tá se sentindo, pq qndo eu tive os problemas logo na primeira bateria, eu fikei um tanto desanimado.....mas velho, depois q arrumei certinho o pinhão, o rc não deu problema. E olha q a gente não pega leve não, pula mto, roda com ele na areia, terra, estrada d pedregulho.....

Patinar os problema deve ser na porca da transmissão (aquela porca q fica no eixo central perto da mola, tem q deixar a porca comprimindo a mola) ou no pinhão mesmo. Verifica se não está escapando o pinhão, qndo vc prender ele certinho deve parar. Vc prendeu a engrenagem do motor bem na ponta do pino(aquele q indiquei na seta em azul) neh?
Willianfarma
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por Willianfarma »

jeffram escreveu:
Playmaster escreveu:jeffram, tive a mesmo dificuldade que a sua, fique frio.

Só toma cuidado para não estragar a cabeça dos parafusos ao desmontar, eu estraguei uns 3. Como disse anteriormente, não sei se não pressionei firmemente a chave para soltar os parafusos e os mesmo detonaram a cabeça, tome cuidado.

Para chegar no pinhão do motor, pegue o manual e procure pela instrução "Motor and Center Gearbox Maintenance". Deve estar na página 24 se seu manual for igual ao meu.

Desmonte as peças como indicado pelo manual, única coisa que não vai precisar desmontar é o servo (a caixinha de comando de direção), ela vc pode deixar no lugar, o resto tem q desmontar igual explicado no manual (ESC e tudo mais...) após retirar o motor (instrução 2 do guia) vc vai chegar facilmente no pinhão através da instrução 3. A instrução 3 eu tirei print e fiz algumas observações pra vc saber o que realmente tem q fazer, seu passo 3 do manual deve ser idêntico a figura abaixo:

Imagem

O pinhão é exatamente este parafusinho indicado pela seta laranja. Pra quem já rodou com a Savage e ele soltou, antes de prender novamente, verifique se a cabeça do pinhão não está danificada, se estiver não vai adiantar passar trava rosca e apertar pq ele vai escapar novamente. No kit da savage vem mais 2 pinhaozinho pra reposição.
Valeu pelas dicas Playmaster! O edimendes hj me ajudou pacas pelo msn o cara é nota 1000. Valeu edimendes! Enfim fiz todo esse procedimento e resultado: Sem sucesso :(
Agora ela ameaça tracionar mas ainda assim não sai do lugar... Motor e ESC perfeitos. Tudo nos conformes e nada da menina andar... Chateado mesmo, sabia que RC ia ser trabalhoso, mas achei que a Savage aguentasse um pouco mais de 5 minutos sem soltar ou quebrar nada. Enfim, amanhã é ralar em cima dela novamente, fazer o que não é mesmo.
Pelo relato pode ser embreagem tbem , abre ela e ve c nao gastou dentro e c for o caso lacra a porca da embreagem aperta ela toda e tenta sair com o carro c mesmo assim esta patinando ai tem q trocar aquele reparo interno da embreagem ok...
jeffram
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por jeffram »

Galera valeu a todos pela ajud, valeu mesmo consegui colocá-la para andar porém ela está patinando, sem força, sento o dedo e ela sai devagarinho e demora pra pegar velocidade... Qual seria o próximo estágio para descobrir o problema? Pinhão e porca 100% apertados com trava rosca e tudo mais.
Willianfarma
Piloto Racer
Piloto Racer

jeffram escreveu:Galera valeu a todos pela ajud, valeu mesmo consegui colocá-la para andar porém ela está patinando, sem força, sento o dedo e ela sai devagarinho e demora pra pegar velocidade... Qual seria o próximo estágio para descobrir o problema? Pinhão e porca 100% apertados com trava rosca e tudo mais.

olha nao quero t desanimar mas c ela sai so devargarzinho e depois embala e a porca esta bem apertada .... pode ser o esc q esta indo visitar jejusss, vc escuta algo patinar ou so sai devagar e começa pegar velocidade ?? o meu começou dar uns trancos e logo pifou ... faz um video ai pra gente ver melhor...
jeffram
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por jeffram »

Willianfarma escreveu:
jeffram escreveu:Galera valeu a todos pela ajud, valeu mesmo consegui colocá-la para andar porém ela está patinando, sem força, sento o dedo e ela sai devagarinho e demora pra pegar velocidade... Qual seria o próximo estágio para descobrir o problema? Pinhão e porca 100% apertados com trava rosca e tudo mais.

olha nao quero t desanimar mas c ela sai so devargarzinho e depois embala e a porca esta bem apertada .... pode ser o esc q esta indo visitar jejusss, vc escuta algo patinar ou so sai devagar e começa pegar velocidade ?? o meu começou dar uns trancos e logo pifou ... faz um video ai pra gente ver melhor...
Opa Willianfarma! Detectei o problema, foi erro meu na montagem do pinhão, não obedeci o chanfro do eixo no qual vai aquele parafuseto de 2mm. Estava na sede de andar e não me atentei a esse fato. Agora a transmissão está aberta em cima esperando o tempo de cura do trava de rosca Trabasil RM1 (torque médio) que segundo o site do fabricante é de 6 horas. Resumindo, andar com ela só a noite mesmo, vou esperar o tempo total da cura para não dar mais dor de cabeça e se bobear a noite vou dar um role no Pacaembu. Vou ajudar a enriquecer o tópico com algumas fotos que tirei. Abs!
jeffram
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por jeffram »

Foto da transmissão da Savage XS Flux aberta

Imagem

Parafuso que trava o pinhão no eixo indicado em vermelho. Trava rosca torque médio da marca Trabasil especificação RM1, tempo de cura parcial 30 min, total 6 horas. Este parafuso deve ser apertado com alinhamento perfeito com o chanfro do eixo, caso contrário ele irá se soltar novamente.

