Dicas para comprar um usado. O que olhar p/ ver se está bom?

Qualquer assunto sobre carros on-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: gligoco, mach, pixelman, Abib, gbatistela, Pimpolho

ultrarox

Dicas para comprar um usado. O que olhar p/ ver se está bom?

Mensagem por ultrarox »

estou pra comprar um carro usado, e queria saber o que é importante olhar no carro para me certificar que está bom ? (macetes e outros)..
em média um tanquinho de combustivel da pra andar + - quanto tempo ?
e as pilhas que vao no radio e no servo, duram bastante? ou tenque carregar toda vez que for andar? sao 12 né?

Valeu!

EDIT: é um duratrax gp2..
m4rc3lo_sp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Dicas para comprar um usado. O que olhar p/ ver se está bom?

Mensagem por m4rc3lo_sp »

Um tanque dura uns 10 minutos, sao 12 pilhas sim... hmm verifique por folgas nas correias e rodas, a compressao do motor (o recoil, cordinha da partida, nao deve virar tao facil... e se você virar na mao o volante [primeira peça que sai do motor, que gira quando puxa o recoil] deve ser bem duro)
Pilhas recarregaveis, provavelmente vc tera de carregar todo final de semana

Procure tambem outros chassis, o gp2 tem um problema eu acredito, de desregular muito facil.. você faz um setup um ajuste de performance e ele eh perdido no chassis
Imagem
Lucas_TN
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Dicas para comprar um usado. O que olhar p/ ver se está

Mensagem por Lucas_TN »

Esse problema de gp2 desregular nao tem nada a ver , pois tenho um e nao acontece isso , e estou vendendo ele tbm.
guh_gustavu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por guh_gustavu »

gp2 e um otimo carro
como o lucas disse n tem problema de desrregulagem n
tenho um gp2 tem uns tempo jah e ate agr estou super satisfeito
bomsev
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por bomsev »

O tanque de 75ml dura uns 4~8 minutos, depende da regulagem da carburação, do tipo de combustível, etc.

As pilhas do receptor e do transmissor, se forem alcalinas 1,5V (4+8=12) duram bastante. A duração das recarregáveis (1,2V) depende muito da amperagem, mas no geral entre 30 minutos e 1 hora.

O que verificar no carro? Complicado hein.
Eu olharia o seguinte: Limpeza do carro... se o carro estiver limpo é um bom sinal que o dono era cuidadoso... veja a aparência geral do carro, veja se o chassis não está muito arranhado ou empenado.

As peças que mais sofrem desgaste são pinhões, coroas, correias, polias e enbreagens. Se o carro for usado, provavelmente vc terá que substituir, mas se quiser gastar menos, verifique as condições desses itens. As vezes vale mais a pena comprar um novo do que um usado que necessite trocar tudo.

Folgas são complicadas de detectar quando vc não conhece o carro, mas se vc tiver alguma experiência irá perceber se são folgas normais ou se as peças estão desgastadas.

A condição dos rolamentos é difícil de avaliar, a menos que vc desmonte o carro. Rode com ele sem ligar o motor e veja se não está travado ou com ruído.

O motor é um dos itens mais difíceis de se avaliar, a menos que vc tenha conhecimento. Se ele tiver sem compressão, a rodinha que fica ligada ao eixo (fácil de visualizar olhando o carro por baixo) deve oferecer uma boa resistência ao giro, se girar fácil o motor já era. Trocar camisa/pistão/biela é rápido e simples, o motor fica novo, mas não é barato.

Tente dar uma voltinha com o carro antes, peça para o dono ligar ele na sua frente, pergunte bastante. Se vc for comprar sem ver o carro, ficará ainda mais difícil.

Pra iniciante eu prefiro recomendar carros novos, mas nem sempre se tem grana suficiente pra um novo. Se comprares um usado, peça para alguém que tenha mais conhecimento dar uma avaliada melhor. O importante é vc começar com o hobby e com o tempo vc saberá avaliar o que vale a pena ou não.

