Ajuda sobre servos..

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Modelo

Ajuda sobre servos..

Mensagem por Modelo »

Fala Galera! 8)

Sou novo nas mensagens de topicos, mas leio bastante a respeito das minhas duvidas antes de postar... Moro em Pilares, Rio de Janeiro..
Comprei meu primeiro RC! Comecei bem do basico por causa do limite de tempo $... Comprei um RedCat buggy Tornado s30.. Ate o momento estou gostando do carro... não sou de dar saltos, e não pretendo fazer isso então eu resolvi comprar ele mesmo, pra eu poder ver como é esse hobby...
Bom, surgiu um pequeno problema... dexei a namorada pilotar (se eu digo que não, ela ia dizer não mais tarde, ai sabe como eh...) bom.. ela andou e eu falei devagar... ela foi indo e bateu na parede de lado, soltou o dogbone e a bolinha do braço superior que segura a roda no carrinho (não sei o nome.) Tudo na parte dianteira do carro... Consegui colocar tudo no lugar e ficar feliz novamente... porem eu vi que o carro não estava fazendo as curvas como antes, tava virando bem pouco e isso foi meio que piorando (andando devagar no piso somente para testar). Eu troquei as pilhas e não voltou ao normal, eu tirei as ligaçoes dele para ver se era algo prendendo ele e nada, continuou mechendo praticamente nada... Eu Abri e verifiquei as engrenagens e tava tudo ok, motorzinho interno funcionando e tudo... o problema na minha visão era onde pega o braço mesmo para movimentar ... não sei o nome dessa peça, mas é a pontinha de ferro que sai do lado oposto ao do motorzinho.. ali não estava rodando...
Aaa a Marca do servo é hispeed h3003...
Estou querendo comprar um novo servo, mas gostaria de um com uma qualidade melhor que este que veio original, mas por não entender muito eu fico com varias duvidas na cabeça...

Qual eu deveria colocar? Eu não quero nada para corridas e competições.. eu ando em casa mesmo.. ou quando viajo...
Ao pesquisar sobre servos temos varias coisas a pensar..
1) O servo deve ser compativel com o receptor? Eu vi que a ordem dos fios as vezes muda de acordo com as marcas...
2) Eu colocando um servo de melhor qualidade ele vai consumir mais energia que o normal?
3) Mais torque consome mais energia?
4) Todos os servos tem o mesmo angulo de abertura para fazer as curvas? Tipo um faz mais movimento que o outro...

Se alguem puder colocar aqui alguns exemplos de servos compativeis com o que eu tenho, mas de melhor qualidade, eu vou agradecer e é claro eu vou entender mais sobre este assunto...

OBS: tive que escrever tudo pra vocês verem o quanto eu entendo... hahaha ou melhor, o quanto eu acho que entendo...
Abib
Site Admin
Site Admin

Re: Ajuda sobre servos..

Mensagem por Abib »

Respondendo as perguntas:

1. Viu errado, A ordem nunca muda. As corem sim, a função não. 99,9% dos servos e receptores seguem o mesmo padrão de funcionamento.

2. Não necessariamente.

3. O torque só será usado se eu carro pedir. Se seu sistema pede 3Kg e um servo de 3Kg dá conta, colocar um servo de 15Kg vai fazer ele consumir apenas os 3Kg..

4. 99% dos servos possuem angulo de 60º.
Modelo

Mensagem por Modelo »

Aaaa...oobrigado pelas respostas abib.. hehe tirou minhas duvidas de forma facil! Hehehe.
Entao vou comprar um que seja apenas um pouco maior que 3kg ja que o meu horiginal eh de 3kg...
Por voce ja conhecer esses itens voce teria alguma indicacao!?
Eu uso normalmente pilhas alcalinas... sempre que vejo em promocao eu compro algumas.. mas to pensando em colocar uma bateria, mas o custo delas eh um pouco alto....
hmnvieira
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por hmnvieira »