Imagem

Forte abraço à todos e espero ter contribuído com o tópico. :)
Playmaster

jeffram, se soltar d novo o jeito é trocar o pinhão pelo reserva, limpar bem o eixo do motor e deixar o trava rosca agir mais tempo.

Qndo apertei a primeira vez, deixei o trava rosca agir 8 horas, não adiantou. Porém não sei dizer se foi o tempo curto pro trava rosca curar ou se o pinhão já estava danificado desde a primeira vez q se soltou.

Segundo aperto, usei outro pinhão, deixei trava rosca agir 2 dias. Isso foi na segunda carga de bateria, hj, depois d umas 15 cargas, tranquilão, rodando firme e forte!
jeffram
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por jeffram »

Playmaster escreveu:jeffram, se soltar d novo o jeito é trocar o pinhão pelo reserva, limpar bem o eixo do motor e deixar o trava rosca agir mais tempo.

Qndo apertei a primeira vez, deixei o trava rosca agir 8 horas, não adiantou. Porém não sei dizer se foi o tempo curto pro trava rosca curar ou se o pinhão já estava danificado desde a primeira vez q se soltou.

Segundo aperto, usei outro pinhão, deixei trava rosca agir 2 dias. Isso foi na segunda carga de bateria, hj, depois d umas 15 cargas, tranquilão, rodando firme e forte!
Pinhão reserva? Aonde vem pinhão reserva no kit dela? Eu vi só os parafusinhos do pinhão...
jeffram
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por jeffram »

Pessoal pinhão é uma coisa PARAFUSO DO PINHÃO É OUTRA, vamos nos atentar a esses detalhes técnicos e de nomenclatura das peças da Savage pq eu mesmo seguindo as dicas do pessoal aqui acabei confundindo as coisas. Abaixo a foto do PINHÃO e do parafuso do pinhão:

Imagem
Willianfarma
Piloto Racer
Piloto Racer

jeffram

bacana as fotos q postou com certeza vai ajudar sim ...
jeffram
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por jeffram »

Willianfarma escreveu:jeffram

bacana as fotos q postou com certeza vai ajudar sim ...
Tamo aí Willianfarma, mas nada disso seria possível sem a ajuda do amigo edimendes que é um expert na Savaginha e me ajudou monstro onde no msn. Conforme eu for andando e as quebras, ups e etc forem rolando vou upando aqui no post pro pessoal. Vamos fazer deste tópico o mais completo sobre a Savaginha. Abs à todos e boas pilotagens! :twisted:
jeffram
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por jeffram »

Uma dica que eu esqueci de comentar aqui pro pessoal para ajudar na fixação do pinhão no eixo. Peguem um lixa d'água e lixe levemente o eixo do pinhão e limpem qualquer resíduo de graxa do pinhão e usem o trava-rosca em seguida. Abs!
lpollib

Mensagem por lpollib »

Playmaster escreveu:
lpollib escreveu:
Que Naba eim.

Aqui o status ainda esta o mesmo. " encaminhado para RFB " desde o dia 19/03 - ja procurei pelas redondezas aqui, media de preço 180 reais um turnigy hardcase de 4000, mais o charger vais uns 70 pila.

tsc tsc. sem condições ¬¬

Boa sorte ai !!
Velho, se for GEARA de curitiba vc tá lascado! Minha primeira bateria ficou quase 2 meses só na receita pra fazer a nota fiscal do imposto e a segunda bateria eu não to nem rastreando pra não passar raiva.....
Caro Amigo, obrigado pela MÁ Noticia...
tem pedido meu que chegou no parana, no dia 07/02 mas veio do DX.

com essa demora até fiquei na duvida do seguinte. será que resolveram barrar essas baterias?
digo isso por que tenho um Kia Picanto 2010, e li em varios lugares na NET, Que estava proibida a importação de baterias par ao brasil. tanto que na Kia se vc pede uma bateria original, não tem. só adaptando uma nacional. dependendo da nacional é até melhor.
Playmaster

Velho, não é só bateria não.

Parece q todas as encomendas internacionais até 2kg declaradas até um valor X (não lembro agora), vão para o GEARA de Curitiba, e como todas essas lojas de compra da china enviam pelo mesmo esquema, os caras não devem estar dando conta, fora a "BOA VONTADE" dos serviços desse País neh.

Dá uma procurada rápida aí na internet sobre "demora geara curitiba". Procura "receita federal" no reclame aqui, são várias pessoas reclamando da demora.
Responder

Voltar para “Elétricos”