Engate da segunda marcha

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

douglas.sanches
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Engate da segunda marcha

Mensagem por douglas.sanches »

Caros, estou com uma dúvida que pra maioria de vcs provavelmente é bem sem noção, mas sou um novato no hobby, e pesquisei no forum e ainda não consegui encontrar a resposta (peço desculpas se a pergunta for repetida e eu não soube achar).
Afinal de contas, como funciona o mecanismo de engate da segunda marcha de um automodelo on-road escala 1/10 com câmbio de duas coroas?
Sei que na arrancada, existe uma embreagem com 2 ou 3 sapatas que se acoplam no sino (pinhão) pela ação da força centrífuga gerada pelo aumento da rotação do motor. Do lado da segunda coroa, existe uma "panelinha" e em seu interior tem algo parecido com uma embreagem, mas com 2 parafusos prendeendo molinhas, que se ajustados interferem na rotação em que se dá o engate da segunda marcha.
Essa parte teórica eu sei, mas sinceramente ainda não entendi "COMO" ocorre esse engate. Como funcionam afinal de contas esses parafusos?

Valeu galera, e foi mal a ignorancia... rs
Abib
Site Admin
Site Admin

Re: Engate da segunda marcha

Mensagem por Abib »

Qto mais vc aperta o parafuso, mais resistencia vc dará para a sapatas abrirem, e consequentemente maior rotação será necessária pra fazer o engate da segunda.
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Até onde eu pesquisei, o engate se dá por força centrífuga, onde a bolinha com a mola funciona como um pêndulo.

Conforme a força aumenta (Rotação maior), e ela ultrapassa o peso da mola, ela solta da primeira e entra a segunda coroa tracionando o eixo.

Então, é comum ouvir falar em "aliviar" o engate da segunda, ou seja, soltando o parafuso que preciona a mola, ela ficará com menos resistência, fazendo com que a mudança de marcha ocorra com menor rotação.

Certo?

Abraços.
Maxx3262