Depois dos primeiros minutos ligado, se o moto apagar...

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

Nando_Soares

Re: Depois dos primeiros minutos ligado, se o moto apagar...

Mensagem por Nando_Soares »

Xann escreveu:Eu estava com problema parecido até poucos dias, no meu caso era superaquecimento, o motor esquentava ao ponto de repelir o combustível que está pra entrar no carburador. No meu caso o carro estava com vela quente, só radava com motor muito fino.

Bom mesmo fazer um vídeo pra gente ver.
Acontece assim.... quando ele apaga eu puxo algumas vezes o recoil para levar combustível para o carburador, ouço o som do combustível fervendo...
fabriciohts
Piloto
Piloto

Mensagem por fabriciohts »

Eu descobri esse problema com um motor SH .28P8 meu que tem carburador em alumínio... Ele funciona muito bem, mas se desligar ele após rodar o suficiente para ele esquentar, é só ficar olhando a mangueira de combustível, ele volta todo para o carburador e só pega depois de esfriar abaixo de uma certa temperatura... Quando tem recoil, é pior ainda de fazer pegar, pois ele gira o motor menos do que caixa de partida... Daí, em vez de fazer calo na mão, o negócio é esperar um pouco o motor esfriar pra dar partida novamente, e ficar tranquilo que isso não é defeito, mas uma característica construtiva... Pode reparar, que nos motores mais elaborados ( Novarossi, por exemplo) o carburador é de material plástico...
OFNA GT DM-1 - Novarosi KAPPO .21 RALLY
KM Racing H-K1 - Novarossi .12 353 SR L.K.O.
LOSI 8IGHT 2.0 RR - Novarossi .21 P5XLT
Truggy SH Z-Car ZMXT-8 - NOVAROSSI ROMA .25
ARC R10 2015 - Hobbywing
REVO 3.3 5309 - Novarossi Revo kit 2.5
Nando_Soares

Cara to fazendo testes, Lembrei de certos pontos que vou citar pra vcs...

1ø Depois que meu cunhado (olha a peça) pediu "-deixa eu dar uma voltinha" entregue o controle na mão dele e ele bateu o carro e o filtro do carburador caiu e eu não vi, só depois que precisei reabastecer, estava andando com ele na terra. SERÁ QUE ENTROU TERRA PELO CARBURADOR E ARRANHOU O PISTÃO E CAMISA?? Terei que abrir para conferir né!!!
2º Ganhei o restante de combustível de um colega. SERÁ QUE ESTE COMBUSTÍVEL ESTA VELHO, PODE SER UMA DAS CAUSAS???
3º Quando chega mais ou menos meio tanque ele "engole o caroço" Afoga.. Sei lá... Apaga, daí a novela começa de novo pra ligar o danado...

Conto com a experiência de todos...
Editado pela última vez por Nando_Soares em 16 Nov 2012, 20:02, em um total de 1 vez.
Nando_Soares

fabriciohts escreveu:Eu descobri esse problema com um motor SH .28P8 meu que tem carburador em alumínio... Ele funciona muito bem, mas se desligar ele após rodar o suficiente para ele esquentar, é só ficar olhando a mangueira de combustível, ele volta todo para o carburador e só pega depois de esfriar abaixo de uma certa temperatura... Quando tem recoil, é pior ainda de fazer pegar, pois ele gira o motor menos do que caixa de partida... Daí, em vez de fazer calo na mão, o negócio é esperar um pouco o motor esfriar pra dar partida novamente, e ficar tranquilo que isso não é defeito, mas uma característica construtiva... Pode reparar, que nos motores mais elaborados ( Novarossi, por exemplo) o carburador é de material plástico...
Meu motor é SH 18. O que ta garrando e que ele não estava assim foi só depois dos incidentes que descrevi...
Xann
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Xann »

fabriciohts escreveu:Isso está parecendo bloqueio de vapor, comum de acontecer em motores que tem o carburador de alumínio... O motor aquece o carburador, o que faz com que o combustível, que é muito volátil, evapore e gere uma contrapressão na linha, que faz o combustível voltar ao tanque, impedindo o motor de pegar... Ao esfriar, isso não ocorre mais e o motor volta a pegar normalmente... Nos carburadores feitos de material plástico, isso é bem mais difícil de ocorrer, pois o carburador esquenta bem menos... Faça o teste, desligue o motor quente e fique de olha na mangueira de combustível no ponto em que ela se conecta ao carburador; se o combustível começar a voltar para o tanque, está explicado....
Exatamente parceiro, ótima explicaçao, foi exatamente o que estava acontecendo com meu carro. Só que no meu caso quando andava com a bolha o carro desligava mesmo em movimento, eu assoprava na linha que é ligada á pipa e quando o combustível encostava no carburador gerava uma pressão razoável ao contrário. Meu carburador é de aluminio.

