Motor do Xsara instável, o que fazer?

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

bcm007
Piloto
Piloto

Motor do Xsara instável, o que fazer?

Mensagem por bcm007 »

Sou iniciante e tenho o Xsara da revista. Pedi ajuda ao rapaz da loja de modelismo da minha cidade e ele me falou que eu tenho que amaciar o motor da seguinte maneira: Queimar 2 tanques com o carro parado, 2 tanques com ele abaixo de meia aceleração e 2 tanques com meia aceleração dando umas esticadas. Quanto ao amaciamento, pelo que ví aqui no forum, tem diversas opniões de qual a melhor maneira.
Tenho várias dúvidas...

1 - Qual a melhor maneira de dar a partida? (Eu só consigo dar a partida da seguinte maneira: Tiro a mangueira do carburado pra sair todo o combustível dela pois tenho medo de afogar o motor, tampo a pipa com o dedo e dou umas bombadas para o combustível chegar no carburador, chegando lá, dou mais umas 3 bombadas pra entrar o combustível, aí coloco o aquecedor de velas e na primeira ou segunda vez ele pega. O problema é que sempre tô tirando a mangueira e tenho medo de que ela fique folgada.)

2 - O motor, no 1 tanque, estava acelerado demais. Ele ficava um tempinho ligado e depois engasgava e morria. Aí eu tinha que esperar esfriar pra fazer ele pegar de novo (até saiu fumaça pelo cabeçote mas eu apertei todo e parou de sair fumaça). No segundo tanque, ele tava acelerado e fui folgando a agulha de lenta. Daí ele ficou meio instável, ora ele fica acelerado, ora ele normal, depois engasga e morre. Pelo menos ele ficou mais tempo ligado!
Minha dúvida é, como ajustar ele? pois se eu folgar a agulha de lenta fica difícil de dar a partida.
É normal essa instabilidade no amaciamento? Será que depois fica normal ou tenho que ajustá-lo desde agora?

Obs.: Tanto pra dar a partida qto deixando ele ligado, eu não acelerei o carro. Só acelerei com ele ligado poucas vezes pra ver se a instabilidade sumia mas não deu certo.
adelcios
Piloto Racer
Piloto Racer

Re: Motor do Xsara instável, o que fazer?

Mensagem por adelcios »

bcm007 escreveu:Sou iniciante e tenho o Xsara da revista. Pedi ajuda ao rapaz da loja de modelismo da minha cidade e ele me falou que eu tenho que amaciar o motor da seguinte maneira Queimar 2 tanques com o carro parado, 2 tanques com ele abaixo de meia aceleração e 2 tanques com meia aceleração dando umas esticadas. Quanto ao amaciamento, pelo que ví aqui no forum, tem diversas opniões de qual a melhor maneira.
Tenho várias dúvidas...

1 - Qual a melhor maneira de dar a partida? (Eu só consigo dar a partida da seguinte maneira Tiro a mangueira do carburado pra sair todo o combustível dela pois tenho medo de afogar o motor, tampo a pipa com o dedo e dou umas bombadas para o combustível chegar no carburador, chegando lá, dou mais umas 3 bombadas pra entrar o combustível, aí coloco o aquecedor de velas e na primeira ou segunda vez ele pega. O problema é que sempre tô tirando a mangueira e tenho medo de que ela fique folgada.)

2 - O motor, no 1 tanque, estava acelerado demais. Ele ficava um tempinho ligado e depois engasgava e morria. Aí eu tinha que esperar esfriar pra fazer ele pegar de novo (até saiu fumaça pelo cabeçote mas eu apertei todo e parou de sair fumaça). No segundo tanque, ele tava acelerado e fui folgando a agulha de lenta. Daí ele ficou meio instável, ora ele fica acelerado, ora ele normal, depois engasga e morre. Pelo menos ele ficou mais tempo ligado!
Minha dúvida é, como ajustar ele? pois se eu folgar a agulha de lenta fica difícil de dar a partida.
É normal essa instabilidade no amaciamento? Será que depois fica normal ou tenho que ajustá-lo desde agora?

Obs. Tanto pra dar a partida qto deixando ele ligado, eu não acelerei o carro. Só acelerei com ele ligado poucas vezes pra ver se a instabilidade sumia mas não deu certo.
Sim é normal, o certo é vc AFINAR a regulagem depois do amacia-lo.
Funcionar o carro com ele parado tem que ter cuidado.. vc pode danificar o motor pois ele não esta sendo refrigerado corretamente ... por isso ele fica dificil de pegar... pois esta tão quente que antes do combustivel chegar até o cabeçote ele evapora ...Para evitar isso quando liga-lo parado coloque um ventilador soprando o motor, ajuda bem...

Amacie o motor com o carro andando ! , amacie com o combustivel que for utilizar sempre...`
Não é nescessario ficar tirando a mangueira do carburador ! o resto esta correto ...
Verifique as regulagem das agulhas !
[Serpent 960FD ]
[Agora de JP ]
[M11 /Spektrum ]
[ERG-VZ]
bcm007
Piloto
Piloto

Mensagem por bcm007 »

Hoje percebi que, na mangueira que vai do tanque para o carburador, está criando umas bolhas de ar. Isso é normal? Acho que a mangueira tá comprida e formando um arco, e por isso deve estar gerando o ar dentro dela. Falei besteira ou tenho realmente que cortar a mangueira?

