130º ou mais!!!!

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

Wolf
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: 130º ou mais!!!!

Mensagem por Wolf »

Com relação a abrir a segunda marcha normalmente os FW05T eles abrem apenas depois que estão mais amaciados. Acho que HPI tbm deve ser igual.
Hobão GPX4
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28
cadinho.bh
Piloto
Piloto

Mensagem por cadinho.bh »

Wolf escreveu:Com relação a abrir a segunda marcha normalmente os FW05T eles abrem apenas depois que estão mais amaciados. Acho que HPI tbm deve ser igual.
Wolf,

Pode até ser, mas acho q tenho q dar uma reguladinha nela também, pq quando andei com o carro fritando (sei que é errado, fui perceber depois, mas tava andado pacas!!) ele jogava a segunda na hora certinha...

No meu caso acho q pode ser a regulagem também...

[]s
Christian
Moderador
Moderador

Mensagem por Christian »

Esses motores de RTR rendem pouco mesmo. E se vc afinar mto pra ele andar, ele ferve (além de diminuir a vida útil). Acho que não tem muito o que fazer, vc pode aumentar os furos de entrada de ar na bolha e escolher uma vela mais fria, mas não sei se vai adiantar. O motor dos RTRs da Kyosho é assim, e pelo jeito o da HPI também é...
adelcios
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por adelcios »

Christian escreveu:Esses motores de RTR rendem pouco mesmo. E se vc afinar mto pra ele andar, ele ferve (além de diminuir a vida útil). Acho que não tem muito o que fazer, vc pode aumentar os furos de entrada de ar na bolha e escolher uma vela mais fria, mas não sei se vai adiantar. O motor dos RTRs da Kyosho é assim, e pelo jeito o da HPI também é...
E tambem concordo, querer do motor um rendimento acima do que ele foi projetado , não tem jeito, uma escolhe que realmente só o piloto pode fazer, muito desempenho e pouco tempo de motor ou muito tempo de motor e pouco rendimento, seria igual forçar um carro mil a andar á 160 km /h por 500km, ele até vai conseguir,,, mais o motor !!!!!
[Serpent 960FD ]
[Agora de JP ]
[M11 /Spektrum ]
[ERG-VZ]
luri
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por luri »

gente vcs não tão entendendo o meu ta rendendo pouco mas o pouco q eu disse eh menos q um fw fazendo 130 graus.. eu sei q esses motores não rendem nada mas eu sei qndo algo ta errada no motor.......
Mtx3 Prospec ..... Novarossi Mt12.......Futaba.....
Cassio
Moderador
Moderador

Mensagem por Cassio »

Cadinho, pelo que vc disse que fez uns 5 tanques até agora.
Eu amacio mais que isso.. uns 5 tanques eu faço parado, com o acelerador aberto pra dar média rotação, e o carburador 1 volta aberta por ex. O meu ultimo motor como enchia o saco conseguir rodar, pois travava flywheel, eu a hora que pegou fiz esse esquema e deixei direto uns tres tanques, meia velocidade, cuspindo combustível. e depois esfriar e mais uns 2 ou tres tanques, parando e esfriando. Depois vou pra pista, e rodo mais uns 4, de inicio gordo, meto o trim e fico so pilotando no volante hehehe, e vou entre uma esfriada e outra começando apertar a volta que tinha tirado.

Seu motor ainda tá novo de tudo. Acho que o pouco que vc amaciou, pelo que vc falou, vc manteve uma carburação normal, e o motor em lenta. Isso não é o ideal, o ideal é vc amaciar numa média/pouco-alta rotação para o motor conseguir atingir uns 80-90o e isso bem afogado.
Seu motor ainda deve tá novinho, as peças internas devem ainda estar com bastante atrito, e esquenta mesmo.
Procure abrir um pouco a agulha pelo menos até queimar uns 10 tanques. Depois disso, procure o ajuste ideal. Quando ver que o motor ta andando e esquentando muito, abra um pouco, e curta o carrinho.

Esse lance de morrer e não pegar, pode ser ajuste mesmo, se tiver muito pobre, com o motor fervendo, a mistura evapora antes de permitir a explosão e partida.
rcmdf
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por rcmdf »

Por coincidência estava conversando com um mecânico que faz parte de uma equipe que corre no brasileiro e ele me disse que mesmo os rtr´s tem q andar bem (para um rtr) com a temperatura baixa. Ele me disse que para efetuar a troca de um rolamento que fica dentro do motor, tem que aquecer o bloco com uma espécie de aquecedor e quando chega a 150º o rolamento solta. Com essa informação vocês podem imaginar como um motor nessa temperatura está trabalhando. O motor vai embora muito rápido e mesmo trocando as partes internas o motor não vai ser mais o mesmo. Sabendo disso vou tomar mais cuidado ainda com a temperatura do motor.
seithan
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por seithan »

trocar rolamento de um motor zero?

seithan...
Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem
cadinho.bh
Piloto
Piloto

Não sei se não escreví certo ou se o pessoal lê o o q a gente posta tão rápido que entende mal...

Em momento algum eu amaciei meu motor com mistura magra, os 3-4 primeiros tanques foram com 3 voltas na agulha de alta e 1 e 1/2 na de baixa...

