Talvez postar esse tópico no forum Off-road não seja muito apropriado, mas como não sei se existem estas pessoas no on-road (que participo 2-3 vezes ao ano) resolvi postar aqui mesmo. Administradores e moderadores, tem poder para decidir se fica, move ou ainda apaga.
Minha dica principal é a seguinte... Não aceite ajuda de estranhos a não ser que você mesmo tenha pedido ajuda. (parece a mamãe dizendo para não falar com estranhos quando pequeno
Estou dizendo isso porque apesar de não andar a muito tempo como muitos pilotos experientes por aí, neste pequeno período que estou andando já conheci muitos "mecânicos" picaretas. Existem algumas poucas pessoas que tem boas intenções e até ajudam, mas a grande maioria é de gente que quer se aproveitar da falta de conhecimento alheia para se dar bem.
O grande "vilão", não o único mas creio que o principal deles, é a regulagem de motor. Os motores usados em automodelos, seja para perfomance ou para durabilidade tem que ser regulados. A regulagem geralmente é complicada e chata de aprender é aí que entram os picaretas. Com várias "teses" e "termos" eles convencem o leigo de que são mágicos do motor e ao invés de ajudar, se aproveitam da situação.
Esse sábado por exemplo, estava na pista e um modelista estava com problemas para regular seu motor. Em pouco tempo um conhecido picareta se apresentou como mecânico e lhe ofereceu ajuda. resultado, motor ainda pior de regulagem. Não vou citar nomes para manter a ordem e preservar as vítimas. Pouco depois lá estava ele dizendo que o problema estava na Spray-Bar e apontando para a agulha de baixa. Disse ao modelista para não ligar, mas o "mecânico" insistiu até que eu mostrei que aquela agulha era a de baixa e que o Spray-Bar estava do lado oposto. Como não havia mais o que dizer, manteve-se quieto.
Depois, antes de ir embora, ele não se conteve e veio me "ensinar" o que era Spray-Bar e qual era sua função. Disse a ele que não faria contra-argumentação pois não valia a pena, então ele disse que tinha quinze anos de experiência no modelismo. O que eu achei mais engraçado é que em quinze anos ele ainda não aprendeu onde fica a Spray-Bar. Em quinze anos, QUINZE ANOS até a macaca Chita aprende onde é o Spray-Bar.
Em um outro dia, estávamos andando com um motor com mistura bem rica por ocasião do amaciamento e não acelerando muito, então prontamente o ouço dizer que o motor já estava muito velho, não tinha mais compressão e que havia folga na biela. Depois de amaciado, o motor rodou vários e vários galôes.
Já o vi dizer a um colega que estava amaciando um motor que o fazia de forma incorreta e que se não fizesse da maneira como ele o ensinaria seu motor não duraria pois este modelo de motor não prestava. Alegou também, que já havia feito três motores iguais sendo que este modelo de motor acabava se ser lançado.
Enfim, se você quer saber como fazer para deixar seu motor em boas condições de funcionamento, o primeiro lugar onde deve-se olhar é o manual de instruções. Depois, use seu bom senso para ler as mensagens aqui do forum, tem muita gente ajudando mas tem muitos que ficam soltando regrinhas disso e daquilo e não conseguem manter o próprio carro funcionando. Por isso considere bastante o bom senso.
Por fim, faça amizade nas pistas e veja em quem realmente pode-se confiar, uma boa maneira de fazer isso é ver de quem são os carros que estão realmente andando direito com seus motores bem regulados. Não estou falando dos melhores pilotos e sim daqueles que andam com seus motores funcionando direito. Aqueles que falam muito e passam o dia na bancada sem conseguir dar uma volta é porque tem algo de errado.
Me desculpem se essa dica parece mais um desabafo, mas é que eu fico realmente chateado quando vejo um picareta sacaneando uma pessoa e pouco depois esta pessoa desiste do Hobby por desânimo.
Se quer seu carro funcionando perfeitamente, aprenda a fazer isso acontecer. Com o tempo acaba-se aprendendo. Quando aprender saberá exatamente o que está acontecendo e não ficará na dúvida se foi sacaneado ou não.
Enfim, até eu que sou preguiçoso aprendi. Qualquer um pode aprender.
Um grande abraço a todos.