Olhem a foto em anexo pra ver como está!
Anexos
bcm007_xsara.jpg
bcm007_xsara.jpg (22.53 KiB) Exibido 1797 vezes
adelcios
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por adelcios »

Na sua foto não deu para observar as bolhas , mais não é normal !!!
As bolhas de ar podem ser de vazamento na mangueira , entrada irregular de ar pelo niple do carburador, se elas começam do carburador pode ser desse niple, verifique se esta corretamento instalado !
Se eles começam após o motor quente, pode ser excesso de temperatura !!!

Quanto ao tamanho, a do carburado +ou- de 10 á 12 cm !
[Serpent 960FD ]
[Agora de JP ]
[M11 /Spektrum ]
[ERG-VZ]
bcm007
Piloto
Piloto

Mensagem por bcm007 »

Antes de dar a partida fica umas pequenas bolhas de ar nessa mangueira mas depois que funciona, elas somem. O motor ainda está instável e quando o motor esquenta (ainda tô amaciando o motor, segundo tanque, com ele parado) as bolhas aparecem no sentido contrário do fluxo de combustível. Daí ele fica com a aceleração irregular, engasga e morre.
Tô com 2,5 na agulha de alta, deixei a agulha de lenta com +ou- 1 mm aberta mas já folguei ela +ou- 1 1/2 volta pq o carro está com aceleração muito alta com ele parado. Eu queria regular o carburador e não tô conseguindo.
Aperto a agulha de lenta e folgo quantas voltas pra ele não ficar muito acelerado com o carro parado?
adelcios
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por adelcios »

E bem provavel que essas bolhas quando aparecem no sentindo anti-fluxo do combustivel, são sinais de excesso de temperatura, pois com certeza após morrer, ele deve ser dificil de pegar né ?

Outra coisa e a agulha de baixa esta com quantas voltas ???
[Serpent 960FD ]
[Agora de JP ]
[M11 /Spektrum ]
[ERG-VZ]
bcm007
Piloto
Piloto

Mensagem por bcm007 »

Realmente depois que esquenta fica difícil de pegar.
Sinceramente não sei mais com quantas voltas a agulha de lenta está agora. Para ter que deixar +ou- 1 mm aberta, eu tive que dar muitas voltas, tipo umas 4 ou 5. E depois folguei mais ou menos 1 1/2 volta.

O que vc me recomenda?
adelcios
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por adelcios »

Acho que vc esta confundinfo agulha de baixa com parafuso da lenta !!!!
Pelo que sei o x-sara tem um motor pro15-bx , ele possui 2 agulhas uma de alta e outra de baixa, mais o parafuso de lenta, aqule que tem uma mola !!!

O parafuso de baixa fica no centro do eixo , que faz a abertura do carburador !!!

Se vc olhar para o motor pelo lado onde fica o cardã do carro , verá que no centro do eixo que aciona o carburador existe um pequeno parafuso, ali é a agulha de baixa !!!
[Serpent 960FD ]
[Agora de JP ]
[M11 /Spektrum ]
[ERG-VZ]
bcm007
Piloto
Piloto

Mensagem por bcm007 »

Eu só mexi na agulha de alta e na agulha que tem uma mola. Essa outra eu nunca mexi não. Tem que mexer?
Quanats voltas dou em cada uma?
adelcios
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por adelcios »

veja ai seta azul agulha de baixa !!!
Anexos
e.jpg
e.jpg (118.37 KiB) Exibido 1782 vezes
[Serpent 960FD ]
[Agora de JP ]
[M11 /Spektrum ]
[ERG-VZ]
bcm007
Piloto
Piloto

Mensagem por bcm007 »

Nunca mexi nesse agulha. Quantas voltas dou nessas 3 agulhas pra amaciar o motor e ele não ficar instável e morrendo?
adelcios
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por adelcios »

Ela é a agulha de baixa , sem mexer nela vc não conseguira ter lenta adquada, mais lembre que lenta vc só tera com o motor amaciado!!!1
[Serpent 960FD ]
[Agora de JP ]
[M11 /Spektrum ]
[ERG-VZ]
bcm007
Piloto
Piloto

Mensagem por bcm007 »

Quantas voltas dou em cada agulha para que o motor não morra e eu possa amaciar ele sem problemas?
É um saco deixar ele um tempinho ligado e quando morre ter que esperar uns 10 minutos pra esfriar e ter que ligar de novo!!!
adelcios
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por adelcios »

Amacia ele andando !!!!
Deixe o usual, feche a alta e abra 2 1/2 voltas, fecha toda a baixa e abra uma 3 voltas , é o suficiente para amacia-lo, mais se continuar amaciar ele parado vc estará correndo um risco de danificar o motor, já que ele vem apresentando sinais de superaquecimento !!!!

Se vc não tiver termometro , coloque duas ou tres gosta de agua em cima do cabeçote, se elas evaporarem rapidamento sinal de super aquecimento!!!

O amaciamento consiste em fazer o motor funcinar nas condições normais na qual ira usa-lo, e vc não vai usa-lo parado né ?
Por isso já é hora de coloca-lo para andar !!!!
[Serpent 960FD ]
[Agora de JP ]
[M11 /Spektrum ]
[ERG-VZ]
bcm007
Piloto
Piloto

Mensagem por bcm007 »

E a lenta? Quantas voltas eu dou na lenta?
Responder

Voltar para “Motor”