Configuração/upgrades em Stampede: conversão para brushless.

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

MastterD
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Configuração/upgrades em Stampede: conversão para brushless.

Mensagem por MastterD »

Pessoal,

encomendei um combo brushless Velineon 3500 da Traxxas, pegarei amanhã. Tenho um Stampede XL-5, comprado dois anos atrás aproximadamente. Sempre utilizei o combo original brushed, o qual achei excelente: meu motor Titan 12T 550 está funcionando perfeitamente durante todo esse tempo. Usei muito: os pneus do carrinho já estão quase no ponto de serem trocados e o motor continua firme e forte. O estranho é que sempre me falaram que ele era horrível e queimaria rápido. Pois bem, não queimou e está perfeito. Mas creio que já está na hora de pegar algo um pouco mais forte.

Primeiramente, fiz os upgrades:
*Rolamentos selados em todas as rodas (veio com buchas);
*Wheelie bar original da Traxxas;
*Para-choques adaptados do E-Revo;
*Barra de reforço frontal em fibra de vidro, com pinos alongados e e-clips;
*Baterias LiPo Zippy 2S 4000mah 30C e carregador IMax B6.

Algo mais precisa ser mudado ou é só chegar e colocar o novo sistema brushless? O modelo em questão é o que já vem com todas as engrenagens da transmissão em metal, mas também com o rádio AM 27MHz. Seria recomendável trocar o rádio (me disseram que é mais por questão de segurança, já que o carrinho ficará muito mais rápido, e o que me preocupa é que já sofri com interferências por culpa desse rádio)?

Além disso, tenho dúvidas quanto às engrenagens. Tenho um pinhão de 19 dentes e um de 23 dentes. Eles são adequados? A spur gear é original de 90 dentes. O pinhão de 19 dentes ficaria muito reduzido? O de 23 dentes é suficiente? Algum deles forçaria o motor? Quero manter as temperaturas baixas, não quero preocupação. O carrinho anda a maior parte do tempo em piso de pedra, um pouco em terra/grama.

As baterias LiPo esquentam um pouco sendo utilizadas no atual combo brushed. Isso é normal? Elas possuem capacidade de descarga adequada para o combo Velineon? Tenho uma NiMH original também, 8.4V 3000mah, e ela esquenta muito, mas creio que para ela seja normal.

Também pensei em abaixar a bolha do carrinho. Como vocês já devem saber, ela é um pouco alta. Isso melhoraria em algo a estabilidade? Os postes Traxxas nº 3619 são compatíveis?

Por último, alguém poderia fornecer dicas de pneus novos?

Desde já agradeço.
pantcholino
Piloto Racer
Piloto Racer

Re: Configuração/upgrades em Stampede: conversão para brushl

Mensagem por pantcholino »

Bom..

Pleo pouco que vi vc ja modificou tanto esse carro !!! kkk

Vamos la

Quem disse que seu combo brushed era ruim so falou mer** .... Cada uma .....

Seu combo ATUAL suporta brushless sem necessidade de trocar o ESC ... Guarde o motor antigo e compre um novo velineon 3500 e o novo montante ... Vai sair bem mais barato.

As rodas/pneus recomendo as PROLINE ... procura as de 2.8" vai depender do tipo de terreno que vc vai andar ... Troque os HEX pra aluminio pois Stamepede e meio bruta com torque.. hehehe

Quanto ao radio ... pode continuar com o seu .. Afinal qse ninguém anda de AM e isso nao impede vc de andar ... A nao ser que vc queira um sistema mais atual com telemetria e tals !

Os pinhões/coroas ... veja no atual modelo as medidas originais ... e seja feliz aumentando ou diminuindo pra ter torque ou velocidade de acordo com seu gosto !

Eu particularmente gosto de NIMH por questões de custo e utilização simples.. Elas nao necessitam de tantos cuidados como as lipos

Eu cheguei a ter 18 baterias de nimh.... E usei elas por muito tempo !

Que as lipos são melhores e mais parrudas, isso e indiscutível .... Elas são a evolução das NIMH
Gosto mto delas ...Tenho ate tópicos falando delas ...

Baixar a bolha vc vai perder a principal característica que e ser monster !!!!!

Mais alguma coisa? hehehe FALEI PRA PORRA

Abços
MastterD
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por MastterD »

