Regulagem das sapatas do câmbio

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

schlickmann
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Regulagem das sapatas do câmbio

Mensagem por schlickmann »

Oi pessoal

Nas sapatas dos câmbios dos carros pro12, (2 speed shoe) existem 2 esferinhas e 2 parafusos allen sem cabeça, como pode ser visto na foto anexa. codigos das peças 87108b e 87108c

Estas esferas empurram as sapatas de forma que fiquem mais perto da panela da coroa da segunda marcha.

O manual ensina a deixar um aperto nas esferas de forma que fique uma folga milesimal entre as duas sapatas.

Um colega meu já estragou as sapatas do cambio e diz ele que estragou pq ele deixou apertado como manda o manual, ao passo que se deixasse mais frouxo não estragaria...

Qual seria a vantagem de deixar mais perto ou mais longe? se deixar a esfera frouxa demais ela fica correndo dentro da sapata fazendo "um barulhinho"

Teria algo a ver com a força com que a segunda marcha entra? (engate com mais soco ou menos soco)?
Anexos
imagem.jpg
imagem.jpg (67.25 KiB) Exibido 847 vezes
Lucas_TN
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Regulagem das sapatas do câmbio

Mensagem por Lucas_TN »

Tente deixar o mais suave possivel a troca , nao deixe a sapata muito perto da campana , eu faço assim , coloco ela na campana e viro de ponta cabeça se ficar presta vai soltando ate cair normal , ate hj nao estraguei a sapata
cd_viana
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Re: Regulagem das sapatas do câmbio

Mensagem por cd_viana »

Uma coisa que vc tem que procurar se atentar na regulagem, os 2 parafusos M2, tem que estar apertado os 2 o mais uniforme possivel, para evitar que o cambio fique dando trancos na troca, como se estivesse acoplando e desacoplando a segunda marcha.
A distancia entre a sapata da panela é meio dificil de passar, pois varia de motor pra motor, ou de forma de uso, por exemplo: meu motor vira pouco mais de 40000 RPM, e procuro fazer a troca de marcha proxima a esse valor, então posso deixar os parafusos bem apertados pois nessa rotaçao, a força centrifuga é muito grande e faz o acoplamento acontecer.
comece usando o aperto de uma forma que voce com a força da mao, tenha dificuldade de separar as sapatas.
Responder

Voltar para “Transmissão / Engrenagens”