E-REVO VXL 1:16 - [Tópico Oficial]

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach, Pimpolho

Jumper
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Re: E-REVO VXL 1:16 - [Tópico Oficial]

Mensagem por Jumper »

Ninja.Rafa escreveu:os post anteriores, march e serpadu me ditaram as peças da revinho q mais e danificada,

comecei a procurar as mesma pra da um up na minha revinho, de primeira vi os Pushrod de aluminium, dai lendo o topico vi a galera comentando q nao compensa, ela entorta facil

procede ? si proceder, ql intao eu coloco pra ser resistente

valeu
Rafa, eu tenho uma revo 3.3 e uso pushrod de aluminio.
Sinceramente, assim como boa parte da galera aqui, eu não sou muito a favor de trocar peças de plástico (em geral, pouretano, polipropileno, ABS, polietileno e aí vai...) por alúmínio, não. Principalmente peças que podem sofre impactos (q são quase todas). Peças de ajustes, as vezes compensa, sim.

O que o Mach e o Serpadu falaram tá certinho. Procede, sim.
Veja só:
Vc comentou lá atrás que não conseguia regular o toe in toe out das rodas, mas com a configuração original da revinho, vc só consegue fazer isso pelos parafusos que deveriam ser "especificamente" para regular o camber, PORÉM, se girar a mesma quantidade nos dois (superior e inferior) irá regular o TOE (cuidado para não soltar demais os parafusos). Porém no mercado já é vendida uma peça de alumínio que faz esta configuração de TOE sem mexer nestes parafusos, aí entram os Pushrod de aluminio com regulagens (ver no anexo), coisa que a revinho não tem original.

Cara, outra coisa é que "peso na revinho é tudo". E veja abaixo a densidade do alumínio e dos plasticos:
Alumínio 2,7 g/cm3
Plásticos ~1 g/cm3

Se vc trocasse tudo o que é de plastico p alumínio em sua revinho ela ganharia mais do dobro do peso (não me diga...).
E mais, hj em dia já existem uns plásticos de engenharia para atrito, para resistência a pressão, tração, alta ou baixa densidade, com baixo ou alto coeficiente de atrito que manda muito alumínio pro espaço! Um exemplo legal é o UHMW (baixo atrito/ desgaste não necess. lubrif.).

Vc deve seguir estes passos que os caras indicaram que é isso mesmo e demais, é andar de boa, pois mesmo se reforçar bem e não andar direito, vai quebrar.

Eu coloquei uma capa de proteção em cima da bolha da revinho (um aramado simplesinho só p dar pau e depois eu tiro quando paro de correr) porque ela capota as vezes e rala a bolha, mas isso vai da criatividade de cada um. Uma hora eu posto umas fotos p vc ver.

É isso aí Rafa. Agora é só se divertir a beça...

Abç
Anexos
intc0619.jpg
intc0619.jpg (13.62 KiB) Exibido 1150 vezes
Lema RC - Correr, quebrar, consertar e correr de novo...
Jumper
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Jumper »

No caso dos de regulagem de TOE são chamados de Toe Link.
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Estava eu aqui transformando a revinho numa summitzinha, comprei praticamente um chassi inteiro no ebay, faltando apenas elétrica.
Verificando os novos bulkhead dos diffs que vieram, os mesmo têm um parafuso que segura cada lado deles, bem próximo ao pinhão, diferente de meu antigo q roça a coroa e pinhão que não tem esse parafuso.
Alguém aí notou se nesse "novo" modelo do bulkhead (7030X) roça tb?!
Tentei procurar por folgas para colocar arruelas shims, mas sem chance, está tudo muito justo, mesmo q coloque uma de 0,1 fica travando..
Anexos
bulkhead 7030x.jpg
bulkhead 7030x.jpg (64.67 KiB) Exibido 1144 vezes
nbrancalhaojr
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por nbrancalhaojr »

Parece que esse bulkhead elimina os problemas mesmo, tá vindo com os chassis novos.
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Bom, com o parafuso me pareceu tudo mais firme por ali...

