A melhor maneira de vc limpar a vela
Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho
- erosenninspp
- Piloto Advanced

Re: A melhor maneira de vc limpar a vela
Faz o seguinte retira a vela, deixa ela de molho no querozene por uns 20 min, depois deixa secar pra nao ficar residuo, poe umas gotinhas de after rum e deixa ela lá quetinha pra fazer efeito, depois da uma lavada de novo com querozene e deixa secar, coloca um pouco de WD 40 e enbala ela dentro de um saco planstico, agora que ta tudo feito e dentro do plastico, joga no lixo pq vela nao c lava vela c troca uauahauhauauahu.
Agora serio vela standard dura um pouco melhor que vela turbo, mas nao tem magica c a vela estiver suja ou carbonizada nao tem muito o que fazer pq o filamento dela é muito fragil c vc quizer tentar lava mesmo que por fora.
c estive sujando muito a vela tente regular melhor o motor que deve que esteja sujando por causa de carburação errada.
Agora serio vela standard dura um pouco melhor que vela turbo, mas nao tem magica c a vela estiver suja ou carbonizada nao tem muito o que fazer pq o filamento dela é muito fragil c vc quizer tentar lava mesmo que por fora.
c estive sujando muito a vela tente regular melhor o motor que deve que esteja sujando por causa de carburação errada.
Modelismo Higiene mental ou Doença mental? EU QUERO VER O OCO................
- MarBoarini
Vela carbonizada, suja ou seja la como estiver, estando diferente no normal de uso é lixo amigo,, não vale arriscar a limpar uma vela, e ferrar um motor.
Ja pensou uma limpeza,, se é que existe,,, e um filamento de vela se quebra dentro do seu motor por causa de procedimento errado??? Eu to fora,, para mim é lixo e VELA NOVA.
Ja pensou uma limpeza,, se é que existe,,, e um filamento de vela se quebra dentro do seu motor por causa de procedimento errado??? Eu to fora,, para mim é lixo e VELA NOVA.
Marcelo ABC
- Wolf
- Piloto Advanced

Esse tópico foi criado para aqueles que usam seu automodelo e as vezes deixam por 15 dias parados . Ou seja se vc realmente anda todo fim de semana com o seu carrinho então nao ha muito o que fazer alem de conferir a qualidade da vela e joga-la fora caso ela esteja com bastante uso ou apresenta baixo rendimento. Mas quem as vezes deixa seu carrinho por um periodo maior sem ligar acredito que um trato nela pode fazer a diferença.
Hobão GPX4
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28
-
MarceloAires
- Piloto Sport

vela não se "lava", se troca. Independente da quantidade de vezes que voce usou... Se tiver ruim troca, se achar caro... muda de hobby.
Na minha opnião não existe "vela limpa" ou "vela suja"...ou ela funciona ou não funciona.Wolf escreveu:Esse tópico foi criado para aqueles que usam seu automodelo e as vezes deixam por 15 dias parados . Ou seja se vc realmente anda todo fim de semana com o seu carrinho então nao ha muito o que fazer alem de conferir a qualidade da vela e joga-la fora caso ela esteja com bastante uso ou apresenta baixo rendimento. Mas quem as vezes deixa seu carrinho por um periodo maior sem ligar acredito que um trato nela pode fazer a diferença.
Compra uma meia dúzia no exterior (não será taxado pelo valor) e deixe em sua caixa de campo...independente se anda uma vez por dia, uma vez por mês ou uma vez por ano...risos.
Abrax.
- erosenninspp
- Piloto Advanced

Bom c a vela apresenta sinais de carbonização ou sujeira essa vela nao tem muita utilidade, c ela estiver funcionando e com um rendimento aceitavel deixa ela assim até ela queimar por completo.Wolf escreveu:Esse tópico foi criado para aqueles que usam seu automodelo e as vezes deixam por 15 dias parados . Ou seja se vc realmente anda todo fim de semana com o seu carrinho então nao ha muito o que fazer alem de conferir a qualidade da vela e joga-la fora caso ela esteja com bastante uso ou apresenta baixo rendimento. Mas quem as vezes deixa seu carrinho por um periodo maior sem ligar acredito que um trato nela pode fazer a diferença.
Como vc falo que é para aqueles que usa o carro a cada 15 dias ou mais nao precisa fazer nada pq o que deixa a vela suja é o motor funcionando e nao ele parado, mas c mesmo assim vc quer cuidar da vela pra ela "durar mais" uma dica que eu posso te dar é a seguinte, depois que vc andar com o carro vc faz acretido que vc faz o ritual de esgotar o combustivel, tirar a vela pingar as gotinha de after run girar o motor e etc etc etc, o que eu posso falar pra vc é o seguinte em vez de vc colocar a vela boa no motor vc coloca uma vela ja queimada no lugar e guarda o carro, e a vela vc guarda um potinho separado e com um pouquinho de after run e deixa bem tampado.
Eu particularmete nao acho necessario mas mal nao faz....
Rodrigo
Modelismo Higiene mental ou Doença mental? EU QUERO VER O OCO................
- lucasand
- Piloto Advanced

