Toe in

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach, Pimpolho

mhcaldas
Piloto Sport
Piloto Sport

Toe in

Mensagem por mhcaldas »

Esqueci o nome certinho, acho que eh toe-in, mas eh o seguinte, a roda dianteira esquerda da revinho ta muito virada pra direita, e com isso ele fica indo pra direita na reta, nao lembro direito as direções, mas nao da pra acertar no controle, e nao vi como regular isso nela, pelo menos nao nas pecas que tão nela.

Tem uma barra vermelha de plástico, q a meu ver seria ela a regular,mas como ela eh imóvel, nao vi como fazer.

Alguém sabe?

Ah, botei as rodas 2.2 de um DBX que eu tinha, ficou muito doido, depois posto as fotos.
Eletricos_do_Sul
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Re: Toe in

Mensagem por Eletricos_do_Sul »

Cara, pelo que vi na imagem a baixo, ela não tem uma trimagem para cada roda.
Imagem
Tente desparafusar o braço do servo e mover ele um pouco. Depois aparafuse de novo.
Imagem
mhcaldas
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por mhcaldas »

tinha imaginado isso, mas achei que tinha um modo mais facil.
valeu
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Veja direito o manual do rádio.. Acho que é praticamente impossível que ele não tenha como ajustar o Trim de direção..
Até o pégasus tinha trim de direção a mais de 20 anos atrás..
teksera
Piloto
Piloto

Mensagem por teksera »

uma dúvida:
se o problema é a roda que está "torta", pq ajustar no rádio?

não teria q resolver o problema da roda, mesmo? Alinhar ela corretamente...
Imagem
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

É mais fácil ajustar no rádio.. alem do mais, você poderá ajustar com o carro em movimento..
FlavioGP
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FlavioGP »

Parei pra pensar no problema:
Se apenas uma das rodas alteraram com o uso, provavelmente não é na "transmissão" de movimento mecanico. O que geralmente acontece é que espana a rosca da peça plástica que fica nas pontas do eixo que regula o Toe (Minha nossa...). Se realmente for isso, o carro tem regulagem de trim.

Abraços!
teksera
Piloto
Piloto

Mensagem por teksera »

abib escreveu:É mais fácil ajustar no rádio.. alem do mais, você poderá ajustar com o carro em movimento..
mas a roda mesmo assim continuaria torta?
o TRIM puxaria essa roda para dentro?

Serio... boiei nisso... pq, pra mim, o trim iria mexer no servo, mas o que tá com pau é a roda do cara...
Imagem
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Todo ajuste de rodas dianteiras devem apresentar um Toe-Out, onde as rodas ficariam alinhadas para fora..

Mas o que eu entendi era que uma roda estaria paralela ao carro e a outra estaria saindo para a direita..

Trimando a direção, seria possível manter as duas rodas igualmente alinhadas para fora, fazendo o Toe-Out.
guilcm123
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por guilcm123 »

abib escreveu:Todo ajuste de rodas dianteiras devem apresentar um Toe-Out, onde as rodas ficariam alinhadas para fora..

Mas o que eu entendi era que uma roda estaria paralela ao carro e a outra estaria saindo para a direita..

Trimando a direção, seria possível manter as duas rodas igualmente alinhadas para fora, fazendo o Toe-Out.
É isso aí... tem que centralizar o trim da direção... faça um ajuste aproximado com ele parado, e depois refine a trimagem com ele andando...

Se ainda ajustando o trim ficar muito aberto, é porque está com toe out muito acentuado, ou porque tem alguma peça quebrada/entortada/danificada.

Aí tem que ajustar o setup (toe), ou arrumar o problema...

Mas a trimagem serve apenas para centralizar as duas rodas. Não há como ter um trim pra cada roda, a não ser que fossem canais e servos diferentes, trabalhando mixados... mas isso é coisa pra aero e helicoptero, não para automodelo...
Mugen MBX-6 ECO
teksera
Piloto
Piloto

Mensagem por teksera »

Pow... agora eu entendi!
Obrigado Abib e guilcm123...

isso era uma dúvida minha desde qdo comecei a ler sobre "alinhamento" das rodas...

vamo ver se o camarada com o problema consegue resolver!
Imagem
jpzulian
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por jpzulian »

abib escreveu:Todo ajuste de rodas dianteiras devem apresentar um Toe-Out, onde as rodas ficariam alinhadas para fora..

Mas imaginando-se trimar as rodas pelo rádio(aí o ajuste seria feito simultâneo para ambas as rodas), por ex. para o lado direito. Dessa maneira, a roda direita vai ficar com toe-out e a esquerda, com toe-in.
Elas não ficariam(ambas) alinhadas para fora, com toe-out.
Por favor, se eu estiver errado, peço desculpas e me corrijam. Valeu.
guilcm123
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por guilcm123 »

jpzulian escreveu:

Mas imaginando-se trimar as rodas pelo rádio(aí o ajuste seria feito simultâneo para ambas as rodas), por ex. para o lado direito. Dessa maneira, a roda direita vai ficar com toe-out e a esquerda, com toe-in.
Elas não ficariam(ambas) alinhadas para fora, com toe-out.
Por favor, se eu estiver errado, peço desculpas e me corrijam. Valeu.
Aí é que tá... tem que centralizar os comandos...

Claro, se o toe for muito acentuado, tem que ajustar nos componentes mecânicos... assim como também se estiver muito desalinhado... porque o trim do rádio tem um limite...
Mugen MBX-6 ECO
Responder

Voltar para “Elétricos”