Olha aí a brincadeira:
Imagem

Montada, ainda falta colocar a elétrica da antiga..
Ups em alu, cooler pro motor, bolha, tudo em outro pacote taxando... :evil:

Imagem

Em breve leds, o legal é que nos parachoques da summit já tem o lugar certinho pra colocá-los..
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

eu uso esses bulkheads com o parafuso junto co ma arruela e com o parafuso bem apertado e empino, dou backflips...

resumindo, forço bastante e o diff ta intacto, e qndo usava o bulk antigo eu quebrei 2 diffs trazeiros e 1 dianteiro, e fazia as mesmas coisas q faço hoje...
Jumper
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Jumper »

Então, Mach... Meus diffs também são assim deste modelo novo com este parafuso e veja que foi montado em um lugar legal (próx. da coroa e pinhão).
Mas confesso que uma coisa me desagradou um pouquinho neste projeto novo.

Veja que do outro lado do parafuso (oposto aos half shafts), a caixa só tem o apoio de fechamento feito pela peça TRA 7023. É... tem os parafusos de cima, mas não atuam forçando a caixa para fechar como o parafuso novo que estamos falando.

E eu percebi que ela (TRA 7023) não fecha muito bem os dois lados dos bulkheads. Ela não "força fechando" como o parafuso do outro lado.

Eu vi que isso dá uma abertura pequena na caixa e se vc forçar abrindo, dá uma folguinha entre coroa e pinhão, sim. Pô podia ter parafuso deste lado também, né?´

Acho que a Traxxas pisou na bola aí.
Anexos
sem título5.jpeg
sem título5.jpeg (87.07 KiB) Exibido 1116 vezes
Ninja.Rafa
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Ninja.Rafa »

opaaa amigo Jumper,

opaa aprendendo mais e maiss, pegueii uma base boa agora com o que vc disse, sobre as peças em aluminio,

vlww ai mano,

solucionei algumas duvidas, mas me apareceram outras

sobre rodas andei lendo o topico, q nao e so trocar roda, colocar uma q cabe de 12mm eh ja era, tem a tal de relaçao (19/50 22/50) tenho a minima ideia do q seja isso, q força o motor, q nao sei o que, tem a tal de sextavadaa pra roda maior,

alguem ai pode me esclarecer isso ??

valeu galeraa =]
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Não é esse parafuso que me referia não, é este:

Meu Bulkhead antigo não tem, o novo tem...
Anexos
bulkhead_7030x.jpg
bulkhead_7030x.jpg (65.98 KiB) Exibido 1107 vezes
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

sobre peças de aluminio, tb acho meio desnecessario, pq as de plstico são mais flexiveis, por isso uso tudo de plastico.

pra aguentar aluminio tem q reforçar tudo, se por toe link de aluminio, qndo bater, como ele é rigido, vai quebrar o steering block, dai vc põe steering block de aluminio, dai quebra balança, vc põe balança de aluminio, entorta, mas se ñ entortar, quebra bulkhead, põe bulkhead de aluminio (custa 50 doletas cada!), dai quebra o chassis. acho q fui meio exagerado, mas é isso mesmo....
Jumper
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Jumper »

Ninja.Rafa escreveu:opaaa amigo Jumper,

opaa aprendendo mais e maiss, pegueii uma base boa agora com o que vc disse, sobre as peças em aluminio,

vlww ai mano,

sobre rodas andei lendo o topico, q nao e so trocar roda, colocar uma q cabe de 12mm eh ja era, tem a tal de relaçao (19/50 22/50) tenho a minima ideia do q seja isso, q força o motor, q nao sei o que, tem a tal de sextavadaa pra roda maior,

valeu galeraa =]
Cara... os amigos de plantão estão certinhos! É isso aí mesmo.
Veja bem, quando os caras mandam o pinhão de 28T no carrinho, já é calculada a relação com as "rodas e pneus originais".

