Dar a partida

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

kaabah

Dar a partida

Mensagem por kaabah »

Olá pessoal...

esse fim de semana vou ligar meu modelo pela primeira vez... já estudei as regulagens do motor e vou tentar fazer-la... Agora, alguem sabe de algum artigo ou o pessoal aí mesmo poderia ajudar, qual a sequencia de coisas que tem que fazer pra ligar o carro. O acendedor de velas? que horas coloco? Desde o momento que coloco o carrinho pra puxar o recoil, o que devo fazer?

abracao pessoal!
AngelBR
Piloto Racer
Piloto Racer

Re: Dar a partida

Mensagem por AngelBR »

Bom...

Liga o receptor, liga o radio, deixa o trim um pouco mais alto, aperte o botao do tanque para mandar combustivel, quando chegar no carburador, acelere tudo no radio, e bombe mais 2 vezes o combustivel e solte o acelerador. Coloque o aquecedor de vela, trave na posiçao, segure o carrinho com a mao esquerda ( caso seja destro ) coloque o pé direito na frente do carrinho, com a mao direitta puxe o recoil, porem segure bem o carrinho com a mao esquerda ( nao segure em peça fragil ) vai demorar um pouco para ligar, vai ser bem duro de puxar o recoil, o carrinho vai querer vim junto... alcalma, segura e vai puxando... se nao ligar, bomba mais um pouco de combustivel, e vai puxando a corda até ligar....

Quando ligar, vai estar um pouco acelerado, não assuste, mantenha seu pé na frente do carrinho, espere algum tempo e retire o aquecedor de vela, e deixa seu carrinho suspenso em algo para deixar as rodas livres, e deixa queimar o tanque, ( rodando um pouco acelerado ( nao muito ).) queime uns 7 tanques assim.. dps vai andar na rua, pegue leve, passeia apenas, e vai aumentando o ritimo d epouco em pouco, intercala umas esticadas.... apos uns 10 a 13 tanques, afine seu motor, estica ate dar falta, dimiui um pouco, estica novamente, se não der falta OK...

Engorde um pouco seu r/c para presevar o motor, observe a fumaça da pipa, tem que estar bem branca...

bom basicamente é isso que eu fiz;;;)
adelcios
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por adelcios »

Faltou dizer que se ele rodar 7 tanques assim , sem ventilação , carro parado, ele vai pode torrar o motor !

Não é aconselhavel deixar o as rodas suspensas assim e acelerar, existem varias maneiras , até a parte de ligar o motor tá 10, mais o restante!!!
Tem varias maneiras, aqui no forum tem um tutorial de como amaciar, o principal ,ainda mais que vc não conhece direito o seu automodelo é temperatura, carro parado , acelerando e parando , 7 tanques,,,, acho que vai dar bode !
leia isso
http://www.rcmasters.com.br/index.php?n ... cle&sid=56
[Serpent 960FD ]
[Agora de JP ]
[M11 /Spektrum ]
[ERG-VZ]
kaabah

Mensagem por kaabah »

Algumas dúvidas:

- O que é o trim?
- Esse botão do tanque seria o que?

Ja vi umas pessoas fechando com o dedo a saida da pipa. Para que serve isso?

Gostaria de agradecer a ajuda do pessoal... :idea:
SethOZ
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por SethOZ »

Qual o modelo do seu carro??? Tem alguns tanques que possuem um que botão bombeia o combustível para dentro do carburador. Se no seu carro não tem....tampe a saída da pipa e gire o motor (com o recoil ou na mesa de partida) para bombear o combustível....lembre-se de deixar entrar um pouco dentro do cabura.

Existe o trim para acelerador/freio e para a direção...serve para vc regular a posição dos servos, ou seja, vc pode deixar o trim do acelerador regulado para manter o carro um pouco acelerado e assim facilitar a partida.....claro depois de vc bombear combustível e colocar o aquecedor de velas....

[]´s
kaabah

Mensagem por kaabah »

isso... esse trim do acelarador tb tenho uma duvida, hehehe (mais uma né?!)

Tem um "engate" que liga o servo do acelarador ao motor, que ao momento que acelera ele puxa e volta para posicao uma "chavinha" que controla a abertura pra entrada de combustivel. Com o servo do acelerador em seu estado de repouso, essa chave deve ficar completamente fechada? ou não?

