Projeto pista Off-road

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

mkboy
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Projeto pista Off-road

Mensagem por mkboy »

Saudações,

Meu nome é Maikon, tenho 30 anos e moro no Tatuapé / SP.

Este é meu primeiro Post.

Ainda não tenho um R/C, mas pretendo comprar um Off nos próximos meses.

Estou realizando um vontade que tenho desde criança, ter uma pequena pista para me divertir com carrinhos, como não foi possível na infância, vai agora mesmo, afinal, nunca é tarde para realizar um sonho.. haha.

Então, tenho um terreninho no interior de São Paulo, não é muito grande, mas gostaria de aproveitar e utilizar para fazer uma pequena pista para brincar com veiculos 4x4, a idéia é atingir velocidade em curto espaço, fazer curvas acelerado e proporcionar alguns saltos.

Como nunca pilotei, não tenho noção, se o angulo das curvas ficou corretp, ou seja, se será funcional.

Após finalizar ainda sem acabamento, pretendo estar com o carrinho na mão, pois vou fazer aos poucos pois a grana é curta... hehehe ai se algo nao corresponder as expectativas, ainda será possivel corrigir, ai quando ficar redondinho... ai planto grama e deixo arrumadinho.

Se alguem puder ajudar com dicas, fico agradecido.

Se alguem gostar do projeto, agora ou depois dos ajustes e quiser aplicar, fique a vontade, nem precisa pedir.

Valeuuu!

Segue traçado:

Imagem
To chegando!
Cesao_SCSul
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Projeto pista Off-road

Mensagem por Cesao_SCSul »

Eu colocaria mais saltos e uma mesa
mkboy
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Mensagem por mkboy »

Olá Cesão,

"Mesa" para manutenção dos carrinhos, ou é alguma espécie de obstáculo?

Onde sugere mais saltos, e que tipo / altura?
To chegando!
brunogs
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por brunogs »

vai ser uma pista muiiiiiiiiiiiiiito rapida!
Um dos membros mais antigos deste Fórum!
doctord
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por doctord »

Da uma olhada neste topico- /viewtopic.php?t=27340
Mesa eh aquilo nos dois cantos de ''cima''.
Sugiro mais obstaculos tb.
TRT - Tigre Racing Team
doctord
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por doctord »

E tambem aquela rampa bem em frente ao palanque eh uma mesa.
TRT - Tigre Racing Team
Danielk
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Danielk »

Eu não sei exatamente as dimensòes desse desenho...

mas mesmo com o intuito de ser uma pista rapida eu acho que da pra aproveitar melhor o espaço que a reta do obstaculo 9 ocupa...
sem deixar de ser uma pista rápida.

Abraço
fabiomparra
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por fabiomparra »

olha ...

muitos obstaculos diminue a velocidade e força o equipamento.

eu gostei .. sou a favor de pista rapida...

quer um conselho legal ... vai na aerosampa no pico sabadao agora, vou estar la com pessoal andando... a pista la é no esquema que vc quer..

rapida e sem obistaculos absurdos.... vai ver o povo andar e ver as dificuldades

quanto a pista .. unico problema que vejo é na curva 5... vi que a ideia é fazer derrapando .. mas vem rapido de uma reta com salto.... vai ter de socar o freio depois da rampa.. e olha ... acredite .. a nao ser que faça quase parado... nao vai ter maquina que vai fazer essa curva sem capotar ou sair no mato ..

alivia ela cortando um pedaço do S depois dela

e coloca um obstaculo que nao seja rampa na reta 14... se vier com dedo socado nela .. depois uma reta socando dedo .. vai fritar o motor...

pista rapida tem um problema .. tem que tirar o dedo as vezes pra lubrificar o motor e da uma esfriada ... muita reta seguida de curvas de alta faz o motor trabalhar em alta direto .. e motor de off precisa de um alivio no dedo se nao cola tudo
abs
Fabio Parra
fantini
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por fantini »