pantcholino escreveu:Bom..
Pleo pouco que vi vc ja modificou tanto esse carro !!! kkk
Vamos la
Quem disse que seu combo brushed era ruim so falou mer** .... Cada uma .....
Seu combo ATUAL suporta brushless sem necessidade de trocar o ESC ... Guarde o motor antigo e compre um novo velineon 3500 e o novo montante ... Vai sair bem mais barato.
As rodas/pneus recomendo as PROLINE ... procura as de 2.8" vai depender do tipo de terreno que vc vai andar ... Troque os HEX pra aluminio pois Stamepede e meio bruta com torque.. hehehe
Quanto ao radio ... pode continuar com o seu .. Afinal qse ninguém anda de AM e isso nao impede vc de andar ... A nao ser que vc queira um sistema mais atual com telemetria e tals !
Os pinhões/coroas ... veja no atual modelo as medidas originais ... e seja feliz aumentando ou diminuindo pra ter torque ou velocidade de acordo com seu gosto !
Eu particularmente gosto de NIMH por questões de custo e utilização simples.. Elas nao necessitam de tantos cuidados como as lipos
Eu cheguei a ter 18 baterias de nimh.... E usei elas por muito tempo !
Que as lipos são melhores e mais parrudas, isso e indiscutível .... Elas são a evolução das NIMH
Gosto mto delas ...Tenho ate tópicos falando delas ...
Baixar a bolha vc vai perder a principal característica que e ser monster !!!!!
Mais alguma coisa? hehehe FALEI PRA PORRA
Abços
Opa, agradeço pelo apoio.

Já peguei o combo novo. Agora estou com o ESC VXL-3S e o motor Velineon 3500kv. O meu ESC antigo era o XL-5 padrão, então ele não suportava brushless. Tive que comprar tudo mesmo.

O carrinho ficou BRUTAL com o combo novo, pelo menos eu achei, nunca tinha acelerado um brushless. A primeira acelerada já foi um susto enorme. O motor antigo parece um gatinho doméstico, enquanto o novo é um tigre enfurecido. :o

Estou usando a relação 19/86, original, mesmo. Me pareceu muito bom. Tem torque de sobra e a velocidade final deve estar por volta de 50km/h a 60km/h. Por mim está ótimo desse jeito. As baterias que estou usando são LiPo 2S (7.4V) 4000mah e uma NiMH 7 células (8.4V) 3000mah. Pensei em comprar uma bateria 3S, nem quero mais. O carrinho já está exagerado com a atual, nem quero pensar com uma 3S. Achei que tanto o ESC quanto o motor novos esquentam muito, pelo menos quando comparados aos do combo brushed antigo, mas andei lendo e isso parece normal.

Quanto ao rádio, nem faço ideia de como mexer com telemetria. Vou ver aqui por quanto eu conseguiria um TQi. Uma pergunta: esse rádio 2.4GHz original da Traxxas pega telemetria só no IOS ou no Android também?

O carrinho anda a maior parte do tempo em pedra e asfalto. Um pouco na grama e na terra. Eu queria pneus que durassem mais nesses pisos on road, mas que permitissem uso off road de vez em quando. Pensei nos Proline Trenchers... Que tal? E os Traxxas Anaconda (será que ficariam feios, são meio baixos?)? Queria algo mais estável e melhor em curvas. Meus pneus Talon estão quase lisos... :(

Quanto à bolha, pensei nisso mais pra ganhar estabilidade. Será que dá efeito? Mas a bolha da Pede parece um pouco alta, achei até que podia melhorar um pouco o visual...

Uma das coisas que adorei fazer no Hobby é modificar o carrinho... Comprei mais básico, vou deixando envenenado, modificando tanto performance quanto aparência. Hehe :twisted:

E pretendo personalizar ele bem mais...
MastterD
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por MastterD »

Andei pesquisando no Mercado Livre e encontrei esses coolers:

*Cooler para o ESC VXL-3S:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sc-vlx-_JM

*Cooler para o motor Velineon 3500:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... de-vxl-_JM

O cooler do ESC eu sei que é original e que funciona. Já esse cooler de motor eu nunca vi. Alguém já comprou esse ou algo parecido e poderia dizer se realmente funciona? Será que vale a pena? :?:

Depois de utilizar totalmente uma das baterias LiPo (não marquei o tempo, mas deve ter sido uns 25-30 minutos), observei que a temperatura da bateria estava bem baixa, só um pouco morna. O ESC estava bem quente, mas era possível colocar a mão sem problemas. O motor esquentou de um jeito que fica difícil até mesmo encostar nele. Isso é normal?
ueigrr
Piloto
Piloto

Mensagem por ueigrr »

Cara, primeira coisa. COMPRA UM TERMOMETRO!
segunda coisa, testa o cooler do motor , e meça a temperatura com o termômetro, se ainda estiver alta mude a relação diminua o tamanho do pião.
Jammin X2crt. Brushless
MastterD
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por MastterD »

ueigrr escreveu:Cara, primeira coisa. COMPRA UM TERMOMETRO!
segunda coisa, testa o cooler do motor , e meça a temperatura com o termômetro, se ainda estiver alta mude a relação diminua o tamanho do pião.
Vou comprar o termômetro logo.

Não tenho nenhum dos coolers, a dúvida é justamente saber se valem a pena e realmente fazem um efeito razoável.
pantcholino
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por pantcholino »

Entao

Na verdade os cooler tem eficiência de algo em torno de 30%.... Tê-los e por pura precaução.
Outro detalhe e que os cooler não são Waterproofs.... Tomem cuidado pois eles odeiam pedrinhas

Os combos tem que andar dentro dos limites ... Senao queima mesmo !

Como sempre tenho em mente ... Cooler e precaução

Abços
Responder

Voltar para “Elétricos”