abib escreveu:3. O torque só será usado se eu carro pedir. Se seu sistema pede 3Kg e um servo de 3Kg dá conta, colocar um servo de 15Kg vai fazer ele consumir apenas os 3Kg...
abib, você ta confundindo amperagem com torque, um motor irá consumir determinada amperagem conforme for solicitado, agora torque é unidade de força e os servos entregam essa força através de um conjunto composto por motor mais ums caixa de redução composta por várias pequenas engrenagens. Então quando você alimenta, por exemplo, determinado servo com uma tensão de 6,0volts o motor controlado por um pequeno circuito irá consumir o necessário para entregar os 15kgf, essa força só será menor se o servo for projetado para trabalhar com tensão menor, por exemplo 4,8volts, mas é o seu circuito que identifica a tensão aplicada e seu consumo é em função desta, isso devido a alimentação deste motor ser por pulsos de tensão, não dá para alimentar com uma tensão constante pois o servo não irá parar aonde eu quero. Então é só imaginar como eu vou variar a corrente em frações de segundos? não tem como, o consumo será sempre o máximo, claro que existe um milionésimo de fração de segundo para ele chegar ao seu máximo, mas a questão é que sempre será entregue o maximo de corrente e por consequente o torque sempre será o indicado, pelo menos teoricamente.
Em resumo, se colocar um servo de 15kgf, pode ter certeza que ele ira entregar os 15kgf, ou perto disso.

modelo, da uma olhada nesse servo aqui
http://www.hobbyking.com/hobbycity/stor ... c_42g.html

é um pouco mais forte do que vc indicou, e não vai sobrecarragar seu conjunto. Coloca umas fotos do seu carro, principalmente do servo e do conjunto da direção assim podemos ajudar melhor.
Red Baron
Alvinho
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Alvinho »

Galera,

Aproveito o tópico sobre dúvida de servo para tirar uma.
Meu servo tinha folga no braço, é mínima, mas tem folga sim. Trata-se de um futaba 3003. Ai ouvi falar do 3004 que era bom e pá, que tinha rolamento e que custava quase o dobro, pensei pra mim, esse deve ser o bom. Comprei ele, é bom, mas tem a mesma folga. há algum servo (3kg) que quando ta parado em uma posição ele fique PARADO NA POSIÇÃO?

A folga é a seguinte, quando o servo ta parado no ponto morto (no meio), voce consegue mexer levemente na inclinação dele antes que o mesmo comece a fazer força contrária.

Se necessário posto um vídeo aqui da folga.

Abraço

Álvaro
Fala aí.. agora a pista do conesul fica um pouco menos segura :)
LeossRamos

Mensagem por LeossRamos »

Sem querer fugir do assunto do tópico mas é para uma boa causa.

Se quiser depois dar umas voltas la autódromo quando o carro estiver ok

Dá uma passada em

http://www.rcmasters.com.br//viewtopic. ... 38#p401738

Abç!
Modelo

Mensagem por Modelo »

Bom, estou colocando (nao sei se vai dar certo) as fotos do meu carro e a foto do servo antigo... lembrando que o servo esta desmontado...
Eu agora entendi um pouco como funciona o torque, no caso do freio por exemplo eu vejo que meu carro quando esta mais rapido e eu freio ele nao trava as rodas mesmo estando na terra, sera que eh por causa de pouco torque do servo? Quero comprar servos para aceleracao e para a direcao... ambos analogicos e com um torque rasoavel... nao vou em competicoes e nao vou dar saltos... apenas diversao...
nao sei se vai aparecer as fotos mas os links sao:
http://imageshack.us/photo/my-images/707/dsc00358n.jpg
http://imageshack.us/photo/my-images/171/dsc00359ik.jpg
http://imageshack.us/photo/my-images/823/dsc00360s.jpg
http://imageshack.us/photo/my-images/508/dsc00361do.jpg