Espero que entendam o que estou tentando explicar... :roll:
adelcios
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por adelcios »

Não , o normal é ficar de 1 á 2 mm , qual o seu carro ?
È essa abertura no carburador que fara a "lenta " do seu carro !
[Serpent 960FD ]
[Agora de JP ]
[M11 /Spektrum ]
[ERG-VZ]
kaabah

Mensagem por kaabah »

São 2 modelos... um Avenger e um Xsara...

Acho que o Xsara ele fala a regulagem do trim na revista... o avenger que eu tenho que ver direito...
SethOZ
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por SethOZ »

Na verdade essa regulagem não é feita no trim....até pode, mas o correto é utilizar o parafuso para isso, normalmente localizado atrás do carburador....

[]´s
Ramiel
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Ramiel »

Não deve ficar totalmente fechada, senão o carro morre. Pra isso q serve o parafuso de lenta, pra deixar o minimo aberto pra manter o motor ligado.
E o "engate" faz parte do servo. Qual o carrinho q vc comprou?
Ramiel
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Ramiel »

Então cara, se preocupe com a lenta depois, primeiro faz o carrinho ligar. Deixe um pouco acelerado como o pessoal disse. Vc achou o botão pra bombear combustível?
adelcios
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por adelcios »

kaabah escreveu:São 2 modelos... um Avenger e um Xsara...

Acho que o Xsara ele fala a regulagem do trim na revista... o avenger que eu tenho que ver direito...
Vc precisa ir aos poucos , vamos pegar o Xsara que vc tem certeza ser um, ele vem com um motor pro15 da thunder tiger!

Primeiro vc precisa seguir os passos da revista para colocação do horn no servo !

Acelere o carro e gire lentamente a lenta no sentido horario , gire 1/4 de volta por vez !
Solte o acelerador e verifique se abertura de ar tem no minimo 1á2mm
Certifique-se que o trim não estaja virado ao maximo !

Vá repetindo isso até vc ter essa medida !

Depois , gire a agulha de alta sentindo horario até fechar toda ela , com cuidado ou pode danificala , não aperte muito !
Desse ponto volte duas voltas e meia , sentido anti-horario !

Esse é o basicão para vc dar partida e ter um lenta , pode estar alta, depois em funcionamento vc vai abaixando ela !

Faça o combustivel chegar até a entrada no carburador mostrado na foto ,Coloque o aquecedor de velas e puxe o recoil !
Anexos
s5036394.jpg
s5036394.jpg (29.91 KiB) Exibido 1352 vezes
[Serpent 960FD ]
[Agora de JP ]
[M11 /Spektrum ]
[ERG-VZ]
kaabah

Mensagem por kaabah »

é acho que ja estou entendendo as coisas... Acredito que esse tópico vai ajudar muito mais gente... :wink:

Amanhã quando for fazer os testes vou colocando minhas dúvidas aqui, mas acho que com essa explicação que o pessoal deu aí vai ser bem tranquilo!

Tomara que eu consiga!!! hehehehe

:idea:
kaabah

Mensagem por kaabah »

Fala pessoal...

Consegui ligar o bicho!!! hehehehe... Algumas dúvidas ainda persistem:

1) Consegui fazer o carro ligar com ele acelerado um pouco, se o servo ficasse na posição normal ele não ligava. O que pode ser?

2) Ao conseguir ligar, quando eu tirava o aquecedor de vela o motor parecia perder um pouco de rotação e se, novamente eu não o deixasse um pouco acelerado, ele morria, as vezes morria mesmo estando acelerado?

3) Estava saindo muito "combústivel" na pipa. Isso é má regulagem da agulha alta?

Na verdade só consegui ligar, mas não andei. Havia algum erro na montagem do mancal que saia do conjunto onde fica o freio e ia para o diferencial traseiro. Ele não girava o mancal e assim o carro não saia do lugar. Alguem tambem sabe o que pode ser isso?

No mais galera, depois de tentar algumas vezes, o carro estava em pleno funcionamento. Vamos ver se corrijo essa falha e faço-o andar!

:idea:
Lucas_TN
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Lucas_TN »

ele estya soltando mto combustivel pq esta em processo de amaciamento le esta gordo vc deve ver no manuel qtos tanques vc deve amaciar para depois ir afinando o carro , nao afine muito.

vc tem q acelerar ele para pegar neh , tape a pipa e puxe a corda umas 4 vezes ai bota o aquecedor de vela e pronto!isso sempre da certo no meu!

espero ter ajudado!
Responder

Voltar para “Motor”