Posso encurtar os 3 cabos que ligam ESC e MOTOR Brushless?
Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach, Pimpolho
-
Ivan
- Piloto Racer

- Contato:
Posso encurtar os 3 cabos que ligam ESC e MOTOR Brushless?
Comprei um monster truck elétrico da TT, o MT4-G3 que vem com combo de 2000kv Brushless da ACE. Esteticamente fica muito feio pois tem cabos longos entre o motor e esc presos com fita Herman sendo que a posição deles é bem próxima. Já ouvi gente dizendo que não se pode encurtar esses cabos pois afeta o timing e os Kvs, mas antes desse carro tinha um RC8T com combo tekin 2000kv. O combo da tekin vem sem soldas e normalmente soldamos no tamanho que nos interessa e nunca encontrei no manual da tekin, nenhuma recomendação a respeito do comprimento desse cabo. Ou seja, pelo combo da tekin eu entendo que não há complicações em função desse comprimento, mas alguém sabe algo a respeito?
Agraeço a ajuda...
Agraeço a ajuda...
- EduardoNX4
- Piloto Advanced

- Contato:
Re: Posso encurtar os 3 cabos que ligam ESC e MOTOR Brushles
O comprimento dos fios não influencia em nada.
Principalmente se for tipo os Tekin, que vem tudo desmontado.
Pode encurtar sem problema nenhum, so toma cuidado pra não deixar curto demais, para não ficar esticados e ficar esforçando as soldas e tambem para facilitar a manutenção. Deixa os fios com um pouco de sobra.
Pode encurtar sem problema nenhum, so toma cuidado pra não deixar curto demais, para não ficar esticados e ficar esforçando as soldas e tambem para facilitar a manutenção. Deixa os fios com um pouco de sobra.
Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....
-
Ivan
- Piloto Racer

- Contato:
Obrigado Eduardo...eu imaginava. É que tem gente que gosta de transformar pouca informação em lenda...rs rs rs...vira tudo folclore...EduardoNX4 escreveu:O comprimento dos fios não influencia em nada.
VAleu
- jpzulian
- Piloto Advanced

Re: Posso encurtar os 3 cabos que ligam ESC e MOTOR Brushless?
Ivan, inclusive já li manuais de combos dizendo para deixar os cabos mais curtos possíveis.
No meu MT4 não diminuí não. Só tirei aquele tie wrap que veio nele, e prendi os cabos de um jeito "melhor".
Mas se quiser diminuir( não acho que compensa o trabalho), sem problemas.
No meu MT4 não diminuí não. Só tirei aquele tie wrap que veio nele, e prendi os cabos de um jeito "melhor".

-
Ivan
- Piloto Racer

- Contato:
Eu diminui, mas já me arrependi, rs rs rs. Esteticamente melhorou muito, mas o motor ficou meio estranho. Na saida, ele as vezes trepida demais (como se fosse um motor glow engasgando). Depois que embala vc nem sente, mas na saida...e as vezes...ele engasga. Parece que em ingles isso se chama "cogging" dos motores brushless sem sensor. Realmente não faz sentido que encutar os cabos traga qualquer tipo de alteração, mas.... fiquei com a pulga atras da orelha. Como soldar esses cabos do motor foi muito difícil, pois eles são rigidos e com um banho de alguma coisa que não pega estanho por nada. Por isso ainda estou na esperança de que seja algo da qualidade da solda. Essa semana soldo com uma estação mais potente e confirmo isso. Se nao for, tenho que experimentar outro motor com o cabo no tamanho original e vem se realmente é meu motor... muito estranho...jpzulian escreveu:Ivan, inclusive já li manuais de combos dizendo para deixar os cabos mais curtos possíveis.
- mach
- Moderador

- Contato:
É cogging..
Bota no youtube q vc verá
Bota no youtube q vc verá
- EduardoNX4
- Piloto Advanced

- Contato:
Estranho seu motor ter ficado assim.
Sobre a dificuldade de soldar, acho que você não esta usando o "fluxo para solda".
É uma pastinha, parece uma graxa, é muito facil de usar, e so dar uma lambuzadinha nas pontas do fios, encaixar no terminal a ser soldado e esquentar, e depois estanhar.
E até gostoso de soldar, as soldas ficam impecaveis, depois que você aplica o fluxo o estanho se adere a conexão com muito facilidade.
Sobre a dificuldade de soldar, acho que você não esta usando o "fluxo para solda".
É uma pastinha, parece uma graxa, é muito facil de usar, e so dar uma lambuzadinha nas pontas do fios, encaixar no terminal a ser soldado e esquentar, e depois estanhar.
E até gostoso de soldar, as soldas ficam impecaveis, depois que você aplica o fluxo o estanho se adere a conexão com muito facilidade.
- EduardoNX4
- Piloto Advanced

- Contato:
Soldar os fios do Combo requer cuidado.
Tem que ser uma solda bem rapida, esses compontes são sensiveis a alta temperatura, principalmente os terminais dos ESC, o superaquecimento devido a dificuldade de soldar vai acabar danificando a placa do ESC.
O ideal é usar um ferro de solda de 60 a 80w e principalmente o uso da "pastinha de fluxo".
Tem que ser uma solda bem rapida, esses compontes são sensiveis a alta temperatura, principalmente os terminais dos ESC, o superaquecimento devido a dificuldade de soldar vai acabar danificando a placa do ESC.
O ideal é usar um ferro de solda de 60 a 80w e principalmente o uso da "pastinha de fluxo".
-
Ivan
- Piloto Racer

- Contato:
Isso tudo é usando pasta de solda sim. Eu já soldei muito...não sou nenhum expert em saldas, mas já fiz muito. MAs o cabo rígido tem algum tratamento que o estanho não pega. ficaparecendo bolinhas de mecúrio no chão. No Plug pega que é uma maavilha, ams nos cabos com muita dificuldade. Minha solda é de 60W. essa semana vou tenta com uma estação de um amigo, mas não sei se uma solda "meia boca" pode justificar ess comportamento do motor. Alguns gringos diziam que o corte dos cabos do motor podia afeta o Timing dele. Ví no manual que o ESC tem ajuste de Timing, mas só com o cartão de programação. Para que serve o ajuste de timing?EduardoNX4 escreveu:Soldar os fios do Combo requer cuidado.