REVO - LIMPEZA AO REDOR DA VELA
Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho
REVO - LIMPEZA AO REDOR DA VELA
Caros amigos,
Depois de brincar com a REVO, fica cheio de sujeira dentro do cabeçote, ao redor da vela.
Como é necessário aplicar o AFTER RUN no final de cada usada, gostaria de saber a opinião de vcs. de como fazem p/ limpar essa sujeira antes de retirar a vela p/ que ela não caia em cima do pistão do motor...
Fico no aguardo.
Abraço.
Depois de brincar com a REVO, fica cheio de sujeira dentro do cabeçote, ao redor da vela.
Como é necessário aplicar o AFTER RUN no final de cada usada, gostaria de saber a opinião de vcs. de como fazem p/ limpar essa sujeira antes de retirar a vela p/ que ela não caia em cima do pistão do motor...
Fico no aguardo.
Abraço.
Monster Truck - Revo 3.3 RTR
Elson - Blumenau/SC
Elson - Blumenau/SC
Re: REVO - LIMPEZA AO REDOR DA VELA
opa amigo, é dificil de acreditar, mas meu motor nao conhece after run ainda,, haueuehuae
encomendei o primeiro after run semana passada, espero q chegue.
tenho a revo 2.5 a +/- 2 anos, o motor esta com compressao total ainda.
sempre fica sujinho ali na vela, se vc tiver um compressor, tira com jato de ar,
se nao, tira o dissipador fora e limpa. eu faço isso pra limpar
Abraço!
encomendei o primeiro after run semana passada, espero q chegue.
tenho a revo 2.5 a +/- 2 anos, o motor esta com compressao total ainda.
sempre fica sujinho ali na vela, se vc tiver um compressor, tira com jato de ar,
se nao, tira o dissipador fora e limpa. eu faço isso pra limpar
Abraço!
- Passamal
- Piloto Master

Eu tbm nao aplico after run nao...Elson escreveu:Caros amigos,
Fico no aguardo.
Abraço.
Ate onde vai meu conhecimento do hobby after run se utiliza qdo vai dexa o carro parado um longo periodo de tempo(tipo um mes)
Eu no maximo aplico uma borrifada de wd40 apos fazer uma manutenção preventiva no motor. eu abro ele inteiro 1 ves por mes.
E quanto ao local da vela sujo vc pode fazer como o tiobily disse ou desmonta de vez o cabeçote para limpar ou da um tapa com um compressor!!!
compressor vc acha opções baratas hj em dia!
comprei um da SHULTZ por 490 reais de 120lbs em 5x na leroy merlin.
Abraços

Passamal escreveu:Eu tbm nao aplico after run nao...Elson escreveu:Caros amigos,
Fico no aguardo.
Abraço.
Ate onde vai meu conhecimento do hobby after run se utiliza qdo vai dexa o carro parado um longo periodo de tempo(tipo um mes)
Eu no maximo aplico uma borrifada de wd40 apos fazer uma manutenção preventiva no motor. eu abro ele inteiro 1 ves por mes.
E quanto ao local da vela sujo vc pode fazer como o tiobily disse ou desmonta de vez o cabeçote para limpar ou da um tapa com um compressor!!!
compressor vc acha opções baratas hj em dia!
comprei um da SHULTZ por 490 reais de 120lbs em 5x na leroy merlin.
Abraços
Eu passo o compressor, mas como utilizo o AFTER RUN e o motor é meio inclinado, as vezes o pingo não cai no buraco do pistão, aí acaba sujando um pouco ao redor da vela, dessa forma nem o compressor limpa completamente, o que eu faço é usar cotonete c/ bastante cuidado, p/ sujeira não cair lá dentro, mas mesmo assim, sempre fica um pouquinho de sujeira.
Sobre o WD-40, vi num vídeo da TRAXXAS que não é bom utilizar no motor, pq. ele seca e pode danificar o pistão, apesar que no próprio vídeo que vem c/ a REVO eles mostram usando o WD-40 né? Vai entender...
