TUTORIAL: como trocar o motor do FW por um motor com vira SG

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: gligoco, mach, pixelman, Abib, gbatistela, Pimpolho

rafael_endo
Piloto
Piloto

TUTORIAL: como trocar o motor do FW por um motor com vira SG

Mensagem por rafael_endo »

Bem galera de pois de muito perguntar nesse forum e receber pouquissimas respostas , isso quando recebia.. resolvi meter as caras e compra um motor .12 com vira SG pra botar no meu FW . e para minha surpresa não p´recisa compra quase nada nem adaptar nada !!! é muito simples !!!

antes de tudo queria agradecer um carinha daqui do forum o nome dele é JVICTOR que me deu algumas dicas . mas se dependesse dele eu colocava um OS 15 CV hehehehe

o motor usado nesse tópico fou um HOBAO HYPER .12 com recoil e saida lateral. o bom dele é o preço (72 dolares já com frete na RCMART , a saida lateral é igual a dos kyosho , e tem recoil )

mas essa reportagem serve pra trocar por qq pro .12 , pelo TRX 3.3 , ou seja qq um q tenha vira SG

antes de QQ coisa: CADA UM SABE SE QUER OU NÃO FAZER O QUE EU FIZ !!! EU COMPREI O MOTOR NOVO E DESGASTEI PARTES DELE , SEI Q PERDI A GARANTIA , MAS É RESPONSABILIDADE MINHA !!! SE VC SE SENTIR INSEGURO , NÃO FAÇA !!! E NÃO VENHA RECLAMAR DIZENDO Q MANDEI DESGASTAR O RECOIL AGORA O MOTOR NAO PEGA, QUE PERDEU A GARANTIA .. OU COISAS DO GÊNERO !!! SE ALGUEM FALAR PRA VC COLOCAR A CABEÇA NA LINHA DO TREM VC VAI POR ??? O CAMINHO É ESSE HEHE MAS CHEGA DE TERRORISMO E VAMOS TRABALHAR:

peças nescessárias:

flywheel ORIGINAL

embreagem ORIGINAL ( não precisa ser CENTAX )

sino ORIGINAL ( o interessante é colocar o sino opcional e colocar relaçoes alongadas como 23T e 28 T pois os motores são fortinhos )

porca da kyosho para vira SG ( KYOVS060 )

rolamentos ORIGINAIS do sino

montante para o motor kyosho ( pode ser o do V-one ) a altura ideal vai depender do recoil.. o meu tem 15 cm altura mas tive que por calços por causa do enorme recoil . altura. marca pode ser GPM racing ( como o meu , custou 9 dolares na ETAMIYA )

parafusos para prender o motor e os montantes ( 3x8mm ou 3x12mm precisa de 8 parafusos )

um parafuso de 3x12 mm para prender o sino

vou simplificar algumas partes da montagem ( não preciso ensinar ninguem a colocar nem tirar FLYWHEEL )

motor já com o flywheel instalado ( é preciso usar o colar original do motor GXR . remova o flywheel do GXR e remova o colar . retire o colar do motor novo e coloque o colar do GXR em seguida instalando e fixando o flywheel ) motor já com a porca da kyosho para motores com vira SG ( KYOVS060 )

Imagem

Imagem

Imagem

motor já com a embreagem original instalada e sino , rolamento e um parafuso 3x12mm para fixar o conjunto ( nao aperte demais para nao travar o sino )

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

motor no carro com montante e calços por causa do recoil ( se for comprar motor sem recoil nao precisa de calços !!! só o montante )

Imagem

problemas encontrados (específico para esse motor HOBAO HYPER .12 com recoil )

características especificas do HOBAO hyper .12

comprei o hobao pq estou sem dinheiro e não queria ter q mais uma tralha para carregar ( caixa de partida )

o recoil é enorme !!!! tem q desgastar o suporte da suspensão traseira do lado direito , tem q cortar uma parte do diferencial traseiro , e tem q cortar uma parte do radio plate ( o meu era de carbono mas acredito q o original tb tenha q cortar ) vc pode fazer esse desgaste com DREMEL ou com maquina de furar . mas tenha cuidado para ela nao escapar . o acabamento fino ( que eu nao tive paciencia para dar pq estava louco de vontade de colocar o bixo para andar ) vc pode dar um uma lima comum.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

recoil do motor desgastado ( que pena me deu fazer isso hahaha motor zerinho ) se vc for usar um motor com recoil menor , ou sem recoil não precisa fazer nada disso ( muito cuidado para não furar o recoil ) MAIS UMA VEZ: SE VC SE SENTIR INSEGURO NÃO FAÇA !!! COMPRE UM MOTOR SEM RECOIL OU COM RECOIL MENOR !!!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

qq coisa perguntem ( posso demorar a responder mas vou responder )

tentei fazer um topico simples e facil , mas alem de tudo útil !! pq assim como eu , sei q nesse forum varias pessoas com FW05/06 e FAZERS loucas para trocar o motor por um melhor . DESCULPEM A SUJEIRA DAS PEÇAS.

foi muuuito facil instalar o motor no FW ! o chato instalar o cambio de 2 marchas do FAZER )
rodrigomoschetto
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Re: TUTORIAL: como trocar o motor do FW por um motor com vir

Mensagem por rodrigomoschetto »

Nossa, mas qta ousadia a sua hein!!!! kkkkkkk

Mas tá ai uma verdade. Tudo tem 50% de chance de dar errado, como tem 50% de dar certo.

