Qual o modo certo de desligar o motor?
Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho
- Adriano200495
- Piloto Iniciante

Qual o modo certo de desligar o motor?
Esses dias deu essa duvida na cabeça.
A minha T-max tem um estrangulador de mangueira mas nao sei se é o correto de desligar, pois impede que o combustivel chegue no motor/carburador .Segundo o manual é correto,mas...
Minha vela queimou e nao sei se é por isso.
E hoje fui comprar outra vela e um cara falou para quando o carro ficar desligado/parado sem usar deixar a pipa tampada.
Entao surgiu a duvida qual o modo certo de desligar o motor?????
A minha T-max tem um estrangulador de mangueira mas nao sei se é o correto de desligar, pois impede que o combustivel chegue no motor/carburador .Segundo o manual é correto,mas...
Minha vela queimou e nao sei se é por isso.
E hoje fui comprar outra vela e um cara falou para quando o carro ficar desligado/parado sem usar deixar a pipa tampada.
Entao surgiu a duvida qual o modo certo de desligar o motor?????
- FiskIII
- Piloto Advanced

Re: Qual o modo certo de desligar o motor?
eu desligo pelo fly é so encostar o dedo se tampar a pipa corre o risco de danificar o tanque pq vai ter acumulo dos gases
RC??? uma Paixão??? uma Terapia??? não, é só brincadeira de adulto.
- mach
- Moderador

- Contato:
Desligue pelo estrangulador, se o próprio fabricante colocou é porque é o jeito certo.
T-MAX é assim, Revo, 4tech, Slayer, até algumas oficinas indicam o método
Mas eu particularmente uso até a última gota, não deixo nitro dentro do tanque.
T-MAX é assim, Revo, 4tech, Slayer, até algumas oficinas indicam o método
Mas eu particularmente uso até a última gota, não deixo nitro dentro do tanque.
- Adriano200495
- Piloto Iniciante

Eu só acho q usando o estrangulador pode queimar a vela muito rapido pois corta o trafego de combusta e o motor para.
- mach
- Moderador

- Contato:
Queima de vela é normal, pode ser por mistura mto pobre, defeito de fábrica, super aquecimento, fim da vida útil, tem q ver direito isso aí.
- Adriano200495
- Piloto Iniciante

Nao, eu to falando de adiantar a queima da vela!
Eu apago meus motores sempre parando o flywheel com o dedo, um toquezinho já apaga...
Esse negócio de apagar tampando a pipa eu acho que prejudica pois corre risco de danificar a ponta do dedo kkkkkkkk
Esse negócio de apagar tampando a pipa eu acho que prejudica pois corre risco de danificar a ponta do dedo kkkkkkkk
Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...
- K.C.O
- Piloto Racer

Quando você estrangula a mangueira de combustível, você gera o efeito “pane seca” no automodelo. Esse efeito é o mesmo que andar com o automodelo até secar o tanque. A principio não deveria gerar problemas nenhum.
Os métodos mais comuns de desligar o automodelo são:
1 – Segurar o fly well.
2 – Estrangular a mangueira (da menos trabalho).
3 – Fechar a saída do escapamento (queima os dedos se você não tomar cuidado).
4 – Tirar o filtro de ar e fechar a entra de ar do carburador (já vi isso, mas não acredite na hora), funciona, mas sei lá é bem estranho esse método.
Eu prefiro fechar a saída do escape, pois os meus automodelos têm aquele prolongador de silicone na ponta, daí é fácil de fechar a saída, basta apertar.
Os métodos mais comuns de desligar o automodelo são:
1 – Segurar o fly well.
2 – Estrangular a mangueira (da menos trabalho).
3 – Fechar a saída do escapamento (queima os dedos se você não tomar cuidado).
4 – Tirar o filtro de ar e fechar a entra de ar do carburador (já vi isso, mas não acredite na hora), funciona, mas sei lá é bem estranho esse método.
Eu prefiro fechar a saída do escape, pois os meus automodelos têm aquele prolongador de silicone na ponta, daí é fácil de fechar a saída, basta apertar.
- rasta_man
- Piloto Advanced

- Contato:
Não tem nada de estanho... para gerar a combustão precisa de oxigênio, se vc impede de o oxigênio entrar, corta a combustão na hora!K.C.O escreveu:4 – Tirar o filtro de ar e fechar a entra de ar do carburador (já vi isso, mas não acredite na hora), funciona, mas sei lá é bem estranho esse método.
Aliás, esse é o método mais seguro e mais fácil de desligar um motor quando ele dispara, imagine o motor em rotação máxima, nem pensar em colocar o dedo no escape ou no flywheel.
-
rapharuggiero
- Piloto Iniciante

Eu desligo pelo filtro ar tb!
Abraços!
Abraços!
- Adriano200495
- Piloto Iniciante

essa do filtro de ar eu nao sabia. Só nao deve ser mais rapido do colocar um pano na pipa, mas parece ser bem eficiente
Quem pratica aeromodelismo é normal parar o motor fechando o carburador com o dedo, ou levando o trim ao mínimo, que o carburador fecha totalmente e apaga o motor.
Tirar o filtro de ar e tampar com o dedo é uma ótima maneira...
De ferrar seu motor!! Alguém aí tá lembrado da sujeira que fica no filtro de ar? Se lembram da função do filtro de ar? Se vc o retira já tá arriscado entrar sujeira e mandar seu kit pro espaço... Colocando o dedo vc ativamente poderá estar colocando sujeira pra dentro do carburador, não é uma boa idéia hein!
O que eu já vi ser feito nesse sentido pra apagar na boa é colocar o dedo na espuma do filtro e tampar o carburador, MAS SEM RETIRAR O FILTRO, aí sim... mesmo assim fico com a opção do flywheel.
De ferrar seu motor!! Alguém aí tá lembrado da sujeira que fica no filtro de ar? Se lembram da função do filtro de ar? Se vc o retira já tá arriscado entrar sujeira e mandar seu kit pro espaço... Colocando o dedo vc ativamente poderá estar colocando sujeira pra dentro do carburador, não é uma boa idéia hein!
O que eu já vi ser feito nesse sentido pra apagar na boa é colocar o dedo na espuma do filtro e tampar o carburador, MAS SEM RETIRAR O FILTRO, aí sim... mesmo assim fico com a opção do flywheel.
Acessando cada vez menos...
Eu qdo desligo antes do combustível acabar, só vou e tampo o escape, uso aquelas ponteiras de silicone,
aí é só dobrar e já era... até hj nunca deu nada no carro.
aí é só dobrar e já era... até hj nunca deu nada no carro.