Desamacar e descarbonizar/limpar a pipa

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

Gustavo.castanho
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Desamacar e descarbonizar/limpar a pipa

Mensagem por Gustavo.castanho »

Bom dia pessoal,
Esse eh meu primeiro topico aqui no rcmasters e espero estar agregando conhecimento ao pessoal daqui.

Andei coletando informacoes pra fazer uma manutencao da pipa/cotovelo do meu auto. Primeiro eu queria descarboniza-la por fora, ela estava como uma crosta muito grande de fuligem e oleo queimado, procurei por algumas ideias e entre elas uma me chamou mais a atencao justamente por parecer que se nao desse certo pelo menos nao estragaria a pipa. A ideia eh coloca-la em agua e omo e levar ao fogo, deixando por um tempo razoavel (meia hora ou mais). Bingo, a pipa tinha melhorado 60%. Entao com uma ferramenta fui retirando mais uma grande parte do que ainda tinha de fuligem/oleo queimado e o resultado ficou bom, como ela ja esta meio velha, nao me incomodei nos riscos que causei por causa da ferramenta hehehe.

A segunda dica que encontrei por acaso e estou colocando em pratica no momento eh pra desamacar a pipa. Pra isso voce deve enche-la de agua (tapando todos os buracos eh claro) e levar ao freezer, deixando-a congelar. O que li a respeito eh que funciona, o processo só nao se deve ser feito muitas vezes pois voce corre o risco de romper a sua pipa.

Pra finalizar, essa minha pipa eh cromada (ou pelo menos ja foi um dia) e outra jogada pra dar um acabamento nela seria massa de polir n. 2.

Entao assim que eu terminar todo o servico vou postar algumas fotos do antes e depois da pipa pra que o pessoal tenha uma ideia do resultado da "reforma".

Eh isso ai,
Um abraco e me desculpem pela falta de acentos heheh.

Gustavo Castanho.
josejacobina
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Desamacar e descarbonizar/limpar a pipa

Mensagem por josejacobina »

Valeu o esforço Gustavo. Se a pina fosse de aluminium, sem cromagem, vc poderia usar uma escova de aço fina, tipo de autorama, e retirar toda sujeira sem arranhar muito, depois lixar com lixa dágua fina e até mesmo polir, fica uma belezura. Mas ela cromada é f....., deve ter estragado muito do cromo ne? Embaixo se for aluminium da pra fazer o que sugeri, etalvez fique até melhor! Tenta ai e depois posta os resultados!
Qual é seu carro?

José
Kyosho: FW05T /Inferno TR-15 Buggy
Byron 20%
Gustavo.castanho
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Entao, pretendo passar uma lixa d'agua sim antes de olir, mas tudo vai depender do quao bom ficar a pipa depois de desamacada.

Meu carro eh um mtx4.

[]s
Hamilton_brz
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Hamilton_brz »

Gustavo.castanho escreveu:Entao, pretendo passar uma lixa d'agua sim antes de olir, mas tudo vai depender do quao bom ficar a pipa depois de desamacada.

Meu carro eh um mtx4.

[]s
Voce vai demassar a pipa no freezer, hummmmmmmmm, toma cuidado, não deixa muito tempo senão ela pode deformar (experiencia prória hahahahahaha), se forem pequenos os amassados não vale o risco, se for a saida que entortou congelar não vai fazer voltar, usa uma chave phillips com cuidado e tente voltar.
[ ]s
Hamilton Sérgio
josejacobina
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por josejacobina »

PÕ cara vc comessou por cima de MTX4 !!!
Me diz alguma coisa do MTX4 em relação ao V-one RRR e o G4S, qual o melhor?

José
Kyosho: FW05T /Inferno TR-15 Buggy
Byron 20%
Gustavo.castanho
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

ahn hehehe, comprei o mtx4 pq eu ja andei de tamyia tgx a uns 5 anos atras, cheguei a comprar um serpent impulse pra competir nas categorias de 200mm, mas como onde eu morava (Maringa-PR) nao tinha estrutura acabei desanimando, hoje faz um ano que to em Curitiba e pesquisei algo legal pra voltar ao vicio (digo, hobby).
Acredito que o mtx4 hoje só seja comparavel com o 720, apesar de sempre ter lido coisas boas do RRR.

Hamilton_brz: Valeu pela dica, os amacados sao grandes, alem eh claro da saida estar torta eehehhe. Nao vou exagerar na dose, depois de desamacar um pouco os outros lugares, vou usar uma chave pra desentortar um pouco a saida :)

[]s
m4rc3lo_sp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por m4rc3lo_sp »

Da hora! gostie dessa dica, pra desamassar uma que tive, esquentei com secado de cabelo e fui empurrado por dentro... consegui um pouco...
Imagem
prcg
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por prcg »

Acho que o melhor é o G4S mesmo...
Responder

Voltar para “Motor”