Olha amigo , tem uma coisa ja que vc falo para dar uma dica, muda a direção da pista, toda pista que ja vi os carros anda no sentido horario, quando olhei achei estranho , é padrao rodar no sentido horario ok.
fabiomparra
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por fabiomparra »

fantini escreveu:Olha amigo , tem uma coisa ja que vc falo para dar uma dica, muda a direção da pista, toda pista que ja vi os carros anda no sentido horario, quando olhei achei estranho , é padrao rodar no sentido horario ok.

disculpa discordar...
embora eu tambem prefira sentido horario a Dust Rasing qe é uma pista que recebe campeonatos e é bem conhecida usa sentido anti-horario.

na verdade nao é coisa de padrao ... mas sim de maior frequencia...

conheço pistas de on-road que tb sao anti horario..

mas que sentido horario fica mais simpatico fica ... nao me pergunte pq
Fabio Parra
MarceloAires
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por MarceloAires »

Por curiosidade: O sentido horario é pra facilitar e agilizar o abastacemento sem ter que virar o carro, mas não é regra.

Antes de formular sua pista, voce precisa primeiro saber de duas coisas:
- Tamanho do terreno
- Quanto tem disponivel pra gastar

Pra voce fazer uma pista de qualidade, voce não gasta menos que 30mil reias, se voce não estiver disposto a isso, sugiro que voce vá ao clube mais perto de voce. Alem do mais, pista que todos usam dá muita manutenção e pista que se usa sozinho fica chato. Mas se voce mesmo assim quer gastar grana numa pista, faça uma reforma na pista que voce pretende frequentar, é mais barato e o resultado é melhor.

Se mesmo assim voce não mudou de opinião, segue algumas observações quanto ao seu traçado:
Pistas que se cruzam não funciona mesmo, pois o risco de acidente é muito grande, mesmo com uma rampa antes do cruzamento, já tivemos esse obstáculo numa pista aqui e não funcionou. Outra detalhe é que o ideal é que a largura da pista seja de pelo menos 4,5m e de acordo com seu desenho alguns trechos iam ficar muito longe, o que é ruim pra vizualização do carro.

Espero ter ajudado,
Marcelo Aires
duiliodutra
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por duiliodutra »

MarceloAires escreveu:Por curiosidade: O sentido horario é pra facilitar e agilizar o abastacemento sem ter que virar o carro, mas não é regra.

Antes de formular sua pista, voce precisa primeiro saber de duas coisas:
- Tamanho do terreno
- Quanto tem disponivel pra gastar

Pra voce fazer uma pista de qualidade, voce não gasta menos que 30mil reias, se voce não estiver disposto a isso, sugiro que voce vá ao clube mais perto de voce. Alem do mais, pista que todos usam dá muita manutenção e pista que se usa sozinho fica chato. Mas se voce mesmo assim quer gastar grana numa pista, faça uma reforma na pista que voce pretende frequentar, é mais barato e o resultado é melhor.

Se mesmo assim voce não mudou de opinião, segue algumas observações quanto ao seu traçado:
Pistas que se cruzam não funciona mesmo, pois o risco de acidente é muito grande, mesmo com uma rampa antes do cruzamento, já tivemos esse obstáculo numa pista aqui e não funcionou. Outra detalhe é que o ideal é que a largura da pista seja de pelo menos 4,5m e de acordo com seu desenho alguns trechos iam ficar muito longe, o que é ruim pra vizualização do carro.

Espero ter ajudado,
Marcelo Aires

Resposta um pouco desanimadora para o colega.
4,5 m de comprimento é um exagero, cabe quase dois carros 1/1. Trinta mil de gasto é mais exagero ainda, acho q ele não quer um pista para "sediar o mundial". Esse preço é de uma pista onroad q se gasta a maoir parte da grana com o asfalto. Uma coisa q eu concordo é em relação a andar sozinho, q é um pouco ruim, mas se ele tiver companheiro ai é outra historia.
Vá em frente com seu projeto, ter uma pista particular é muito bom, ouça algumas opiniões, filtre outras e realize seu desejo. Boa sorte.
viciado em nitro
ColaRC
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por ColaRC »

Seu projeto ficou bacana, a pista é legal de alta velocidade.

Tem que colocar mais dificuldades, senão fica sem graça. Curvas fechadas existem no mundo todo e é por isso que o carrinho tem freio, para ser usado, e é aí que se vê o bom piloto, que consegue saltar, frear e fazer a curva da menira correta.