Wolf, realmente o certo é o que o pessoal aí ta falando, parou de funcionar: TROCA A VELA!.
Mas como se sabe tudo tem um porém! e ja aconteceu comigo de ja ter trocado a unica vela reserva que tinha sobrado e a desgraçada ainda nao funcionava bem. Simples: tirei a vela, joguei wd40 de longe , acendi ela com o aquecedor mesmo fora do motor e o filamento acendeu bem mais forte que antes. Logico que trocar a vela era a melhor opçao ateh pqe eu arrisquei meu motor...
valeu. Lucas.
Mas como se sabe tudo tem um porém! e ja aconteceu comigo de ja ter trocado a unica vela reserva que tinha sobrado e a desgraçada ainda nao funcionava bem. Simples: tirei a vela, joguei wd40 de longe , acendi ela com o aquecedor mesmo fora do motor e o filamento acendeu bem mais forte que antes. Logico que trocar a vela era a melhor opçao ateh pqe eu arrisquei meu motor...
valeu. Lucas.
Editado pela última vez por lucasand em 23 Set 2010, 23:52, em um total de 1 vez.
- Wolf
- Piloto Advanced

Esta claro que a vela quando está carbonizada o melhor é substituir mas quando ela tem pouco uso o fato de ficar parada por um longo período com o residuo do combustivel deve deteriorar o filamento ou estou enganado ?
Hobão GPX4
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28
- marsan29
- Piloto Advanced

Apesar do combustível oxidar as peças no caso da vela quando você parar o motor ela vai estar seca portanto sem combustível assim não deve estragar. Por outro lado, relaxa cara, não vai ser uns dias que vai ferrar sua vela. Se você observar em outros tópicos quando se usa um bom combustível o óleo "cria" uma camada que protege o seu motor (fica meio amarelado). Se não estou enganado esta película é criada pelo óleo de mamona.
Em tempo, gosto do combustível odonnell por isso, ele deixa o motor com esta película, diferente do byron, que quando usei achei que algumas peças do motor estavam sem proteção com início de oxidação.
Vale lembrar também que muitos competidores não gostam desta película, preferem o motor sempre limpo e solto. Como no meu caso não interfere em nada...
Abraço.
Em tempo, gosto do combustível odonnell por isso, ele deixa o motor com esta película, diferente do byron, que quando usei achei que algumas peças do motor estavam sem proteção com início de oxidação.
Vale lembrar também que muitos competidores não gostam desta película, preferem o motor sempre limpo e solto. Como no meu caso não interfere em nada...
Abraço.
- K.C.O
- Piloto Racer

Para ser sincero, nunca pensei em limpar a vela dos meus motores. E para ser sincero nunca conheci ninguém que limpasse a vela.
Acho que se você tentar limpar a vela, vai acabar prejudicando mais do que se a deixasse sujinha.
Acredito que se você utilizar um combustível que ainda esteja bom (não fique muito tempo guardado depois que você rompe o lacre do galão) e colocar um pouco de óleo (de preferência por óleo “after run”, caso não tenha saída utiliza os em spray) no motor após andar com o automodelo, a vela e o motor como um todo vai estar protegido de danos. Outro ponto importante é acertar de forma correta a carburação do motor, carburação errada sempre danifica a vela e o motor.
Essa é aminha opinião.
Mas como cada um tem uma opinião própria para cada assunto em modelismo, tenta limpar a vele, se não der certo, você vai ter que comprar outra...
Acho que se você tentar limpar a vela, vai acabar prejudicando mais do que se a deixasse sujinha.
Acredito que se você utilizar um combustível que ainda esteja bom (não fique muito tempo guardado depois que você rompe o lacre do galão) e colocar um pouco de óleo (de preferência por óleo “after run”, caso não tenha saída utiliza os em spray) no motor após andar com o automodelo, a vela e o motor como um todo vai estar protegido de danos. Outro ponto importante é acertar de forma correta a carburação do motor, carburação errada sempre danifica a vela e o motor.
Essa é aminha opinião.
- hjs_silva
- Piloto

cara isso depende muito... eu tinha um dbx que queimava vela igual o pessoal queima a tal na cracolandia... mas peguei um buggy nanda motor 21 ate agora não queimou e ja rodei mais de 10 tanques nele... motor regulado mistura ideal ira ajudar muito a vida util da sua vela... lembrando 20 nitro e depois auterar para menos ou mara mais pode prejudicar tbm...
hjs