Afinal abro ou nao o motor?

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Bocardi
Piloto
Piloto

Afinal abro ou nao o motor?

Mensagem por Bocardi »

Aconteceu uma coisa estranha com meu trx3.3...
Amaciei ele com mk, tava reguladinho perfeito, depois de rodar 2 galões de mk comprei o top fuel, antes de começar a usar o combustível diferente desmontei o motor como de costume e ele estava razoavelmente carbonizado, tirei camisa e pistão limpei td e montei novamente sem nenhuma intercorrencia, ate aí tudo normal...
Novo combustível, motor limpo voltei a configuração do carburador para original e fui regular, antes de terminar o primeiro tanque queimou a vela original e notei tambem que começou a cuspir oleo pelo flyweel o rolamento interno tava com uma pequena folga axial mas nenhuma radial, ao conversar com um pessoal aqui me falaram q estraguei o rolamento pq abri o motor e que esse motor nao se abre, mas em outros motores nunca tive esse problema, meu rolamento já era mesmo? Fiz algo errado? Pq minha vela queimou? O q faço agora?
No 2 tanque de topfuel que tentei usar quebrou o cotovelo da pipa...sem bater, ele simplesmente estourou bem na uniao com o motor e o motor tava em 112 graus..
PAREI O CARRO, nao ligo mais ate descobrir o q ta errado seria uruca? Pq eh mta coisa dando errado em 3 dias!!!!
felipeps
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Afinal abro ou nao o motor?

Mensagem por felipeps »

A vela pode ter queimado por estar com o motor em regulagem original(gordo), ou ela simplesmente queimou...velas fazem isso kkkk Quanto ao rolamento estar vazando .... nao tem nada a ver o rolamento vazar com ele estar estragado... só a vedaçao q esta ruim
Troca a vela e pau no gato
abs
hmnvieira
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por hmnvieira »

Desmontar o motor não estraga nada, desde que você saiba remonta-lo.

Quais as especificações dos combustíveis que você usou para amaciar e o atual, percentual de óleo e nitro de cada um?

Caso tenha utilizado combustíveis muito distintos, isso sim pode ter danificado seu motor.
Red Baron
kyo_1985
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por kyo_1985 »

isso é apenas coincidência de ter acontecido isso qdo vc abriu o motor e trocou de combustivel, peças se desgastao é normal... mais por via das duvidas reabre o motor e verifica.
Bocardi
Piloto
Piloto

Mensagem por Bocardi »

Entao galera, o combustível que utilizei primeiro era o MK depois o topfuel original traxxas, ambos com 20% nitro eh a mesma coisa só muda a marca... Tambem achei estranho o que me falaram sobre nao poder abrir motores pois sempre fiz isso com um OS q tenho e nunca deu problema, mas como nao conheço o trx fiquei meio encanado, de qquer forma eh bom fazer uma limpeza apos um ou dois galões de combustível neh?
V0LK0V
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por V0LK0V »

acho q foi so azar heim... sobre o cotovelo e um cancer no trx mesmo, eu quando tinha meu slayer sempre tinha 2 cotovelo de reserva haha vivia quebrando
ferbosso
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por ferbosso »

É óbvio que vou ser execrado...
Mas abrir motor a cada 01 galão (no caso de hobbysta de FDS e não de competição) é muita tara. Especialmente motores feitos para recreação (pra não dizer fracos) como o Trx.

Mais uma vez, apenas uma opinião pessoal.
Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...
rodrigomoschetto
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por rodrigomoschetto »

Bocardi escreveu:Aconteceu uma coisa estranha com meu trx3.3...
Amaciei ele com mk, tava reguladinho perfeito, depois de rodar 2 galões de mk comprei o top fuel, antes de começar a usar o combustível diferente desmontei o motor como de costume e ele estava razoavelmente carbonizado, tirei camisa e pistão limpei td e montei novamente sem nenhuma intercorrencia, ate aí tudo normal...
Novo combustível, motor limpo voltei a configuração do carburador para original e fui regular, antes de terminar o primeiro tanque queimou a vela original e notei tambem que começou a cuspir oleo pelo flyweel o rolamento interno tava com uma pequena folga axial mas nenhuma radial, ao conversar com um pessoal aqui me falaram q estraguei o rolamento pq abri o motor e que esse motor nao se abre, mas em outros motores nunca tive esse problema, meu rolamento já era mesmo? Fiz algo errado? Pq minha vela queimou? O q faço agora?
No 2 tanque de topfuel que tentei usar quebrou o cotovelo da pipa...sem bater, ele simplesmente estourou bem na uniao com o motor e o motor tava em 112 graus..
PAREI O CARRO, nao ligo mais ate descobrir o q ta errado seria uruca? Pq eh mta coisa dando errado em 3 dias!!!!
Acho q você mesmo já respondeu a questão: "...depois de rodar 2 galões de mk....folga axial....minha vela queimou...."

Troque o par de rolamentos (traseiro e dianteiro) imediatamente e seja feliz por mais 2 galões.

P.S.: TRX3.3 é assim.

