Review da nova Traxxas Revo 5309 - prós e contras

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: gligoco, mach, pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela

gmazk
Contato:

Review da nova Traxxas Revo 5309 - prós e contras

Mensagem por gmazk »

Olá pilotos.

Como meu primeiro tópico no fórum, decidi postar um breve review sobre minha nova Revo 5309 que acaba de sair da caixa (evidentemente sob meu ponto de vista, enumerando os prós e os contras).

A nova 5309, como de costume por parte da Traxxas na produção das Revos, é um carro excepcional. Ótimo... MAS como sou chato, reclamão, e exigente, vou começar falando dos contras... :twisted:

A nova 5309 é anunciada pela Traxxas como um carro totalmente RTR, completamente pronta para correr, e realmente é um carro que já vem com uma gama de peças muito interessante... Mas para um hobbista iniciante que leve o RTR ao pé da letra, não é bem assim... e vou explicar porque...

O carro já vem de fábrica com pack de bateria para o Ez Start e para o RX... Ótimo? NÃO. Quanto ao pack do RX ainda não posso reclamar muito... É novo, não apresentou problema algum, e andei aproximadamente 7 tanques (contando com os tanques do processo de amaciar o motor) com ele depois da primeira carga... Mas por falar em primeira carga, já posso meter o pau (sem trocadilhos ou segundas intenções :P ) nos carregadores que vem com o carro. Tudo bem que a empresa tem que pensar em obsolescência programada, e em venda de acessórios opcionais, mas exigir de um hobbista que leve 5 horas ou mais para carregar seu pack do RX para sua primeira corrida, já é demais. O carregador é muito fraquinho, e já deixa de cara uma má impressão em termos de "tempo de preparo X tempo de pilotagem", principalmente para hobbistas iniciantes, que podem acabar com uma falsa impressão de que terá muito trabalho para se divertir com seu carro.

Ainda no quesito "baterias inclusas no pacote", vem minha principal crítica... A bateria do Ez Start. Mesmo dando a primeira carga completa, a bateria original do Ez Start inclusa na nova Revo não deu conta nem ao menos de dar a PRIMEIRA PARTIDA no motor da Revo (mesmo usando o velho macete :wink: do dedo no escapamento até que o combustível chegasse ao carburador)... A bateria descarregou muito rápido tentando ligar o carro... dava até dó de ver ela tentando empurrar o motor do Ez Start, e para dar as primeiras voltas com a nova Revo para amaciar o motor, precisei de uma bateria mais forte. Isso certamente poderia passar uma péssima impressão para quem ainda não conhece a qualidade dos carros da Traxxas, então penso que deveriam colocar uma bateria mais forte para o Ez Start, inclusa com o carro, para dar conta desde as partidas iniciais do carro sem problemas e frustrações.

Ainda no quesito itens inclusos ressalto que, já que o carro tem a proposta de ser totalmente RTR, poderia contar também com um tubinho de óleo de filtro e um tubinho de after run inclusos... O carro já vem com almotolia, um glow plug extra, um refill de filtro de ar (pré lubrificado), e um kit extra (diferenciado) de rockers e molas... então a presença de um potinho de óleo do filtro de ar e um potinho de after run, dariam (na minha modesta opinião) um toque ainda mais RTR ao carro, além de estimular o hobbista iniciante a uma manutenção mais completa no carro sem a necessidade de compras extras logo de cara.

Pronto. Críticas e sugestões encerradas... agora vamos aos prós.

O primeiro pró que justifica o preço superior do modelo é evidentemente o rádio Tq 2.4 GHz DSS. Como todos já sabem, comprar um rádio BOM, livre de interferências, acaba saindo muito caro aos olhos de hobbistas iniciantes, e ter um carro que já sai da fábrica acompanhado de um bom rádio crystal-free 2.4 GHz não é nada mal. Nada de excepcional no rádio... Utiliza 8 pilhas AA recarregáveis (não inclusas no pack), e conta evidentemente com a chave de ré, já que o novo modelo recebeu de volta o recurso de ré no carro... recurso que causa bastante discórdia entre hobbistas experientes que afirmam que o mesmo causa problemas, porém não concordo. Acho a ré um recurso muito interessante, principalmente para usar o carro em parques e outros ambientes não dedicados ao automodelismo, e não vejo problemas. Tomo bastante cuidado para frear completamente o carro antes de chavear a ré (pois confio mais em mim que no sensor de movimento do Optidrive :lol: ) mas fora isso, tudo perfeito com a ré.

Já ouvi muitos hobbistas experientes afirmando que dois servos para steering no carro são contraproducentes, e que seria melhor utilizar apenas um bom servo, etc.. etc... etc... mas até que alguém me prove que estou errado, estou muito contente com meus dois steering servos resistentes a água, obrigado. 8) A resposta, precisão e torque na hora de pilotar são ótimos. DETALHE: Desde a primeira vez que liguei o carro, fico ouvindo (apenas com o motor do carro desligado, claro, pois é MUITO sutil) um barulhinho que parece vir de um dos servos. Não sei dizer a causa disso, mas mesmo "trimmando" o rádio não consegui eliminá-lo. Temo que o servo esteja trabalhando/oscilando o tempo inteiro mesmo com o carro parado e alinhado, e que isso possa me causar problemas em breve, mas até que aconteça, vamos ver no que dá (conto com a opinião de vocês, hobbistas mais experientes, para trocarmos ideia sobre esse problema, pois não sei se é normal, muito menos se é inofensivo). O barulhinho é constante... não some, salvo em raros momentos/poucos segundos.