Precisamos de um pouco de ousadia na vida as vezes para superar algumas dificuldades, ou então ganhar um pouco mais e ter sucesso. Quem não arrisca não petisca...rsrsrsrs

Parabéns pelo trabalho, mas eu não faço isso não...hehehehehe

[]'s
Rodrigo P. Moschetto
AMS-RJ
Piloto
Piloto

Re: TUTORIAL: como trocar o motor do FW por um motor com vira SG

Mensagem por AMS-RJ »

Infelizmente você fragilizou o eixo de sustentação da bandeja... corre sérios riscos de numa simples batida se quebrar..

Imagem
tiosso
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por tiosso »

O carro ficou bom esse motor ?? e pra por um motor O.S precisa disso tb ???
to pensando em por um O.S 12 no meu fw05
Sera que fica bom ??? abraços.
tiosso
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por tiosso »

Onde eu acho esse montante em loja gringa ???? procurei mas nao achei nada.... to afim de botar um desse no meu fw
abraços
rafael_endo
Piloto
Piloto

Mensagem por rafael_endo »

haha eu sei AMS principalmente andando no MARIA LENKE hehehehe eu tenho o suporte de sustentação de aluminio... tava com pena de cortar mas como vi que o de plastico ficou fino vou cortar o de aluminio mesmo.

com relação ao motor OS se ele não tiver recoil cabe na boa ! tira um poe outro ! se tiver recoil vai depender do tamanho do recoil

com relação ao montante procure na loja ETAMIYA ( na parte da 3racing ou na parte da GPM )

e se esse motor anda legal : tive q amaciar o carro num lugar não muito bom.. então não estiquei legal pq estava muito sujo.... mas deu pra perceber q ele tem mais força que o GXR ( o meu GXR demorava mais a passar a segunda .. esse mal estica já passa a segunda rapido ..)
rodrigomoschetto
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por rodrigomoschetto »

rafael_endo escreveu:haha eu sei AMS principalmente andando no MARIA LENKE hehehehe eu tenho o suporte de sustentação de aluminio... tava com pena de cortar mas como vi que o de plastico ficou fino vou cortar o de aluminio mesmo.

com relação ao motor OS se ele não tiver recoil cabe na boa ! tira um poe outro ! se tiver recoil vai depender do tamanho do recoil

com relação ao montante procure na loja ETAMIYA ( na parte da 3racing ou na parte da GPM )

e se esse motor anda legal : tive q amaciar o carro num lugar não muito bom.. então não estiquei legal pq estava muito sujo.... mas deu pra perceber q ele tem mais força que o GXR ( o meu GXR demorava mais a passar a segunda .. esse mal estica já passa a segunda rapido ..)

É isso aí, agora eh só regular o câmbio e pronto!

Bons rachas!!

[]´s
RODRIGO
Rodrigo P. Moschetto
tiosso
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por tiosso »

To com medo de mecher nisso e estragar o carro, o duro é achar um motor .12 com saida lateral, e a caixa de partida é osso tbm.... heuhauha
o negocio´é ficar com gxr por eqto
surfista
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por surfista »

tiosso escreveu:To com medo de mecher nisso e estragar o carro, o duro é achar um motor .12 com saida lateral, e a caixa de partida é osso tbm.... heuhauha
o negocio´é ficar com gxr por eqto
tiosso, vc pode perfeitamente usar um motor com saída traseira, a não ser é claro que queira um com saída lateral.

pra saída traseira pode usar esta pipa http://www.rcmart.com/catalog/rc-muffle ... ath=38_482

o grande problema é a mesa de start, o chassis do FW05 é diferente do RR não sei se pega...

apenas pra constar existe a versão do motor com saída traseira e recoil também....http://www.rcmart.com/catalog/rc-engine ... ath=38_925
tiosso
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por tiosso »

é que eu vi que em varios campeonatos eles nao permitem saida traseira..
surfista
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por surfista »

tiosso escreveu:é que eu vi que em varios campeonatos eles nao permitem saida traseira..
tiosso, vou falar pela aarc pista onde costumava andar de nitro (FW05) e hoje sou adepto dos elétricos.

lá vc pode andar fazer modificações de pipa, e mais algumas que possam ajudar com diff dianteiro, trocar o motor não pode, ou seja, verifica onde vc vai correr se esta troca pode ser feita, pois em algumas associações a troca de motor na categoria rtr é proibida.
AMS-RJ
Piloto
Piloto

Mensagem por AMS-RJ »

Rafael.. não sendo no Maria Lenk, vc pode quebrar em qualquer lugar... Rodeo.. ou outra pista..

O negócio é que ficou frágil.. o de alumínio pode resistir um pouco mais.
tiosso
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por tiosso »

Alguem conhece outro motor 12 com saida lateral ??
jvictor
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Re: TUTORIAL: como trocar o motor do FW por um motor com vir

Mensagem por jvictor »

O.S. 15 CV!!!
rapaiz vc não pois o 15 CV neh!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
legal que vc ficou feliz!!!!!
esse motor anda muito bem embora eu ainda prefira o 15 CV...
para usar o 15 CV não eh nescessario fazer fazer modificações, eh só por o montante e no maximo por uma arruela para o sino não ficar travando. E tbem não eh nessesario fazer esses recortes.
Rafael vc foi corajoso heim!! eu não fazia essas adaptações nem se o papa viesse falar pra eu fazer!!!
que bom que deu certo.
www.guimarc.blogspot.com
------------------------------------------------------------
Como o velho ditado já dizia: Pau que nasce torto mija fora da bacia.
tiosso
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por tiosso »

Cara, qual o montante pra esse O.S ??? to pensando em comprar um desse na tower, la ta 109,90 em 2 vezes se nao me engano.
abraço, valeu pela dica
Responder

Voltar para “Motor”