Se vc colocar um diâmetro maior de roda a relação de transmissão já mudou!
Pela lógica, quando vc põe rodas maiores, vai forçar mais o motor e ESC e aquecê-los + tbm.

Vc perde arranque e ganha final ("estica" a relação) se o motor tiver torque p isso. Então o ideal seria diminuir o diâmetro do pinhão para tentar compensar.

Se vc já está usando lipo de 3s e quer colocar pneu e roda de diâmetro maior, "o ideal" seria usar um pinhão de menos dentes que o 23T que vem na caixa.

Rafa, veja esta formulinha que eu coloquei aí em anexo. É isso que eu tô falando.

V = velocidade em m/s
d = diâmetro do pneu
n = rotações p/ min

Vc tendo a mesma rpm no eixo das rodas (n), e só aumentando o valor do diâmetro do pneu (d)... o "V" sempre é maior (veja na fórmula). E como o torque é força x distância (aqui a distância é o raio = distância do centro do eixo até o pneu tocar o solo) vc vai aumentar o torque na ponta do eixo das rodas e isso será inevitavelmente transferido para o motor.
Bom, acho que deu p sacar a idéia, né?

Eu testei uns pneus maiores mas não gostei muito p falar a verdade.
Quanto ao sextavado, isso é o de menos. Tem alguns pneus com sextavado já certo de mercado para a e-revinho. Veja no google.
Anexos
sem título2.jpg
sem título2.jpg (2.34 KiB) Exibido 1104 vezes
Jumper
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Jumper »

mach escreveu:Não é esse parafuso que me referia não, é este:

Meu Bulkhead antigo não tem, o novo tem...
Mach, eu tava falando deste parafuso mesmo.
Eu só comentei que do outro lado não tem parafuso. É só um do lado do pinhão e do outro lado a peçinha TRA 7023.
Jumper
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Jumper »

Serpadu escreveu:sobre peças de aluminio, tb acho meio desnecessario, pq as de plstico são mais flexiveis, por isso uso tudo de plastico.

pra aguentar aluminio tem q reforçar tudo, se por toe link de aluminio, qndo bater, como ele é rigido, vai quebrar o steering block, dai vc põe steering block de aluminio, dai quebra balança, vc põe balança de aluminio, entorta, mas se ñ entortar, quebra bulkhead, põe bulkhead de aluminio (custa 50 doletas cada!), dai quebra o chassis. acho q fui meio exagerado, mas é isso mesmo....
Cara... eu concordo c vc. Se der p evitar, eu evito. rss...
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

vlww ai mano,

valeu galeraa =]

pense o seguinte, qnto maior o pinhão, mais velocidade e mais força o motor, qnto maior coroa, mais força, menos velocidade, força menos, qnto maior pneu, força mais e mais velocidade.

usa essa calculadora aqui, dai vc ve relação total, velocidade estimada (calcule 10% a menos da velocidade q marca, pois ñ leva em conta o arrasto do ar)

http://scriptasylum.com/rc_speed/top_speed.html

se tiver duvidas de como funciona eu explico, mas é bem facil...
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

Serpadu escreveu:

vlww ai mano,

valeu galeraa =]

pense o seguinte, qnto maior o pinhão, mais velocidade e mais força o motor, qnto maior coroa, mais força, menos velocidade, força menos, qnto maior pneu, força mais e mais velocidade.

usa essa calculadora aqui, dai vc ve relação total, velocidade estimada (calcule 10% a menos da velocidade q marca, pois ñ leva em conta o arrasto do ar)

http//scriptasylum.com/rc_speed/top_speed.html

se tiver duvidas de como funciona eu explico, mas é bem facil...
o unico up q acho obrigatório pra revinho é cardã de aço, ainda uso de plastico, mas to com a revinho parada a quase 3 meses e qndo for arrumar ela, ou seja, comprar lipos, montante e servo, vou comprar junto o cardã de aço, pois o original solta toda hora!
Responder

Voltar para “Elétricos”