Outra, não estou querendo que meu 1000 ande como 2.0, quero que ele ande como como deve, bem acertado e sem me dar problemas...

Não estou esperando nenhum super carro, e sim um HPI RS4 com motor .18 que aqui mesmo no forum me foi dito que anda bem (PRA FICAR CLARO, ANDA BEM PARA UM MOTOR RTR E NÃO COMO UM PRO, PRINCIPAMENTE PORQUE O MOTOR DELE NÃO É PRO!!!).

Só isso...

O meu motor pode estar esquentando muito por estar novo, ok, mas e o do Luri, que não é novo e o do Gilberto, que também não é novo e os outros HPIs que lí aqui mesmo no forum que estão passando pela mesma situação... Será que todos nós estamos esperando do carro mais do que ele pode entregar, será que todos nós frita o motor e precisamos trocar pistão e biela...

Peço desculpas por ter me exaltado um pouco, mas fico PUTO quando alguém tenta dizer que todo mundo tá fazendo cagada pq não sabe o que dizer.

Poxa gente, ao invés de ficar batendo boca e dizendo que o problema tá no usuário, quem sabe a gente não pode raciocinar um pouco (dizendo a gente digo o pessoal foda nessa parada, pq eu ainda sou bem Júnior) e ver se as vezes tem alguma coisa que estamos deixando passar...

Pq me preocupo muito em rodar com o carro a 130 graus sabendo que pra desmotar ele preciso de 150... Isso não pode ser certo...

Mas de qualquer forma, MUITO OBRIGADO MESMO, pois é da polêmica que surgem os resultados...

Como gosto de dizer, A UNANIMIDADE É BURRA!!!!

Parabéns mais uma vez a todos do forum!

Abraço

Cadinho.bh
luri
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por luri »

Falou tudo mas na verdade nenhum carro por mais q falem q possa rodar a 130 graus eu num duvido mas o carro tem q ligar na mesma hora q apagar agora ter q esperar um tempão esfriar eh errado... se ele andar a 130 não apagar e quando morrrer ligar na mesma hora ai sim eu aceito
rcmdf
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por rcmdf »

Oi Seithan,

Não é de motor novo, o mecânico deu o exemplo de quanto tem q aquecer o motor para soltar o rolamento e eu comparei com a temperatura que o pessoal está andando com o carro. Desse jeito o motor vai durar pouco.
luri
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por luri »

cara nem eh questão do motor durar pouco eh a questãod o funcionamento dele.... por mim eu andaria até 700 graus mas o carro teria q andar sem apagar e ligar de novo logo depois de apagar ele....
seithan
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por seithan »

se o motor apaga e não liga em seguida, a 130° que não esta...

por isso que falei, temperatura é algo que depende de alguns fatores: equipamento usado, operador, local medido, margem de erro...portanto, o melhor uso para o termometro é apenas referencial. não adianta vc dizer que vc mediu com seu termometro 130°, o mais importante é na pista. quando o motor morrer de novo por falta, experimente medir a temperatura da curva, muitas vezes o pessoal mede a vela, mas o motr ta derretendo....

olha, a chance de todos os motores ai estarem com defeito acho que é muito pequena, muito pouco provavel, portanto, pela minha experiencia em RC, observando as pessoas regular seus motores, o problema ai é operacional mesmo, mas não tem que levar a mal, regular motor é uma tarefa dificil ate mesmo para expert...eu apanho pacas para regular tbm, é preciso muita paciencia mesmo...

seithan....
Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem
cadinho.bh
Piloto
Piloto

seithan escreveu:se o motor apaga e não liga em seguida, a 130° que não esta...

por isso que falei, temperatura é algo que depende de alguns fatores: equipamento usado, operador, local medido, margem de erro...portanto, o melhor uso para o termometro é apenas referencial. não adianta vc dizer que vc mediu com seu termometro 130°, o mais importante é na pista. quando o motor morrer de novo por falta, experimente medir a temperatura da curva, muitas vezes o pessoal mede a vela, mas o motr ta derretendo....

olha, a chance de todos os motores ai estarem com defeito acho que é muito pequena, muito pouco provavel, portanto, pela minha experiencia em RC, observando as pessoas regular seus motores, o problema ai é operacional mesmo, mas não tem que levar a mal, regular motor é uma tarefa dificil ate mesmo para expert...eu apanho pacas para regular tbm, é preciso muita paciencia mesmo...

seithan....
Seithan,

valeu cara... Vamo quebrar a cabeça aqui... esse feriadão o bicho vai pegar na pista!! hehe

Fico um pouco sismado só, pq a galera só apanha pra regular os HPIs, o resto mantém a temp. que a galera sugere sem problemas...

Escreví pro site da HPI, pra ver o que eles têm a dizer... vamos ver se vai ser algo diferente do que o pessoal fala aqui...

Abraço
Christian
Moderador
Moderador

Mensagem por Christian »

Se todos os HPI estão com esse mesmo problema, de ter que andar muito quente pra ter um bom rendimento, talvez seja característica do motor mesmo... Se fosse só o seu, e os outros tivessem um comportamento diferente, podia-se pensar em algum problema no motor, mas em todos???

Em todo caso, se conseguir descobrir o que é, posta aqui pra gente ficar sabendo!
Responder

Voltar para “Motor”