Quanto a estética, a Traxxas mandou muito bem na nova bolha. Peguei a versão silver e a bolha é realmente iradíssima. Muito bem feita. Ainda na questão estética (pero no mucho), o novo modelo está realmente um pouquinho maior, e as rodas originais (Geode 6.3") são show, porém isso é questão de gosto e de utilização. Os pneus originais tem um grip legal no ambiente que usei (pista de terra batida, e também de terra fofa), e o carro dá show, como sempre, mesmo com configuração totalmente original.

Quanto a performance, não há o que dizer... Mesmo com setup original (agulhas setadas para mistura gorda, garantindo boa lubrificação e maior segurança para o motor com baixa temperatura para o processo de amaciar), o carro é bem arisco e bem rápido. Não há o que dizer de uma Revo 3.3 nesse sentido. Todos conhecem bem.

Bom senhores... Essas são minhas considerações iniciais... Agora vou para o processo de desmontagem e limpeza total do carro (hehehe. Não evitei de pegar uma laminha leve na corrida inaugural), e assim que conseguir, posto as fotos e vídeos que fiz do carro no primeiro dia de vida do monstrinho, e edito o post incluindo os links para as fotos e vídeos.

Estou bem satisfeito com minha nova Revo, e concluo meu review dizendo que apesar de não ter nada de *excepcional* além do que já existia na boa e velha Revo 5308, em virtude de quesitos como o novo rádio e outros detalhes citados, a nova Revo 5309 é certamente uma ótima opção para um hobbista iniciante que já quer começar com um bom carro (ou hobbista experiente que goste das Revos), sem muitas preocupações adicionais além da compra do mesmo.

Grande abraço a todos e boas corridas!
Marco Antonio Gomez
Danielk
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Review da nova Traxxas Revo 5309 - prós e contras

Mensagem por Danielk »

gmazk

gostei muito da Review
e to aqui pra confirmar quase tudo que vc disse.
A minha Revo 3.3 (2007) veio com um pequeno tubinho de óleo p/ fltro de ar.
não sei pq a Traxxas parou com isso.
achei uma boa idéia o after run... eu so comecei a usar depois de 2 anos com o carro...
na minha opinião de Basher eu apoio vc na ré... bem útil
quanto ao carregador.eu comprei esse
p/carregar a bateria do EZ

Quanto ao barulho dos servos acho que sei o que pode ser...
os links que ligam os 2 servos ao servo-saver devem estar desencontrados...
a minha Revo também ja fez esse barulho...

avisa se resolver o problema nos servos.

Abraço
fellipeborges
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por fellipeborges »

gmazk, muito legal sua iniciativa de fazer esse review. Com certeza muitos futuros praticantes do hobby virão até aqui ler esse tópico.
O ideal é que os outros colegas que forem comprando a Revo 5309 também vão colocando suas opiniões, fazendo com que o tópico tenha bastante informação útil.
Não é gambiarra, é solução de contorno
walmota

Mensagem por walmota »

Esse barulho pode ser dos servos de direção "brigando".
Um pequeno ajuste em um dos braços resolve. Consulte o manual que lá tem uma boa dica para regular direitinho. Na 5309 anterior, depois de alguns saltos, tive que regular. Já na nova 5309, foi só amaciar e trimagem!

Dica: para confirmar se é um servo de direção que está forçando o outro, experimente desparafusar um dos dois "braços". Ao desparafusar, ñ se esqueça d desligar a parte elétrica!

Quanto ao pack, acho q o original é suficiente. Acho que o problema no seu é o carregador, que na minha opinião, devia vir o antigo "trx power charger", ou o citado em post anterior. Depois de alguns problemas com pack, fui mais radical: parti para um duratrax intellipeak ice.

O carregador do pack do rx tb ñ gostei: vc tem q tirar o pack da revo para carregar, pois ele ñ para de carregar sozinho. Nada prático ñ poder usar a "tomada" q fica no carro.

Realmente faz falta o óleo do filtro de ar!

Excelente review!
RRC80
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por RRC80 »

Parabéns pelo review GMAZK, seu fdp kkkkkkkkk

Kd os vídeos ???? Queremos ver a destruição AAAHHHHH :twisted:

[ ]´s
gmazk
Contato:

Mensagem por gmazk »

RRC80 escreveu:Parabéns pelo review GMAZK, seu fdp kkkkkkkkk

[ ]´s
Po man... Logo mais eu posto os vídeos e as fotos... Ainda não converti todos...