Abraço.
Elson - Blumenau/SC
Elson - Blumenau/SC
O after run pode ser colocado pelo filtro de ar (coletor). Não precisa tirar a vela. Pingue algumas gotas ou injete com uma seringa, depois ligue o motor umas vezes. O ideal é ser feito toda vez após andar. Evita ficar umidade no pistão.
NA loja que eu comprei meu after run me indicaram colocar 3 gotas no filtro de ar e 3 no pistao! Mais disseram que pode coloca 6 direto no filtro de ar!
O mais indicado é 3 em cada!
Pra tira o desparador de calor tem que fazer igual as recomendçoes da limpeza do motor, na"oficina"??
O mais indicado é 3 em cada!
Pra tira o desparador de calor tem que fazer igual as recomendçoes da limpeza do motor, na"oficina"??
olha só galera, logo quiando comprei a revo, ela ficou parada por +/- 1 ano, sem after run no motor, sem nda!
Quando eu abri o motor apos isso, achei q ia estar todo oxidado, mas para minha surpresa, o pistao e a camisa estavam perfeitos!
a unica peça q sofreu oxidaçao foi o Virabrequin (é isso? aquela q da para ver pelo buraoc onde fica o carburador)
pela logica, se eu tivesse aplicado somente after run no carburador, teria protegido esta peça
Abraço!
Quando eu abri o motor apos isso, achei q ia estar todo oxidado, mas para minha surpresa, o pistao e a camisa estavam perfeitos!
a unica peça q sofreu oxidaçao foi o Virabrequin (é isso? aquela q da para ver pelo buraoc onde fica o carburador)
pela logica, se eu tivesse aplicado somente after run no carburador, teria protegido esta peça
Abraço!
perceberam q no frasco do byron diz q enaoe nescessario oafter run? eu nao uso com byron nao oxida mesmo ,com combustivel tabajara sim ,agora se mesmo assim quizer usar nao tira a vela nao e a maior roubada sempre cai terra la dentro e fode tudo coloca pelo filtro q e melhor
Coloque algumas gotas pelo carburador, gire o motor algumas vezes, coloque mais um pouco, e gre de novo... pronto nisso ja vai espalahar pro motor inteiro !
Não precisa tirar a vela, POREM, tire o cabo que aquece a vela, pois se voce botar o motor pra rodar, vai queimar o WD40 e vai sair uma fumaça da porr@!!Edson escreveu:O after run pode ser colocado pelo filtro de ar (coletor). Não precisa tirar a vela. Pingue algumas gotas ou injete com uma seringa, depois ligue o motor umas vezes. O ideal é ser feito toda vez após andar. Evita ficar umidade no pistão.
Hum, então a partir de hoje vou colocar o AFTER RUN direto pelo carburador mesmo. Eu pingava nos 2 locais.
Sobre não colocar o AFTER RUN e WD-40 e estar praticamente em bom estado o motor por dentro, creio que o próprio combustível da TRAXXAS deve ter algum tipo de óleo lubrificante né?
Sobre não colocar o AFTER RUN e WD-40 e estar praticamente em bom estado o motor por dentro, creio que o próprio combustível da TRAXXAS deve ter algum tipo de óleo lubrificante né?
Elson - Blumenau/SC
Elson - Blumenau/SC
- Passamal
- Piloto Master

Opa!Elson escreveu:Hum, então a partir de hoje vou colocar o AFTER RUN direto pelo carburador mesmo. Eu pingava nos 2 locais.
os combustiveis q sao mais comuns no brasil utilizam oleo na formula.
(acho q todo combustivel 2 tempo ou ja vem opleo misturado ou vc precisa misturar oleo.)
Byron, traxxas, wildcat e sei la mais o que.