Coloca uns saltos triplos ou 2 + 2 ( 14 ), pois não vi nenhum.
Ali no salto ( 9 ), após ele, coloque um " S ", senão é muita reta e judia um pouco.

Tambem não vi mesa, vc poderia fazer a curva ( 13 ), em forma de mesa, ficaria muito bacana.

E cruzamento de pista é ruim, pode causar acidentes frontais, ou capotagem embaixo da pponte, atrapalhando tudo.
mkboy
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Mensagem por mkboy »

doctord e Cesão

Legal, entendi, vou providenciar uma mesa... valeu!

E colocar mais obstáculos

-----------------------------------------------------

Danielk

A reta mais longa terá próximos 50 metros, e a largura total ficará no máximo de 15 metros, é um espaço pequeno, portanto gostaria de utilizar com um carro pequeno, talves este modelo:

Imagem

Vou modificar com mais obstáculos, valeu pela dica.

fabiomparra

Opa... to afim de ir nessa Aerosampa para conhecer?
Como funciona? Endereço... entrada... gostaria de ir a tarde....

Ali na curva 5 então, vou dar uma aliviada nela

Vou adicionar obstaculos na 14 para entrar na reta com mais emoção.. huhu

fantini

Não entendi quanto ao sentido... pelos videos que observei hoje, parece que está no mesmo, anti horário.
O motivo do Pit está acima, é que é a parte mais alta do terreno, e o outro lado fica já próximo a cerca.

É.. vi essa Dust Rasing e realmente a minha será o contrário... não sei porque... hehe... mas pra mim pareceu mais funcional...

Video Dust Rasing
http://www.youtube.com/watch?v=ZJRhu6_dpSI

MarceloAires

Não consegui enxergar como gastar 30mil, é um terreno pequeno de 50x15 +-, e que precisa basicamente recortar com uma enxada, fazer os morrinhos de terra, e depois que acabar fazer um paisagismo basico com grama e alguma planta baixa para ficar legal...
A principio poucos dias de mão de obra e uma estimativa bem abaixo... talves esse seu calculo seja para pistas maiores que precisam de maquina para acertar o terreno, caminhoes... ou até asfalto...

Valeu pela dica do cruzamento, embora gostaria de ter, vou estudar fazer sem.

A largura, 4,5 para o terreno acho muito grande, como pretendo correr com 2... maximo 3 carrinhos por vez, estava pensando algo entre 1,5 e 2 metros.

Valeu pela ajuda MarceloAires

Valeu Duiliodutra

É, deve ser legal mesmo, quando criança queria ter uma para brincar com carrinhos de ferro mesmo, mas cresci, o brinquedo tem que crescer tb né! heheh Realizando um velho sonho!

ColaRC

Valeu pelo elogio ColaRC

Tem razão, andei vendo uns videos, e pelo que percebi é que tem oscilação o tempo todo, mesmo nas retas, vou acrescentar isso no próximo desenho....

Deve ser legal entrar derrapando nas curvas.. heheh vou colocar mais algumas....

Vou providenciar uns saltos triplos tambem.

Amigos, muito obrigado!!!!!!

Saiu mais um rascunho, esse fiz sem obstáculos ainda, para discutir novo traçado diminuindo a velocidade, aumentando os desafios e eliminando o cruzamento.

Com base nas sugestões de vocês, faço novos ajustes, e estando ok, desenho com melhor acabamento e proponho os obstáculos:

Imagem

To chegando!
Vinicius_leite

Mensagem por Vinicius_leite »

Olá pessoal....irei aproveitar o tópico para demonstrar o projeto do cirquito municipal de modelismo de Santa Barbara d´Oeste, que está sendo estudado com a prefeitura municipal!!!

Como o espaço é pequeno, o cirquito acabou ficando relativamente curto, porém segue todas as normas, tendo largura de 4 metros em todas as retas!

os saltos são demonstrados pelas gravuras, e todas as curvas terão paredão!

O que acham da Projeto????

Imagem
Responder

Voltar para “Off-road”