A propósito... vou postar junto dos vídeos de um amigo meu ai, um tal de RRC80, inteligente pacarai, que andou com a Revo dele no meu sítio sem filtro de ar. XD Mas não pega nada... Pista de terra sem filtro da uma lustrada na camisa. hahahahahah. (PELO AMOR DE Deus, se algum iniciante ler isso, é uma * brincadeira *. NUNCA ande sem filtro de ar)

Abraço man! BTW: Meu monstrinho já tomou banho... Só falta remontar e já estará pronto pro barro denovo. XD
Marco Antonio Gomez
fellipeborges
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por fellipeborges »

gmazk escreveu:
RRC80 escreveu:Parabéns pelo review GMAZK, seu fdp kkkkkkkkk

[ ]´s
Po man... Logo mais eu posto os vídeos e as fotos... Ainda não converti todos...

A propósito... vou postar junto dos vídeos de um amigo meu ai, um tal de RRC80, inteligente pacarai, que andou com a Revo dele no meu sítio sem filtro de ar. XD Mas não pega nada... Pista de terra sem filtro da uma lustrada na camisa. hahahahahah. (PELO AMOR DE Deus, se algum iniciante ler isso, é uma * brincadeira *. NUNCA ande sem filtro de ar)

Abraço man! BTW: Meu monstrinho já tomou banho... Só falta remontar e já estará pronto pro barro denovo. XD
Inteligente D+++++

KKKKK
Não é gambiarra, é solução de contorno
RRC80
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por RRC80 »

Cara, não me culpe, culpe a MARVADA kkkkkkk

SE BEBER NAO DIRIJA hauhauhauhauha

[ ]'s
Imagem
gmazk
Contato:

Mensagem por gmazk »

RRC80 escreveu:Cara, não me culpe, culpe a MARVADA kkkkkkk

SE BEBER NAO DIRIJA hauhauhauhauha

[ ]'s
Em defesa do RRC80, confirmo que estavamos "pilotando carro depois de ter bebido um caminhão". :lol:
Marco Antonio Gomez
gmazk
Contato:

Mensagem por gmazk »

Ainda não tive tempo de editar os vídeos que fiz da nova Revo... Mas já que prometi algumas fotos, segue o link do tópico aqui do fórum em que postei fotos do meu monstrinho no final do processo de limpeza após o primeiro rolé na lama :D

http://www.rcmasters.com.br//viewtopic. ... 87#p237187

Pra quem tiver curiosidade, segue também link de outro tópico, em que postei as fotos da minha excelente caixa de ferramentas e peças que eu comprei depois de uma recomendação do meu amigo RRC80 (Thanks man! I´m really happy with my new toy)

http://www.rcmasters.com.br//viewtopic. ... 88#p237188

Grande abraço a todos!
Marco Antonio Gomez
FiskIII
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FiskIII »

cara eu comprei minha nova revo semana passada mas a minha bateria do ez start durou a semana inteira vc leu no manual que a bateria as vezes prescisa de duas cragas para ficar boa?
so tive um probleminha o micro servo rossou mas ja foi trocado na garantia agora vou por as barras estabilizadoras e so depois descer o dedo(mas nao por periodos longos) a unica coisa que tenho que reclamar é que o carregador do Reciver podia ficar com a luza verde quando a bateria estiver carregada e nao vc mesmo ir lar e ver se ela esquentou cada um tem uma percepçao diferente e por isso a traxxas recebe essa unica critica. A minha tambem faz o barulho dos servos ligeui pro vendedor e ele me afirmou que é normal ela é muito boa ja no amaciamento deu pra sentir a potencia do 3.3

Revo=um bom custo beneficio
RC??? uma Paixão??? uma Terapia??? não, é só brincadeira de adulto.
FiskIII
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FiskIII »

cara eu comprei minha nova revo semana passada mas a minha bateria do ez start durou a semana inteira vc leu no manual que a bateria as vezes prescisa de duas cragas para ficar boa?
so tive um probleminha o micro servo rossou mas ja foi trocado na garantia agora vou por as barras estabilizadoras e so depois descer o dedo(mas nao por periodos longos) a unica coisa que tenho que reclamar é que o carregador do Reciver podia ficar com a luza verde quando a bateria estiver carregada e nao vc mesmo ir lar e ver se ela esquentou cada um tem uma percepçao diferente e por isso a traxxas recebe essa unica critica.
RRC80
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por RRC80 »

deja vu ..........

Minha crítica agora vão para os pneus.... não duram ahuahuahahua

Dedo de chumbo sofre com isso.
Imagem
gmazk
Contato:

Mensagem por gmazk »

RRC80 escreveu:deja vu ..........

Minha crítica agora vão para os pneus.... não duram ahuahuahahua

Dedo de chumbo sofre com isso.
KKKKKKKKK. Fato...

Tudo bem que eu sento o dedo no carro. Mas acabar com um jogo de pneus originais em 2 finais de semana é mancada :P

Agora to de olho é nos LPR da Pro-Line :D
Marco Antonio Gomez
FiskIII
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FiskIII »

vcs mecheram na cambagem ou algo mais pois tenho um amigo que faz 4 meses que tem a nova revo e ate hj ta com os pneu origis olha que ele anda todo FDS
Responder

Voltar para “Off-road”