E sei la, todo oleo uma hora seca nao importa se eh oleo x oleo y, o que muda eh o tempo necessario para ele perder as propriedades de lubrificação dele.
No caso de vc utilizar o seu automodelo todo final de semana nao haveria problemas em se utilizar o WD 40, o Wd 40 serve para LIMPAR e LUBRIFICAR as peças. Tem ate um topico se nao me engano eh no OFF-TOPIC sobre as utilidades do WD40.
Agora se vc vai dexar o carro encostado por um LONGO... mas LOOOONGO periodo de tempo aí seria necessario um oleo q mantenha a lubrificação por um tempo maior aí eh onde entra o "AFTER-RUN" pois eh um oleo mais viscoso.
Eu mesmo só taco um oleo no motor qdo abro ele inteiro o que ocorre 1 vez por mes no resto eu dexo do jeito q ta só q com o pistao no ponto mais baixo. O proprio oleo do combustivel eu creio q seja suficiente para manter a camisa e o pistao lubrificados de uma semana para outra.
Abraços

- neyfrossard
Moçada,
Boa noite! Essa e a primeira vez que posto algo em automodelismo.
Sou novo no Forum e no Hobby.
Tenho bastante conhecimento de motor a pistão, pois sou piloto de avião e já amaciei 2 motores zero. E jã identifiquei corrozão dentro de motor que ficou parado muito tempo sem rodar.
O fato é o seguinte:
Quando a Traxxas desenvolve o carro (motor TRX 3.3 por ex.) eles fazem um manual que possa proteger o usuário de intempéries em seus motores por todo o planeta, ou seja, uma pessoa pode ter um TRX 3.3 funcionando no litoral (maresia), outro numa região desertica, região polar...e por aí vai. Logicamente é muito interessante seguir o manual, mas não é raro deparar com erros em manuais. Para isso então é necessário usar o manual e o bom senso.
Uma coisa certa sobre motores e máquinas é que quando menos usar maior a chance de estragar e quanto mais usar, haverá então um desgaste natural de peças, e isso é mais aceitavel por todos nós.
Quem tem um motor desses e mora no litoral, tem de tomar muito cuidado. Dependendo da posição que o pistão parar, a maresia entra pelo escapamento e chega na câmara de combustão e então se instala a corrosão. Mas isso certamente não acontece no prazo de 01 hora após o uso, como diz o manual da Traxxas. Não quero me contrapor ao manual, mas ele estão querendo garantir o lado deles tambem.
Finalizando, se os amigos modelistas querem saber minha opinião, penso em fazer com o meu revo o seguinte:
-Ao guarda-lo por um periodo longo (uns 7 dias) vou retirar a vela tomando as devidas precauções pra não contaminar a câmara de combustão com resíduo de sujeira ao redor da vela como os colegas aqui alertaram (tirando o dissipador ou soprando com compressor) e gotejar um óleo grosso qualquer (de cx de marcha por exemplo, mas se for ficar mais de uns 5 meses parado, vou colocar algum tipo de óleo de armazenamento, ou seja, um after run);
-Após isso recoloco a vela até ela enconstar porém sem apertar, pois vou retira-la na primeira vez que eu for dar partida no motor depois da lubrificação, fazendo assim evido um desgaste na rosca do cabeçote;
-Quando for dar a primeira partida depois do armazenamento, tiro a vela e dou partida para retirar algum acúmulo de óleo que tenha ficado evitando assim o famoso e destrutivo "Calço Hidráulico" e assim não corro o risco de quebrar a biela;
-Após o motor dar algumas voltinhas livre, coloca a vela de volta, cabo de vela, combustível e sento a púa!.
Só um detalhe: Acho pouco prático aquele tira e põe do cabo de vela sendo que isso sempre tem de ser feito pela instrução do manual. Certamente vou procurar desenvolver um mini-micro cabo de vela mais prático do que o original, mas enquanto isso.....
Boa sorte a todos e desculpa ter escrito tanto!
