Refrigeração dos motores on road 1/8.
Moderadores: gligoco, mach, pixelman, Abib, gbatistela, Pimpolho
Refrigeração dos motores on road 1/8.
Olá turma.
Neste final de semana, tive problema de aquecimento de motor do meu Inferno GT.
A muito tempo, venho percebendo a fragilidade de refrigeração das bolhas dos nosso automodelos on road na ecala 1/8.
Se vocês observarem pelo furo no para brisa de uma bolha on road em escala 1/8 vão ver que o cabeçote do motor fica bem abaixo da linha de centro deste furo, o ar entra pela frente e sai por tras da bolha, sem passar pelo cabeçote.
Não é o caso de uma bolha em escala 1/10, pois o cabeçote do motor está bem junto ao teto da bolha, na mesma linha do furo no parabrisa.
Acredito que isso se deve pelo fato que as dimensões dos nossos automodelos 1/8 não segue a rigor as relações de redução de um automovel em escala 1/1.
Para quem roda em um local de clima relativamente frio, não tem este tipo de problema mas que roda em regiões quentes (norte e nordeste por exemplo) tem esse problema mesmo tendo os cuidados para evitar o aquecimento.
Será que a turma já teve problemas semelhante ao meu?
valeu, tudo de bom!
Neste final de semana, tive problema de aquecimento de motor do meu Inferno GT.
A muito tempo, venho percebendo a fragilidade de refrigeração das bolhas dos nosso automodelos on road na ecala 1/8.
Se vocês observarem pelo furo no para brisa de uma bolha on road em escala 1/8 vão ver que o cabeçote do motor fica bem abaixo da linha de centro deste furo, o ar entra pela frente e sai por tras da bolha, sem passar pelo cabeçote.
Não é o caso de uma bolha em escala 1/10, pois o cabeçote do motor está bem junto ao teto da bolha, na mesma linha do furo no parabrisa.
Acredito que isso se deve pelo fato que as dimensões dos nossos automodelos 1/8 não segue a rigor as relações de redução de um automovel em escala 1/1.
Para quem roda em um local de clima relativamente frio, não tem este tipo de problema mas que roda em regiões quentes (norte e nordeste por exemplo) tem esse problema mesmo tendo os cuidados para evitar o aquecimento.
Será que a turma já teve problemas semelhante ao meu?
valeu, tudo de bom!
- Anexos
-
- entrada de ar 2.jpg (58.35 KiB) Exibido 1166 vezes
-
- entrada de ar.jpg (56.05 KiB) Exibido 1166 vezes
- jeffersonk
- Piloto Advanced

Re: Refrigeração dos motores on road 1/8.
e se vc nao fizer o furo no parabriza traseiro e forçar o vento sair por baixo da bolha?
ou entao furar atras (no porta mala) da bola?
ou entao furar atras (no porta mala) da bola?
Anru:
No meu DM-1 que usa a bolha da Protoform não tenho esse problema.
Marco Dolis
No meu DM-1 que usa a bolha da Protoform não tenho esse problema.
Marco Dolis
Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez...
- MarcosAlphaRc
- Piloto Advanced

Olá amigo, este problema ocorre nas bolhas da Kyosho principalmente.
A nossa bolha, Alpha R1 foi projetada para ter uma ótima refrigeração do motor, e é realmente isto que ocorre na prática, o motor trabalha numa temperatura mais baixa em relação as outras bolhas.
A Alpha R2 também será desenvolvida para refrigerar o máximo possível o motor.
A nossa bolha, Alpha R1 foi projetada para ter uma ótima refrigeração do motor, e é realmente isto que ocorre na prática, o motor trabalha numa temperatura mais baixa em relação as outras bolhas.
A Alpha R2 também será desenvolvida para refrigerar o máximo possível o motor.
Team Alpha R/C
http://www.alpharc.com.br
BI - Campeão Brasileiro 1/10 e 1/8 GT !!!
Alpha R/C - Brazilian Performance Tires
http://www.alpharc.com.br
BI - Campeão Brasileiro 1/10 e 1/8 GT !!!
Alpha R/C - Brazilian Performance Tires
Para não confundir:
Nos 1/8, o cabeçote fica para fora da Bolha..

