Olá galera. Sou um feliz proprietário de um Jato 3.3 e um quase feliz proprietário de uma Revo 5309 (se o motor dela não estivesse me dando tanta dor de cabeça, mas isso é um caso a parte e não vou entrar em detalhes aqui). O real motivo deste tópico é uma curiosidade que achei entre os dois manuais dos dois modelos, o Jato 5509 e a Revo 5309. Todos aqui sabemos que além de todas as diferenças visíveis a primeira vista entre eles, que nem cabem ser citadas, tem uma que me chamou bastante a atenção que se refere a capacidade cubica do tanque em relação a tabela de amaciamento do motor sugerida pelo fabricante. Sabemos que o Jato tem o tanque com capacidade de 75cc e a Revo tem 150cc ( o dobro ). Então ai vem as curiosidades duvidosas. Primeira, por que as tabelas de amaciamento dos dois modelos são exatamente iguais? Não teria uma lógica de a da Revo ser a metade ou a do Jato ser o dobro? Ou isso é uma simples economia se impressão de material? Se levarmos em conta outros fatores como:
- os motores são identicos (não tem interferencia)
- peso e tração 4x2 e 4x4 (no amaciamento segundo o fabricante e alguns artigos, é levado em consideração a mistura, temperatura, e abertura da agulha de baixa nos primeiros tanques, então leva-se a crer que o peso é desconsiderado nesse caso do amaciamento, ou estou errado).
Comentem, opinem, façam algo...uheuheuheuheh
Aqui está as tabelas ( nem sei por que coloquei as duas, pois são iguais):
Manual da Revo 5309 x Manual do Jato 5509 - Revisão
Moderadores: gligoco, mach, pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela
Manual da Revo 5309 x Manual do Jato 5509 - Revisão
- Anexos
-
- Tabela REVO
- tabela amaciamento revo.jpg (54.25 KiB) Exibido 584 vezes
-
- tabela amaciamento jato.jpg (65.57 KiB) Exibido 585 vezes
Pra acelerar e viciar é só começar!!!
- lukits
- Piloto Master

Re: Manual da Revo 5309 x Manual do Jato 5509 - Revisão
o motor é o mesmo
trx 3.3, a maioria dos traxxas nitro, tem motor trx 3.3, se o amaciamento está escrito igual nos mesmos manuais tanto da revo, quanto do jato, o amaciamento e a regulagem seriam quase a mesma (ou a mesma)
Sim, isso que eu quis colocar, se o motor é o mesmo, por que digamos "gastar o dobro" de combustivel na revo do que no jato.lukits escreveu:o motor é o mesmotrx 3.3, a maioria dos traxxas nitro, tem motor trx 3.3, se o amaciamento está escrito igual nos mesmos manuais tanto da revo, quanto do jato, o amaciamento e a regulagem seriam quase a mesma (ou a mesma)
- lukits
- Piloto Master

peso, a revo tem uns 5 kg pra mais, o jato deve ter uns 2 kg... o consumo de cada é variado de acordo com o peso, por exemplo: uma camionete tem um tanque de 70 litros (revo) e um carro popular tem um tanque de 50 litros (jato) é tipo isso... deu para entender?
Valeu
Valeu
Concordo, mas ai em carros 1:1 como vc citou nao podemos comparar pois ja de cara os motores são diferentes. A minha colocação aqui é simplesmente durante os 5 tanques do amaciamento, mais especifico, nos 3 primeiros, onde peso é totalmente desconsiderado dos modelos revo e jato. Pois a unica consideração a ser levada citada pelo fabricante é a abertura as agulhas e em caso de aceleração com o carro no chão a abertura da agulha de baixa, nao esquecendo da temperatura. E lembrando que os motores tambem são iguais. A questão consumo x peso x potencia vai ser acertada num passo depois descrito mais além no manual, que ai sim, pode-se entender por que o tanque da revo é maior, mas na questão da amaciamento nao existe uma logica de serem iguais, pois o fabricante se torna contraditório nesta questão. Sendo assim poderia-se, veja bem, digo isso hipotéticamente, não que eu afirme, nem que eu faça isso, pois sou mais do método Tio Nono, mas poderia-se amaciar o motor de uma Revo com metade do combustível, sendo que o motor é igual ao do Jato. Digo isso pois todos sabemos que não que seja um horror de caro o combustível, mas não é barato, e nessa pequena diferença entre um tanque de 150 cc e um de 75 cc em 5 x são 100% de economia ou 5 tanques de alegria depois no jato ou 3 na revo. E outra questão também é que o fabricante TRAXXAS poderia ser mais específico nesse caso e não por que o dobro de combustível nas mesmas regulagens (caso do amaciamento do 3.3) é uma diferença considerável pra se dizer se um caso é mais confiável que o outro para um iniciante por exemplo.lukits escreveu:peso, a revo tem uns 5 kg pra mais, o jato deve ter uns 2 kg... o consumo de cada é variado de acordo com o peso, por exemplo: uma camionete tem um tanque de 70 litros (revo) e um carro popular tem um tanque de 50 litros (jato) é tipo isso... deu para entender?
Valeu
O peso da relação interfere.
Provavelmente o motor da Revo esquente um pouco mais que o do Jato, mesmo que suspensa, pois a transmissão dela é mais pesada, tem mais massa pra mover. Acredito que seja isso.
Abraços!
Provavelmente o motor da Revo esquente um pouco mais que o do Jato, mesmo que suspensa, pois a transmissão dela é mais pesada, tem mais massa pra mover. Acredito que seja isso.
Abraços!