Boa noite! Essa e a primeira vez que posto algo em automodelismo.
Sou novo no Forum e no Hobby.
Tenho bastante conhecimento de motor a pistão, pois sou piloto de avião e já amaciei 2 motores zero. E jã identifiquei corrozão dentro de motor que ficou parado muito tempo sem rodar.
O fato é o seguinte:
Quando a Traxxas desenvolve o carro (motor TRX 3.3 por ex.) eles fazem um manual que possa proteger o usuário de intempéries em seus motores por todo o planeta, ou seja, uma pessoa pode ter um TRX 3.3 funcionando no litoral (maresia), outro numa região desertica, região polar...e por aí vai. Logicamente é muito interessante seguir o manual, mas não é raro deparar com erros em manuais. Para isso então é necessário usar o manual e o bom senso.
Uma coisa certa sobre motores e máquinas é que quando menos usar maior a chance de estragar e quanto mais usar, haverá então um desgaste natural de peças, e isso é mais aceitavel por todos nós.
Quem tem um motor desses e mora no litoral, tem de tomar muito cuidado. Dependendo da posição que o pistão parar, a maresia entra pelo escapamento e chega na câmara de combustão e então se instala a corrosão. Mas isso certamente não acontece no prazo de 01 hora após o uso, como diz o manual da Traxxas. Não quero me contrapor ao manual, mas ele estão querendo garantir o lado deles tambem.
Finalizando, se os amigos modelistas querem saber minha opinião, penso em fazer com o meu revo o seguinte:
-Ao guarda-lo por um periodo longo (uns 7 dias) vou retirar a vela tomando as devidas precauções pra não contaminar a câmara de combustão com resíduo de sujeira ao redor da vela como os colegas aqui alertaram (tirando o dissipador ou soprando com compressor) e gotejar um óleo grosso qualquer (de cx de marcha por exemplo, mas se for ficar mais de uns 5 meses parado, vou colocar algum tipo de óleo de armazenamento, ou seja, um after run);
-Após isso recoloco a vela até ela enconstar porém sem apertar, pois vou retira-la na primeira vez que eu for dar partida no motor depois da lubrificação, fazendo assim evido um desgaste na rosca do cabeçote;
-Quando for dar a primeira partida depois do armazenamento, tiro a vela e dou partida para retirar algum acúmulo de óleo que tenha ficado evitando assim o famoso e destrutivo "Calço Hidráulico" e assim não corro o risco de quebrar a biela;
-Após o motor dar algumas voltinhas livre, coloca a vela de volta, cabo de vela, combustível e sento a púa!.
Só um detalhe: Acho pouco prático aquele tira e põe do cabo de vela sendo que isso sempre tem de ser feito pela instrução do manual. Certamente vou procurar desenvolver um mini-micro cabo de vela mais prático do que o original, mas enquanto isso.....
Boa sorte a todos e desculpa ter escrito tanto!
Vai numa loja de ferragens ou de material eletrônico e compra um tubo de spray limpa contatos.
Vem com aquele canudinho igual ao WD40, mas é um gas liquefeito, que quando vc espirra sai liquido e limpa tudo, masd evapora imediatamente.
custa uns 10 conto. é show.
Só não cheira muito ele senão fica doidão.
falou
Fábio.
Vem com aquele canudinho igual ao WD40, mas é um gas liquefeito, que quando vc espirra sai liquido e limpa tudo, masd evapora imediatamente.
falou
Fábio.
- Passamal
- Piloto Master

HUAhuhaua EH DESSE MEMO Q VOU COMPRA ENTAO E VO APLICA DIRETO NO NARIZ huahuhauhauhafabiop escreveu:Vai numa loja de ferragens ou de material eletrônico e compra um tubo de spray limpa contatos.
falou
Fábio.
aiai... zueras a parte...
acho q vou esperimentar esse spray aí... para limpar o auto claaaaro... cherar..... mmm melhor nao hauhuaha