Agora com a troca da vela e mistura mais gorda da pra andar de boa com a bolha, mas quando o combustível ta acabando tenho que colocar mais sem desligar o motor, se apagar tem que esperar uns 5 minutos esfriando, pois o carro não pega.
Nando_Soares

lgaaquino1970 escreveu:O combustível evapora dentro do carter do motor, em função da temperatura elevada.

Pode estar andando muito fino, e isto acontece, ou muito gordo que ele também não vai pegar....

Qual a temperatura dele após várias voltas, medida exatamente no momento em que parou?
... Brinquedo não... Modelismo!
Nando_Soares

Nando_Soares escreveu:
lgaaquino1970 escreveu:O combustível evapora dentro do carter do motor, em função da temperatura elevada.

Pode estar andando muito fino, e isto acontece, ou muito gordo que ele também não vai pegar....

Qual a temperatura dele após várias voltas, medida exatamente no momento em que parou?
110º a 115º... Esta cada dia pior!!! Agora tem q esperar esfriar total...
Xann
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Xann »

O meu é desse jeito, com a bolha eu rodo meio tanque e o carro apaga, só funciona após esfriar, sem a bolha roda normal o tanque todo, até aí tudo certo, caracteristica do carburador de aluminio, mas no caso ai o amigo disse que tudo comçeou após o pequeo incidente com o carrinho, aí já complica.
Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno MP777 WC - Sírio .24 5P Tuned
Jason
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Jason »

carro morrendo com meio tanque.... alem de um monte de fatores... pode ser tbm o que a galera menos se preocupa (pressao do tanque) verifique se o oring que veda o tanque ou a propria mola que mantem a tampa fecha, se estao ok ,..... #ficadica..
Imagem
Jason
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Jason »

outra coisa

Combustivel - Sidewinder eu não recomendo ele é indicado para lugares (climas frio) quando usava ele nunca consegui uma regulagem legal... mudei pra byron gen 2 ... e consegui cerca de 15º a menos com a mesma regulagem, tive até que mexer na mistura pro carrinho voltar a andar legal... e fico 10000 x melhor...

na ocasião Kyosho Fw05 ;)
Imagem
Xann
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Xann »

Bom, pensei em tudo menos no combustível hehe, que tb é SideWinder. No meu caso sem a bolha roda o tanque inteiro de boa, mas com bolha meio tanque e ja esquenta o suficiente para repelir o combustível.
Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno MP777 WC - Sírio .24 5P Tuned
Nando_Soares

Xann escreveu:Bom, pensei em tudo menos no combustível hehe, que tb é SideWinder. No meu caso sem a bolha roda o tanque inteiro de boa, mas com bolha meio tanque e ja esquenta o suficiente para repelir o combustível.
Vou desmontar o motor e conferir se realmente o conjunto camisa e pistão foram afetados... A todos obrigado pelas dicas e até breve
bull
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por bull »

agora sim voce vai fazer a coisa certa .... andou sem o filtro na areia ....existe uma grande chance de ter danificado camisa e pistao e tb biela.
abre ele e limpa todo..... como esta a compressão ? igual a antes?
acelera.....
Nando_Soares

bull escreveu:agora sim voce vai fazer a coisa certa .... andou sem o filtro na areia ....existe uma grande chance de ter danificado camisa e pistao e tb biela.
abre ele e limpa todo..... como esta a compressão ? igual a antes?
Pois é!! To meio sem tempo pra desmontar o motor, espero que não tenha afetado a biela. ele ficou muito fraco, custa dar "final' aquela gritada no final da reta...
bull
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por bull »

Entao existe uma grande possibilidade de ter dado pau ou ter perdido boa parte da compressão. Limpa sem duvida antes de rodar novamente, pois quanto mais trabalhar pior sera o estrago. A biela tb sofre muito nesse processo verifica a folga da mesma.
acelera.....
Responder

Voltar para “Motor”