nos GTs ou RallyGame, o motor fica bem abaixo da bolha..
Nos 1/8, o cabeçote fica para fora da Bolha..

nos GTs ou RallyGame, o motor fica bem abaixo da bolha..
Abib, o pessoal tá falando dos 1/8GT.
Off Topic: Porque só os 1/8 PRO usam bolha protótipo? Acho muito bonitas essa bolhas, além de colar o carro no chão. Gostaria de ver os pro12 com elas! Porque que não pode usar em campeonatos?
Obrigado
Off Topic: Porque só os 1/8 PRO usam bolha protótipo? Acho muito bonitas essa bolhas, além de colar o carro no chão. Gostaria de ver os pro12 com elas! Porque que não pode usar em campeonatos?
Obrigado
Eu sei que o assunto é sóbre GTs, mas o título do Tópico está: Refrigeração dos motores on road 1/8.
O Brasileiro Borracha 1/10 de 2008 foi liberado o uso de bolhas protótipo.

O Brasileiro Borracha 1/10 de 2008 foi liberado o uso de bolhas protótipo.

Pois é. O pessoal chama ON ROAD 1/8 de forma errada mesmo.
SObra a bolha protótipo: dá pra comparar o desempenho da bolha sedan com as protótipo? Tou vendo um sedan ali no canto. Anda na mesma balada? Eu imaginava que a protótipo seria infinitamente mais rapida.
Abraços
SObra a bolha protótipo: dá pra comparar o desempenho da bolha sedan com as protótipo? Tou vendo um sedan ali no canto. Anda na mesma balada? Eu imaginava que a protótipo seria infinitamente mais rapida.
Abraços
O Sedan 1/10 que tá na mão do cara foi pro Brasileiro 1/10 espuma..
O tempo ficou quase meio segundo mais lentos, só lembrando que todos estavam de borracha..
Resultado Espuma: http://www.mylaps.com/results/showrun.jsp?id=997717
Resultado Borracha: http://www.mylaps.com/results/showrun.jsp?id=997723
O tempo ficou quase meio segundo mais lentos, só lembrando que todos estavam de borracha..
Resultado Espuma: http://www.mylaps.com/results/showrun.jsp?id=997717
Resultado Borracha: http://www.mylaps.com/results/showrun.jsp?id=997723
Sobre a refrigeração dos motores, o fato do vento bater ou não de frente com o cabeçote, não é determinande. O importante é fazer circular o ar em volta do motor, deixando sempre o burado de saída maior que o de entrada. Além disso, esses motores são de refrigeração mista (ar + óleo), portanto, a regulagem correta é muito importante também.
Dolis, meu brother, foi como o colega MarcosAlphaRc disse. Isto acontece com as bolhas da Kyosho.
A sua bolha dá para ver que ela é bem baixa.
Neste final de semana, rodei com a bolha da Ferrari F430 (que é um pouco mais baixa que a bolha BMW) e o motor esquentou, e sofro com isso porque utilizo uma marcha (gosto pessoal).
Não é a toa que a turma do CAB estão amaciando os motores dos Infernos e dos DM-1 sem a bolha.
Coloquei o titulo errado, pois realmente me referi aos automodelos que estão na moda: o Rally Rame 1/8.
A sua bolha dá para ver que ela é bem baixa.
Neste final de semana, rodei com a bolha da Ferrari F430 (que é um pouco mais baixa que a bolha BMW) e o motor esquentou, e sofro com isso porque utilizo uma marcha (gosto pessoal).
Não é a toa que a turma do CAB estão amaciando os motores dos Infernos e dos DM-1 sem a bolha.
Coloquei o titulo errado, pois realmente me referi aos automodelos que estão na moda: o Rally Rame 1/8.