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

hmnvieira escreveu:
abib escreveu:3. O torque só será usado se eu carro pedir. Se seu sistema pede 3Kg e um servo de 3Kg dá conta, colocar um servo de 15Kg vai fazer ele consumir apenas os 3Kg...
abib, você ta confundindo amperagem com torque, um motor irá consumir determinada amperagem conforme for solicitado, agora torque é unidade de força e os servos entregam essa força através de um conjunto composto por motor mais ums caixa de redução composta por várias pequenas engrenagens. Então quando você alimenta, por exemplo, determinado servo com uma tensão de 6,0volts o motor controlado por um pequeno circuito irá consumir o necessário para entregar os 15kgf, essa força só será menor se o servo for projetado para trabalhar com tensão menor, por exemplo 4,8volts, mas é o seu circuito que identifica a tensão aplicada e seu consumo é em função desta, isso devido a alimentação deste motor ser por pulsos de tensão, não dá para alimentar com uma tensão constante pois o servo não irá parar aonde eu quero. Então é só imaginar como eu vou variar a corrente em frações de segundos? não tem como, o consumo será sempre o máximo, claro que existe um milionésimo de fração de segundo para ele chegar ao seu máximo, mas a questão é que sempre será entregue o maximo de corrente e por consequente o torque sempre será o indicado, pelo menos teoricamente.
Em resumo, se colocar um servo de 15kgf, pode ter certeza que ele ira entregar os 15kgf, ou perto disso.

modelo, da uma olhada nesse servo aqui
http://www.hobbyking.com/hobbycity/stor ... c_42g.html

é um pouco mais forte do que vc indicou, e não vai sobrecarragar seu conjunto. Coloca umas fotos do seu carro, principalmente do servo e do conjunto da direção assim podemos ajudar melhor.
EM linhas gerais,
Corrente=torque
Tensão=velocidade
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Modelo escreveu:Bom, estou colocando (nao sei se vai dar certo) as fotos do meu carro e a foto do servo antigo... lembrando que o servo esta desmontado...
Eu agora entendi um pouco como funciona o torque, no caso do freio por exemplo eu vejo que meu carro quando esta mais rapido e eu freio ele nao trava as rodas mesmo estando na terra, sera que eh por causa de pouco torque do servo? Quero comprar servos para aceleracao e para a direcao... ambos analogicos e com um torque rasoavel... nao vou em competicoes e nao vou dar saltos... apenas diversao...
nao sei se vai aparecer as fotos mas os links sao:
http://imageshack.us/photo/my-images/707/dsc00358n.jpg
http://imageshack.us/photo/my-images/171/dsc00359ik.jpg
http://imageshack.us/photo/my-images/823/dsc00360s.jpg
http://imageshack.us/photo/my-images/508/dsc00361do.jpg

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Qualquer servo de pelo menos 6kg já lhe servirá, é um buggy 1/10 pequeno e leve, procure se possível com engrenagens de metal..
Como pode ver esses teus servos originais são genéricos, nem etiqueta de fabricante possui..
Modelo

Mensagem por Modelo »

Aaa... valeu. Galera pela ajuda...vvou procurar entao servos com estas especificacoes... e analogico para nao gastar mta energia...dependendo do valor eu vo dar uma olhada nas baterias de NiMh...pois os cuidados com esse tipo de baterias sao menores que a lipo....
Obrigado pelas dicas! Vou participar mais do forum agora..
Modelo

Mensagem por Modelo »

Acabei de comprar pela amain o Futaba s3305... Achei muita gente falando bem dele... primeira vez que comprei de fora e vamos ver se consigo fazer tudo certo... hehehe
vitor_oliveira727

Mensagem por vitor_oliveira727 »

galera alguem de vcs tem algum servo que não preste mais, so para jogar fora estou precisando para tirar o fio e o motor dele ?????
obrigado !!!!!
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

vitor_oliveira727 escreveu:galera alguem de vcs tem algum servo que não preste mais, so para jogar fora estou precisando para tirar o fio e o motor dele ?????
obrigado !!!!!
Cara, posta o tamanho do motor, dependendo do fabricante o tamanho muda...
vitor_oliveira727

Mensagem por vitor_oliveira727 »

é pra esse servo ai mach S3003 Servo Futaba standard !!!!!!!
marcosbaraldi

Mensagem por marcosbaraldi »

Qual seria o servo para este carro 1/16?
http://www.hobbyking.com/hobbycity/stor ... ystem.html
O meu começou a estralar e virar todo para uma direção somente.
Ele vem sem etiqueta nenhuma, e pós desmontar e verificar se eram engrenagens e não constatar nada, liguei ele no radio e o motor está travado e esquenta muito.
suasas medidas são: 31x22X12 e pinhão de 4,5mm (menor que os servos de 9g da hobbyking).
Responder

Voltar para “Rádio”