[ ]'s
Rodrigo P. Moschetto
V0LK0V
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por V0LK0V »

rodrigo, sobre a durabilidade eu descordo de vc, rodei MUITOs galoes e + um monte de tempo no Metanol+ricino sem mexer nos rolamentos do meu antigo trx.
hmnvieira
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por hmnvieira »

rodrigomoschetto escreveu:Troque o par de rolamentos (traseiro e dianteiro) imediatamente e seja feliz por mais 2 galões.

P.S.: TRX3.3 é assim.

[ ]'s
Opa, tenho que discordar também, estou no final do 4º galão e até agora não tive nenhum problema com meu TRX 3.3
Red Baron
Bocardi
Piloto
Piloto

Mensagem por Bocardi »

V0LK0V escreveu:rodrigo, sobre a durabilidade eu descordo de vc, rodei MUITOs galoes e + um monte de tempo no Metanol+ricino sem mexer nos rolamentos do meu antigo trx.
Galera, quando ele queimou a segunda vela fiquei encanado com os rolamentos e quando fui dar uma breve analisada assustei, primeiro notei o som de metal q o rolamento tava fazendo com o motor ligado, depois vi que o oleo q pingava do escarpamento tava cinza... (sinal de pó de metal)
No mesmo dia encomendei rolamentos novos e nao liguei mais o motor e hoje eu abri pra olhar...
O rolamento interno ta com tanta folga q da quase pra desmonta- lo aplicando pressão na pista interna e o externo tava literalmente moído, os espanadores das bolinha estavam todos quebrados, achei q o motor tinha ido pro saco, a folga no virabrequim foi tão grande que a biela marcou o bloco do motor naquele sulco onde ela corre embaixo...
Depois de esfriar a cabeça vi q a biela estava sem folga, o virabrequim esta ok e bloco tambem, hj estou trocando os rolamentos mas a pergunta que nao quer calar eh.... PORQUE????

Achei o trx muito frágil, vou esperar ele perder compressão e vou trocar essa m%#+€ como eh possível com 2 galões o rolamento estragar assim?
E vocês que estão andando mais q isso e o rolamento esta ok o q fizeram? Ou o que eu posso ter feito de errado?
Limpo filtro religiosamente, uso oleo, faço after run com wd-40 indicado pelo fabricante mesmo, nunca andei com ele mto fino sempre abaixo de 120 graus, meu carro vive limpo impecável, a camisa e pistão estão brilhando, compressão ótima mas a parte de baixo do meu motor moeu!!!!

Alguém me ajuda aí o q eu faço pra nao trocar rolamento a cada 2 galões???
Xann
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Xann »

Esse combustível que vc ta usando é de boa procedencia? A taxa de compressão dele não está muito alta?
Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno MP777 WC - Sírio .24 5P Tuned
otaviosalomao
Piloto
Piloto

Mensagem por otaviosalomao »

Cara o rolamento original da traxass eh uma porcaria... ele tem o elemento q segura as esferas de plastico... parece ate sacanagem neh pq o motor aquece e o plastico fica mole... por isso que o rolamento cria tanta folga assim, o meu aconteceu a mesma coisa... o que eu fiz foi comprar um rolamento da NSK que tem o elemento q segura as esferas de metal, ja andei 1 galão e o bixo ta zerado sem folga alguma... e com relação o motor trx ser fraco, eu quase concordo :lol: , mais acho q nao eh q ele seja fragil... mais que ele seja um motor q precisa trabalhar demais para empurrar a revo, tinha que ser igual a savage que eh grande mais tem um motor também grande para empurra-la
Bocardi
Piloto
Piloto

Mensagem por Bocardi »

otaviosalomao escreveu:Cara o rolamento original da traxass eh uma porcaria... ele tem o elemento q segura as esferas de plastico... parece ate sacanagem neh pq o motor aquece e o plastico fica mole... por isso que o rolamento cria tanta folga assim, o meu aconteceu a mesma coisa... o que eu fiz foi comprar um rolamento da NSK que tem o elemento q segura as esferas de metal, ja andei 1 galão e o bixo ta zerado sem folga alguma... e com relação o motor trx ser fraco, eu quase concordo :lol: , mais acho q nao eh q ele seja fragil... mais que ele seja um motor q precisa trabalhar demais para empurrar a revo, tinha que ser igual a savage que eh grande mais tem um motor também grande para empurra-la
Pode ser, faz sentido!!!
Eu tambem botei um rolamento deste, agora vou descobrir se o problema era esse mesmo, to terminando de montar o motor...
Bocardi
Piloto
Piloto

Mensagem por Bocardi »

Xann escreveu:Esse combustível que vc ta usando é de boa procedencia? A taxa de compressão dele não está muito alta?
Taxa de compressão original e combustível eu usava o MK e apesar da maioria nao gostar dele meu carro tinha um ótimo desempenho e a regulagem foi bem fácil, o motor nao morria de jeito nenhum lenta perfeita só desligava cortando o combustível...
Mas motor "novo" vida nova...
Agora vou usar o topfuel (original traxxas) se algo der errado agora ou a culpa eh do motor ou eu q sou cagado...
Responder

Voltar para “Motor”