Página 1 de 1

Dúvida sobre Carregamento Lipo

Enviado: 24 Fev 2015, 19:44
por JokerPow
Boa noite,

Tenho um carregador (HobbyKing ECO 6-10 Balance Charger 200W) e tenho algumas dúvidas. Queria saber qual o procedimento certo para carregar/balancear as baterias lipo. Carrego por duas horas a 0.5 Amp, isso porque estava configurado um cut-off em 120 minutos, neste caso as celulas das baterias ficavam com 3.9v cada dependendo da baterias, gostaria de saber se essa voltagem é a recomendada? Gostaria de saber também se existe como programar para o carregador encerragar os ciclos assim que atigissem uma determinada voltagem por célula? Assim me parece muito mais adequado do que os cut-offs de temperatura, tempo ou MAH.

Valeu!

Re: Dúvida sobre Carregamento Lipo

Enviado: 24 Fev 2015, 20:40
por Federal_40
Esse time de 120 min. pode desligar,pelo que vi esse carregador alarma e para de carregar quando atinge a voltagem por célula de 4,20V.Agora para carregar o recomendado é de até 1C ou seja se a sua bateria for de 5.000 “mAh” você poderia carregar até 5 A,eu sempre carrego a 2,5A .No youtube a vários videos sobre esse carregador,recomendo dar uma olhada e ler bastante sobre carregamento de lipo aqui no fórum.
Abraços.

Re: Dúvida sobre Carregamento Lipo

Enviado: 24 Fev 2015, 20:46
por JokerPow
Legal Federal,

Então esse carregador para de enviar corrente quando as células atingem 4,2v cada uma?
No caso das minhas baterias 2S devo deixar a voltagem chegar até os 8,4v mesmo?
Não lembro onde li que 4,2v seria a voltagem máxima e que não é recomendado carregar até esse limite, confere?
Vi que é de SJC, sou de Pinda, estamos relativamente perto.

Valeu!

Re: Dúvida sobre Carregamento Lipo

Enviado: 24 Fev 2015, 20:58
por Federal_40
Sim,somos vizinhos he he
Todas as lipos quando estão 100% carregadas a voltagem fica em 4,20.A maioria dos carregadores inteligentes carregam até esse limite e param de carregar o seu não deve ser diferente,mas é bom ficar monitorando.

Re: Dúvida sobre Carregamento Lipo

Enviado: 25 Fev 2015, 06:54
por Abib
Lembrando que deve-se carregar as baterias APENAS quando for utiliza-la. Não se deve guardar baterias carregadas ao máximo. Neste caso, deve-se usar a opção STORAGE do carregador.

E cuidado, Carregar baterias de LiPo é o diferente de carregar baterias NiMH ou NiCd. Enquanto nas de Niquel, a tensão e corrente é constante durante toda a carga, nas LiPos a corrente é máxima e tensão crescente no início. Quanto a tensão chega no seu valor máximo, a corrente diminui até zero, o que indica que a carga foi completada.