Engate da segunda marcha

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

douglas.sanches
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Engate da segunda marcha

Mensagem por douglas.sanches »

Caros, estou com uma dúvida que pra maioria de vcs provavelmente é bem sem noção, mas sou um novato no hobby, e pesquisei no forum e ainda não consegui encontrar a resposta (peço desculpas se a pergunta for repetida e eu não soube achar).
Afinal de contas, como funciona o mecanismo de engate da segunda marcha de um automodelo on-road escala 1/10 com câmbio de duas coroas?
Sei que na arrancada, existe uma embreagem com 2 ou 3 sapatas que se acoplam no sino (pinhão) pela ação da força centrífuga gerada pelo aumento da rotação do motor. Do lado da segunda coroa, existe uma "panelinha" e em seu interior tem algo parecido com uma embreagem, mas com 2 parafusos prendeendo molinhas, que se ajustados interferem na rotação em que se dá o engate da segunda marcha.
Essa parte teórica eu sei, mas sinceramente ainda não entendi "COMO" ocorre esse engate. Como funcionam afinal de contas esses parafusos?

Valeu galera, e foi mal a ignorancia... rs
Abib
Site Admin
Site Admin

Re: Engate da segunda marcha

Mensagem por Abib »

Qto mais vc aperta o parafuso, mais resistencia vc dará para a sapatas abrirem, e consequentemente maior rotação será necessária pra fazer o engate da segunda.
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Até onde eu pesquisei, o engate se dá por força centrífuga, onde a bolinha com a mola funciona como um pêndulo.

Conforme a força aumenta (Rotação maior), e ela ultrapassa o peso da mola, ela solta da primeira e entra a segunda coroa tracionando o eixo.

Então, é comum ouvir falar em "aliviar" o engate da segunda, ou seja, soltando o parafuso que preciona a mola, ela ficará com menos resistência, fazendo com que a mudança de marcha ocorra com menor rotação.

Certo?

Abraços.
Maxx3262
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por Maxx3262 »

Gazo escreveu:Até onde eu pesquisei, o engate se dá por força centrífuga, onde a bolinha com a mola funciona como um pêndulo.

Conforme a força aumenta (Rotação maior), e ela ultrapassa o peso da mola, ela solta da primeira e entra a segunda coroa tracionando o eixo.

Então, é comum ouvir falar em "aliviar" o engate da segunda, ou seja, soltando o parafuso que preciona a mola, ela ficará com menos resistência, fazendo com que a mudança de marcha ocorra com menor rotação.

Certo?

Abraços.
Certo, você colocou tecnicamente e o Abib simplificou. É isso aí!
Entrevista com Piquet

Repórter: “Os pilotos fazem amizade?”
NP: “Sim”
Repórter: “Então por que você socou o Salazar?”
NP: “Pra ele aprender”
Repórter: “Por que não no Mansell?”
NP: “Porque esse não iria aprender nunca”
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

O funcionamento dos autos até que não é muito complicado.

Mas eu fico pensando na pessoa que imaginou e construiu isso... Em que se inspirou! heheheheheheh

Não só do câmbio, mas da embreagem também!!!

Meio loucura mesmo.
douglas.sanches
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por douglas.sanches »

Valeu galera!
Pelo que entendi, então, as sapatas da embreagem da segunda marcha tem um princípio semelhante ao da embreagem no sino: exercida pela ação centrífuga, com a diferença de usar parafusos no lugar da mola desta última. É isso?
Realmente, é ao mesmo tempo simples e fascinante a engenharia empregada nessas obras de arte da mecânica. Show!
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

.. É por que você ainda não viu o funcionamento de uma cabeça de helicoptero.. :)
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Eu vi... Tenho 2!!! Totalmente insano! heheheheheheheh
As pessoas que inventam isso dem tomar uma dosse dupla de vodka com criolina!!!!! Hehehehhehe Estou brincando, tá! ehehhee

O mesmo vale para os autos. Um simples desalinhamento, ou desbalanceamento, acarreta em graves consequências...

Nestes casos, o melhor mesmo é fazer a manutenção preventiva e sempre que precisar, trocar por peças originais. Nunca fazer "gambiarras"!!!!!!

Abraços.
Responder

Voltar para “Transmissão / Engrenagens”