Boa sorte na sua compra e seja bem vindo ao hobby!
Editado pela última vez por bomsev em 11 Jul 2007, 14:29, em um total de 2 vezes.
WENDEL
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por WENDEL »

Ultrarox, a minha opinião seria comprar um novo, pois assim vc eliminaria qq problema desgaste. Acredito q a melhor coisa a se fazer seria pesquisar preços por aí...verifique a diferença de um auto novo e usado, pois compensa pagar um pouco mais e ter um carro zero, não desmerecendo os usados, pois existem vários carros super conservados por aí...
T + Team - Kyosho
denis.roschel
Moderador
Moderador

Mensagem por denis.roschel »

na minha opinião, se for comprar usado, que seja um Pró-12. RTR acho melhor pegar novo mesmo, e dê preferência um FW05...Vai te poupar muita dor de cabeça...
ultrarox

Mensagem por ultrarox »

um novo realmente sem chance.. me interessei nele pq está num preço legal..
mais umas perguntas:
as pilhas do radio duram entre 30 min - 1 hora? e são 12 só no radio? e mais quantas no carro? (isso não entendi mto bem)
o tanque de 75ml dura 10 min.. só? :/
e com o carburador regulado para drift, dura mto menos do que isso?
(carrinho beberrão hem..)

aqui na minha cidade 1 litro de combustivel ta 20 reais..
m4rc3lo_sp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por m4rc3lo_sp »

são 8 no radio transmissor e 4 no radio receptor! hahaha 8 na mao 4 no carro
a autonomia é essa mesmo, mas bringando uns 4 tanques ja deu pra se divertir bem... 300 ml de um galão de 3,6L ta sussa =]
Imagem
ultrarox

Mensagem por ultrarox »

o ideal intao é ter 2 jogos de pilhas recarregaveis né..
em média custa quanto um joguinho de 4 pilhas recarregaveis ?
wagnerrs
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por wagnerrs »

Ja tive 2 GP2 e o carro é muito bom, só cuidar bem (sempre limpar e lubrificar) os DIF.
Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411
ultrarox

Mensagem por ultrarox »

wagnerrs escreveu:Ja tive 2 GP2 e o carro é muito bom, só cuidar bem (sempre limpar e lubrificar) os DIF.
eu tava lendo ali, que é bom limpar o carro sempre depois de andar, no que seria essa limpesa? abrir o motor todo limpar??
ah, tava vendo tambem, para que serve a caixa de partida?

valeu
Mello
Piloto
Piloto
Contato:

Mensagem por Mello »

ultrarox escreveu:
wagnerrs escreveu:Ja tive 2 GP2 e o carro é muito bom, só cuidar bem (sempre limpar e lubrificar) os DIF.
eu tava lendo ali, que é bom limpar o carro sempre depois de andar, no que seria essa limpesa? abrir o motor todo limpar??
ah, tava vendo tambem, para que serve a caixa de partida?

valeu
Caixa de partida é para ligar motores sem recoil, o GP2 e FW05 vem com recoil, entao por eqto vc nao precisa gastar com isso.

[]'s
Luis Mello
Joinville/SC

http://www.viciohobby.com.br
wagnerrs
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por wagnerrs »

Acho que eu escrevi num outro tópico para o cara comprar uma caixa de partida se ele poude-se, no caso dele ele tinha quebrado o recoil.

Como eu falei, SE PUDER, compra uma que vale a pena.

Eu falei sobre a limpeza dos diferencias do GP2, tem gente que não limpa e quer que o dif não afrouxe.

Depois de andar, tira o DIF, com cuidado para não perder as microesferas, limpa bem (eu usava escova de dente com detergente), tirando as pedrinhas, depois da uma lubrificada (não em excesso porque pode grudar mais pedrinhas na proxima vez que andar). Tem uma graxinha branca que é bom para lubrificar.

Eu bloquei o dianteiro com bonder,e sempre fazia a limpeza no trazeiro, nunca mais tive problema nos DIF do GP2.
Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411
ultrarox

Mensagem por ultrarox »

hm.. com o carro na mão e com o tempo vou aprendendo mais.. falando assim, nao conheco mto bem os nomes.. tenho que ler mais sobre.. hehehe
Responder

Voltar para “On-road”