iranesp escreveu:Seria legal se isso fosse algo com alguma segurança técnica, pois tem muita gente aqui no forum que não andam em pista e sim locais abertos com outras pessoas novas que não fazem nem idéia de que isso influencia na brincadeira e acaba dando M@#$% em locais aberto.ReDz escreveu:nao entendi muito essi negocio de troca os cristais e ficar numa frequencia proxima!
como isso acontece? e qual a possibilidade de te uma interferencia? muito possivel ou pouco provavel??
abraçoO!
Fiquei curioso com sua pergunta Redz, eu infelizmente não entendi muito bem esse negócio de troca, uma vez q cristais não possuem polaridade para mim a troca entre RX e TX não fariam diferença alguma...
Abraços.
Dentro dos radios e receptores podem existir "sistemas" chamados PRESCALER (De acordo com a wikipedia: Prescaler é um dispositivo eletrônico que reduz uma freqüência por um fator pre-determinado. Por exemplo, converte um sinal de 1 MHz em um sinal de 100kHz (gradua a freqüência por um fator de 10).), ou seja, ele pega a frequencia do cristal e divide ou multiplica pelo necessario, as vezes o calculo nao preciso, sendo assim se usa cristais com valores quebrados para que na multiplicação e/ou divisão seja alcançado o valor desejado.
O receptor e o transmissor funcionam de formas diferentes, sendo assim sao usados calculos diferentes, entao para "casar" os 2 sistemas se usa cristais de frequencias diferentes, você trocando o tx pelo rx você tem o mesmo efeito de trocar o par de cristal pois você acaba alterando "a matematica" da coisa e sua frequencia sera acima ou abaixo do que era para ser (só Deus sabe qual vai ser
Deu pra entender mais ou menos?
Qualquer coisa tento explicar melhor.
Abraço!